4 estratégias de marketing digital

O marketing digital ganhou força nos últimos 5 anos. Na verdade, marketing digital é um termo cunhado para expressar que o bom e velho marketing é realizado se apoiando nas ferramentas digitais. Ou seja, no fundo marketing digital não existe. O que existe é marketing e pronto.

O marketing tem o papel fundamental de entender e atender as necessidades humanas. Na esteira desse entendimento o marketeiros precisam comunicar aos seus potenciais clientes que a empresa existe. Utilizando as ferramentas digitais o alcance passa a ser muito maior.

Pequenas empresas com pouca verba para marketing podem se valer de ferramentas digitais para propaganda e promoção dos seus produtos e serviços. Apresento abaixo quatro estratégias simples que devem ser usadas por qualquer empreendedor:

Email Marketing
As taxas de abertura de email marketing variam de 0,1% a 5% dependendo do mercado, do produto ou serviço. Apesar dos números serem bem baixos, a conversão costuma ser alta entre aqueles que lêem o email. Trata-se de uma ferramenta simples e que permite criar fidelização entre clientes e prospects. Existem uma série de regras que ajudam a taxa de abertura ser maior. O custo do envio de um email marketing profissional costuma ser marginal, coisa de centavos. Entretanto é fundamental contar com a assessoria especializada em envio de email marketing para que todas as boas práticas sejam observadas.

Mídias Sociais
As mídias sociais permitem a interação entre pessoas e empresas que tem interesses em comum. As mídias sociais tem nas redes sociais seu maior expoente. No Brasil e no mundo a rede social que maior projeção obteve foi o Facebook. Com milhões de seguidores ativos e atuantes diariamente, o Facebook passou a ser um lugar interessante para divulgação de produtos e serviços. O próprio Facebook criou um serviço especial de anúncios, o Facebook Ads, onde empresas podem passar a divulgar serviços e produtos. Entretanto, o relacionamento em redes sociais não pode ser encarado como uma atividade isolada. É preciso um esforço constante e continuo para que os resultados apareçam. Redes sociais são feitas para relacionamento e relacionamento não é somente venda. A venda acontece a partir do relacionamento. Portanto, crie sua estratégia digital. Prepara-se para ter o que falar na rede social e também para ouvir e responder a tudo que for comentado sobre sua empresa. A grande vantagem é que se trata de um investimento puramente de tempo e não de dinheiro. A porta esta aberta para que sua empresa atinja mentes e corações de milhões de pessoas ao mesmo tempo. Mas não se engane, redes sociais não se aplicam a todos os tipos de empresa. Algumas empresas com perfil mais industrial ou mecânicas não terão nas redes sociais muita serventia.

SEO - Search Engine Optimization
Inicialmente este é um assunto técnico e deve ser deixado para programadores e analistas, certo? Errado. Sim, SEO é um conjunto de técnicas que são empregadas no site e também fora dele que vão levar com o tempo sua empresa para uma posição melhor nos resultados de busca dos programas de busca como Google e Yahoo. Estar bem posicionado nos resultados de busca natural costuma elevar as conversões e vendas em até 30%. É sabido que para a maioria das pessoas se sua empresa aparece entre as primeiras no resultado de busca do Google ela terá grande chance de ser considerada uma empresa de sucesso. SEO é um trabalho técnico na medida em que existe uma grande quantidade de técnicas e metodologias que devem ser implementas no momento da criação de site. Mas também é um trabalho humano, uma vez que seu site deve ser criado para seres humanos lerem. Investir em entendimento sobre o que é SEO e ter um entendimento do que é e para que serve é fundamental para em conjunto com sua empresa de criação de sites construa um site otimizado para buscas e que com tempo e dedicação se coloque em uma posição relevante nas buscas trazendo resultados positivos para sua empresa.

Links Patrocinados
Não é fácil e nem rápido ter uma página bem colocada nos resultados de busca natural do Google. Pensando nisso foi criado o Google Adwords. O Adwords permite que empresas interessadas em anunciar no Google "comprem" palavras-chave que acreditam que as pessoas vão digitar na barra de busca do Google para encontrar seus produtos e serviços. Em um sistema de leilão em tempo real os anunciantes vão obtendo exibições do seu anúncio na medida do seu investimento. E o melhor, eles somente pagarão quando alguém clicar no anúncio. Links patrocinados são assunto para um livro inteiro, mas o que importa saber é quem dentro de um estratégia de marketing digital, Google Adwords assume uma posição de extrema relevância, na medida em que trazem resultados quase imediatos para quem anuncia.

Sempre é bom lembrar que qualquer uma das ações acima funcionará muito melhor se estiver integrada ao um plano de marketing integral. Ações isoladas tendem a ter um resultado fragmentado e parcial.

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