Tem empresário que ainda confunde email com site


Parece incrível para quem vive o mundo digital de forma tão intensa quanto eu, mas o fato é que ainda existem muitos empresários que ainda não entendem a diferença entre um ter um site e um ter uma conta de email.

Aconteceu comigo outro dia: Minha filha ganhou uma bicicleta de Natal e fui a um depósito de construção perto da minha casa comprar uma corrente para prender a bicicleta dela a grade da garagem. O local é muito bem montado, estoque extenso de itens, dos mais simples até os mais complexos, tudo muito organizado, os funcionários uniformizados e educados, com um ótimo atendimento, daqueles em que o dono vem te atender no balcão e a compra de um simples parafuso se torna uma verdadeira aula, sobre tipos de parafusos, usos diversos, espessuras e características, enfim, o proprietário é uma verdadeira enciclopédia viva sobre ferragens e material de construção. 

Fiquei pensando como ele poderia expandir seu negócio se transporta-se todo aquele conhecimento para um local onde mais pessoas pudessem ter acesso a um atendimento tão completo...então fiz a pergunta: Sr. Fulano sua empresa tem site? Ele prontamente meu respondeu: sim temos site, o endereço é xxx@materialdeconstrução.com.br, ou seja, um endereço de email. Eu argumentei que ele estava fazendo uma pequena confusão, que o que ele tinha era um endereço de email, ou seja, uma caixa postal, que funcionava muito parecido com um endereço físico de uma residência ou empresa, porém, utilizando os meios próprios da internet. Ele deu de ombros e disse: "não preciso disso, quando alguém quer comprar alguma coisa que eu vendo, passa aqui na porta, me pergunta e tenho o item ele compra".Não levei minha argumentação muito a frente porque ele estava trabalhando e eu ali consumindo. 

Pensamentos como o desse nosso querido lojista ainda são comuns e rotineiros. Na minha vida de consultor de marketing digital tenho enfrentado essa situação diversas vezes e posso dizer que essa forma de pensar é mais comum que se pensa.

Nada errado em focar no relacionamento pessoal, na venda corpo a corpo. Empresas como Coca Cola tem tentado fazer isso. Veja a última sacada da Coca Cola, colocar o nome de pessoas nas suas latinhas...genial...marketing um para um na mais pura essência. Mas se a Coca Cola que vende um produto de massa e para uma grande massa, tenta tratar cada consumidor seu como se fosse único, deve ser uma boa adotar essa estratégia.

Agora pense no nosso amigo do depósito de material de construção. E se mais pessoas, além daquelas que passam pela sua porta, ou que circulam por nosso bairro soubessem que a loja dele existe? O que aconteceria com seu negócio? Alguns diriam que o atendimento iria piorar, ou os preços aumentar...é possível, mas particularmente gosto de olhar para a metade do copo e considera-ló meio cheio e não meio vazio. Na minha visão, um site bem elaborado que refleti-se a visão desse profissional iria contribuir em muito para a sociedade de uma forma em geral. Utopia? Não acho. Vejamos:

  • Uma loja pequena com ótimo atendimento e produtos de qualidade cria um site para divulgar seu negócio.
  • Mais consumidores passam a conhecer esse comerciante e o procuram
  • O atendimento e recepção do ponto de serviço fidelizam o cliente
  • O lojista utiliza o seu site para manter essa fidelização, sejam postando notícias, artigos de interesse dos seus consumidores, ou seja, ele vira um formador de opinião, detentor de um know how sobre certo assunto.
  • A loja cresce, contrata mais profissionais, paga mais impostos.

Ou seja, a simples criação de um site gerou todos esses benefícios? Claro que não! O site somente potencializou a capacidade que esse comerciante já tinha mas que era restrito.

Talvez tenha divagado um tanto, mas voltando ao ponto inicial, o fato é que, por desconhecimento, milhares de empresários desperdiçam ou subutilizam o seu conhecimento, ou potencial do seu negócio, porque ainda não sabem a diferença entre um simples email e um site.

As vezes procurar alguém que entenda bem de um assunto do qual não dominamos vale cada centavo. Por falar nisso, apareceu um vazamento aqui no escritório. Vou voltar lá na loja de material de construção saber o que tenho que fazer....