A internet não pode ser ignorada por nenhuma clínica ou consultório, independente do seu porte, como fonte de geração de novos pacientes.
Entretanto, ao contrário do que a maioria dos "gurus" ensinam na internet, o resultado desejado, ou seja, novos e bons pacientes, vem por meio de uma estratégia de marketing médico ou odontológico baseado na internet.
Ou seja, a internet é o meio e não o fim em si mesma para atingir o objetivo de captar mais pacientes.
Nesse artigo, vamos abordar os 4 passos essenciais para aumentar o número de pacientes da sua clínica utilizando a internet. Vamos lá!
O funil de vendas na internet
Para conseguir novos pacientes para sua clínica utilizando a internet é preciso seguir uma receita, um passo a passo, ou como costumamos chamar em vendas: um funil de vendas.
Funil de Vendas na Internet
Créditos da imagem: Advantage Marketing
E você achava que bastava fazer aquele curso de "Facebook para dentistas" ou "Youtube para médicos" e pronto, certo? Errado!! Nada mais distante da verdade. Para captar pacientes na internet é preciso ANTES uma metodologia e somente DEPOIS a utilização de ferramentas (email, redes sociais, blog, etc).
Vamos desmembrar a figura acima e os 4 passos necessários para captar pacientes para sua clínica na internet conforme aplicamos em nossa consultoria de marketing para médicos e na nossa consultoria de marketing para dentistas:
ATRAIR
o primeiro passo de qualquer estratégia de captação de pacientes na internet é a atração de potenciais pacientes.
Para atrair pacientes, você precisa gerar tráfego para o seu site. O tráfego, ou seja, as pessoas interessadas no seu serviço podem vir de duas formas:
- Paga: para isso são usadas ferramentas como Google Adwords, Facebook Ads, Linkedin Ads, etc.
- Organicamente: Isso acontece quando as pessoas localizam seu site diretamente em motores de busca como o Google, Bing, etc. Para um site ser bem posicionado no Google ele deve ter sido bem construído, possuir um bom conteúdo ligado em um blog associado ao seu site e também é necessário o investimento em técnicas de otimização do site, conhecidas como SEO, um trabalho técnico que demanda o auxílio de uma empresa especializada em marketing digital.
CONVERTER
Uma vez que as pessoas estão no seu site, elas devem se sentir seguras em entrar em contato com sua clínica e agendar uma consulta.
Por isso, a usabilidade do site deve ser bem pensada para que a experiência do usuário seja a melhor possível e ele possa facilmente se comunicar com sua clínica, seja em um formulário de marcação de consulta, telefone ou chat online.
Os formulários para os quais o tráfego qualificado foi direcionado devem ser trabalhados de forma a motivar (gatilhos) o visitante a exercer uma ação específica (Call to Action) como preencher um formulário, fazer um download, clicar em um número de telefone (quando em um versão móvel do site), etc.
FECHAR
Uma vez que o potencial cliente fez contato com a clínica é necessária ter fluxos de trabalho automatizados que confirmem a consulta, seja por email, WhatsApp ou pelos dois, crie uma entrada na agenda da clínica e envie materiais de interesse para o paciente.
Esse material que deve ser enviado, torna-se de fato um diferencial de marketing odontológico ou marketing médico da clínica.
Ele pode ser um porrifólio eletrônico da clínica, um pequeno vídeo mostrando dando boas vindas ao novo paciente, ou algum outro material que possa ser compartilhado pelo paciente.
FIDELIZAR
É certo que o marketing digital pode contribuir para alavancar resultados de clínicas médicas e odontológicas, mas ele sozinho não consegue fazer o processo de fidelização dos pacientes que sempre se baseia no relacionamento humanizado profissional -> paciente.
Entretanto, após a primeira consulta ou tratamento concretizado na clínica pelo paciente, esse deve ser "nutrido" periodicamente com material que ajude-o a se informar e a lembrar que a clínica existe.
Para essa tarefa podem ser criadas rotinas automáticas de pesquisas de conteúdos associados ao interesse de cada paciente, produzindo assim um alto nível de personalização no relacionamento da clínica com cada um dos seus pacientes, não só fidelizando-os, mas encantando-os também!
Conclusão
O marketing digital odontológico ou médico não existe. Marketing é uma ciência complexa. Atualmente as ferramentas digitais são um apoio importante para as estratégias de marketing odontológico e médico que devem ser amplamente exploradas pelas clínicas para captação dos melhores pacientes.
Se você tem interesse em montar um funil automatizado de captação de pacientes para sua clínica pela internet entre em contato conosco preenchendo e formulário abaixo e converse com um consultor de marketing especializado em profissionais de saúde.
Sênior Marketing