Marketing Digital existe?
Bem, a resposta é sim...e também não. Explicando melhor. O conceito de marketing é imutável. O que mudam são as ferramentas do marketing. A evolução da tecnologia e mesmo da nossa sociedade impulsiona o marketing para novas dimensões. A pluralidade trazida pela internet, nos obriga como profissionais de marketing a buscar novas formas de comunicação com as pessoas, com os mercados enfim.
As pessoas continuam tendo necessidades, tanto as mais básicas, como se alimentar e vestir, como as necessidade de auto-realização que se encontram em um patamar mais alto, segundo a famosa pirâmide de Maslow (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hierarquia_de_necessidades_de_Maslow). O Marketing como ciência e campo de estudo sempre se ocupou em identificar, entender e atender as necessidades dos seres humanos. O que mudou com o advento da internet e dos meios digitais, foi a forma como o Marketing procurar captar, promover e atender essas necessidades.
O mais interessante é que a massificação dos meios de comunicação, especialmente a internet, permitiram em contraponto, a personalização da comunicação.
Através da internet a tão sonhada propaganda boca a boca se torna viável, e o principal, com um custo baixo.
A era do panfleto distribuido no sinal de trânsito se encontra com os dias contados. Tudo bem, alguns dirão que sou extremamente pessimista e talvez, em um país como o Brasil, ainda leve algum tempo para que essa cultura do digital assuma totalmente o controle, mas veja, isso acontece não por restrições tecnológicas, mas sim por um traço cultural.
Acompanhemos de perto a evolução, não nos opondo, mas deixando fluir, entrando no rio e não ficando a margem dele, pois, de fato é melhor não resistir a esse tempo de mudança.
Sr. Site