Compra pela internet frustou 30% dos consumidores - Uma reflexão


Segundo notícia veiculada no site da revista infoExame 30% dos consumidores que fizeram suas compras natalinas pela internet não receberam seus pedidos ou os receberam quebrados. Foram analisadas empresas de São Paulo e Belém, mas essa realidade pode ser facilmente extrapolada para outras cidades e estados.

Esse fato lamentável acontece por que na maioria das vezes os empresários, especialmente os pequenos, compram ou alugam uma solução de Loja Virtual, configuram o software, inserem as categorias e o produtos e sem o menor preparo e cuidado colocam o site no ar. Então, são surpreendidos com uma avalanche de pedidos, especialmente em períodos de vendas aceleradas, como o Natal.

É importante entender que não basta ter um site bem montado, com todos os produtos expostos, com informações objetivas, detalhes,fotos e preços. É preciso também preparar a "retaguarda" da loja. Ou seja, para cada pedido feito no site, deve haver alguém, assim como nas lojas físicas que va até o depósito, separe o pedido, embrulhe, despache para o seu agente logístico, seja ele o correio ou uma transportadora, acompanhe a entrega, informe o cliente e principalmente, realize o pós-venda, talvez o mais importante momento para a fidelização de um cliente. Sobre pós-venda dedicaremos vários outros posts aqui no blog.

Enfim, na realidade, essa pesquisa realizada mostrou que a implantação de um site de comércio eletrônico é bem mais complexo que possa parecer. É necessário um planejamento bem realizado e uma consultoria experiente para assessorar o empresário nessa empreitada.

Veja a matéria completa sobre a pesquisa em: compra pela web frustou 30% dos consumidores

 Sr. Site