Comprar ou não uma franquia de odontologia?




 Você é dentista ou empreendedor e tem interesse em investir na área de odontologia? É um bom negócio? Será que vale a pena comprar uma franquia de odontologia? Qual o custo total da compra de uma franquia de odontologia? Ter uma franquia de odontologia é garantia de sucesso? Qual a melhor franquia de odontologia?

 Ok. Nos somos consultores de marketing para dentistas, certo? Além disso fazemos gestão e implementação de melhores práticas de administração para clínicas e consultórios odontológicos. Fazemos gestão e marketing odontológico há 17 anos. Sabe quantos vezes já ouvimos as perguntas acima? Centenas de vezes.

  Dadas as centenas de interações com os profissionais que vem até nos com as dúvidas acima, nos já detectamos alguns padrões que podemos descrever abaixo:


  • A grande maioria das pessoas que buscam uma franquia de odontologia são jovens profissionais entre 25 e 35 anos egressos de boas universidade que não aprenderam NADA, nadinha mesmo sobre como fazer gestão e marketing dos seus consultórios odontológicos;



  • Quase todos eles tem um amigo ou conhecido, ou trabalharam para uma unidade de uma franquia em sua cidade que esta "ganhando rios de dinheiro" e eles estão, vamos dizer assim, "chupando dedo".



  • Eles já foram a feiras, conversaram com os expositores, visitaram unidades franqueadas das principais franquias de odontologia do país e viram que TODO MUNDO ESTA MUITO MUITO SATISFEITO.



 Se o negócio de franquia odontológica é perfeito, então por que a dúvida?

Não existe negócio perfeito


  A dúvida dos nossos amigos com o perfil acima persiste e eles não batem o martelo apesar do canto inebriante de sereia dos diretores hiper bem treinados das franquias por um só motivo: "quando um negócio parece ser bom demais para ser verdade é porque ele é bom demais para ser verdade". Esse é um velho ditado que cabe bem aqui.

 Vamos esclarecer alguns pontos. Franquia é um negócio excelente! Excelente mesmo! Para o franqueador é excelente. Imagine você: você cria uma marca, um modelo de negócios, testa, funciona, empacota isso em um modelo replicável e com o dinheiro dos outros (franqueados) o negócio cresce que é uma beleza...

 Já para o franqueado PODE SER muito, muito bom. Mas nunca excelente como para o franqueador. Isso tem que ser dito com todas as letras. O franqueador é o criador do negócio, o verdadeiro empreendedor. Ele teve a ideia, montou o negócio, testou o modelo, fez funcionar, investiu na formatação e tomou o grande risco. Ele vende isso. O negócio da franquia de odontologia não é odontologia, é vender franquia!!!

  Já o franqueado típico de uma franquia de odontologia, pelo menos os que chegam até nós com as dúvidas acima, são aqueles típicos dentistas que querem trabalhar no negócio. Eles gostam mesmo é de atuar como dentistas!! Perceba que o foco é diferente. A franquia vai te dar um modelo de negócios que funciona, apesar de você!!

  A grande questão é saber se você esta mais voltado para a odontologia de qualidade, de relacionamento com os pacientes ou para o lado o comercial, de produção, de vendas, de pressão por metas. Perceba que não tem mocinho nem bandido nessa história. É simplesmente constatação.

  Logicamente que nenhum franqueador vai te falar isso. Mas basta ter acesso ao plano de negócios de qualquer franquia e tudo isso que esta sendo falado aqui fica claro. Olha, já tivemos acesso a praticamente todos os modelos de negócios de franquias de odontologia no Brasil. Para você caro leitor ter uma ideia, existem unidades que tem 5 vendedores na folha de pagamento e 3 dentistas!! É uma empresa de odontologia ou não é empresa de vendas? 

  Claro, quanto mais sua unidade vende mais o franqueador fatura já além do investimento inicial que você paga ao franqueador para ter direito de uso da marca dele e acesso a todo seu know-how você vai pagar sempre uma taxa (royalties) sobre o faturamento BRUTO da sua unidades.

  O que a franquia te entrega

  •  Um modelo pronto de operação (financeiro, administrativo, de captação, de marketing, de vendas);
  •  Uma marca;
  •  A força de uma rede, que facilita entre outras coisas na hora de fazer as compras para a clínica. Você consegue preços melhores quando negocia em grupo junto aos fornecedores;
  •  Uma assessoria permanente para dúvidas;
  •  Networking e troca de ideias e melhores práticas entre os membros da rede;
  •  Projeção a nível nacional;
  •  Provavelmente uma lista de outros itens que cada franquia pode adicionar a vontade...


 O que franquia te cobra


  •   Royaltes - Uma mensalidade eterna (ou enquanto seu namoro / contrato durar) que varia entre 6% a 10% do faturamento BRUTO;
  •   Taxa de propaganda - Você não decide nem onde, como ou quando fazer propaganda. É o franqueador quem decide isso. Eles dizem que você pode opinar. Pode sim. Só opinar.
  •   Um Sócio - Ou patrão se você quiser, já que você não pode fazer nada que saia do contrato sem autorização deles. Afinal, o DONO do negócio é o franqueador. Existe muita palestra, muito livro, muito artigo na internet que quer minimizar esse aspecto, mas vamos falar o português claro: você obedece as regras do jogo que não você foi que criou.


  Nos somos uma consultoria de gestão e marketing para dentistas. Uma opção à franquia odontológica. Fazemos tudo que a franquia faz? Não. A franquia faz tudo que fazemos? Também não.  Quem é o melhor? Você decide!

  Caso opte por uma consultoria de marketing odontológico e queira saber mais sobre nosso modelo de negócio, entre em contato conosco preenchendo o formulário abaixo:





Sênior Marketing
Consultoria de Marketing e Gestão Odontológico
No seu tempo, no seu lugar de trabalho, resolvendo seus problemas