O artigo de hoje não vai falar de marketing. Ele é bem curto e direto. Está direcionado a todos os empresários que estão avaliando a possibilidade de contratar um serviço de consultoria de marketing.
O consultor é uma pessoa com determinado conhecimento que trabalha por tempo determinado assessorando um empresário que necessita de ajuda em determinado assunto por um período bem específico.
O trabalho do consultor deve estar determinado em um contrato. Não espere que o consultor vá te assessorar eternamente além do que foi pactuado em contrato. Se você tem essa necessidade de assistência permanente, talvez seja melhor contratar um gestor de marketing para sua empresa.
Não explore seu fornecedor. Não extrapole e não force a barra. Um consultor entusiasmado e envolvido com seu projeto dará 100% do seu empenho para que seu negócio dê certo. Porém, quando fica claro que o contratante quer tirar vantagem é "esticar" a relação além do pactuado, o consultor tende a desanimar com o projeto e a relação esfria. Fica claro que isso não é bom para ninguém certo?
É óbvio que existe no mercado todo tipo de empresa de consultoria. Todos conhecemos casos de empresas que tiveram problemas com consultores inescrupulosos. Procure um parceiro sério e respeite os termos contratuais.
Algumas empresarios contratam um serviço de consultoria de marketing e querem levar como "bônus" e sem pagar por isso:
- Um psicólogo;
- Um arquiteto;
- Um design de interiores;
- Um responsável pela informática da sua empresa;
- Um gestor de recursos humanos;
- Um conselheiro financeiro;
- Um programador;
- Um Coach;
- Um Webdesigner.
E principalmente, "esquecem" de que o consultor de marketing não é empregado da empresa. Seu trabalho tem data e hora para começar e para acabar. Se entenderem a equação mais respeito = mais resultados tudo vai fluir melhor.
Para os dois lados...
Sênior Marketing