Diferenciar é se destacar. Hoje, uma pessoa que mora em uma cidade com mais de 20.000 habitantes com certeza vai encontrar muitas opções de profissionais de odontologia para escolher.
Isso acontece porque houve uma explosão de formandos nos últimos 20 anos. Acrescente-se a isso a concentração geográfica desses profissionais. A grande maioria dos cirurgiões dentistas encontram-se em grandes centros, disputando cada cliente.
Com excesso de oferta e retração da demanda em virtude de vários fatores, incluindo-se ai a crise econômica, mas não se limitando a ela, qual a saída? Em uma palavra: diferenciação.
Por que e como se diferenciar da concorrência na odontologia
Ande pelas ruas de uma grande cidade e você verá placas e mais placas penduradas nas faixadas de sobrados, lojas, casas comerciais e dentro das recepções de grandes edifícios comerciais, dizendo: Dentista.
Existe uma regra simples de mercado que diz: "tudo que é raro e escasso é caro, o que é comum e facilmente encontrado é barato".
Percebe alguma semelhança com o que esta acontecendo com o mercado de odontologia? Percebe porque é necessário se diferenciar? Ser diferente. Não melhor. Diferente.
Mas ser diferente não tem nada a ver com rebeldia, tão típica da adolescência. Em marketing, diferenciação tem a ver com criar atributos e características distintas que tornem você profissional de odontologia, ou seu consultório / clínica percebida como melhor, para um grupo seleto de pessoas, em determinados aspectos.
Fica claro do parágrafo acima, que para criar diferenciação, antes de tudo é preciso identificar três elementos-chave:
Quem = Ser diferente para um grupo específico de pessoas. Não é possível ser diferenciado para todo mundo.
O que = Construir atributos e características que sejam relevantes e valorizadas pelo grupo de pessoas que foi determinado no passo acima.
Onde = Na mente do cliente. Diferenciação existe se o cliente perceber. Se você constrói um grupo de atributos que não é percebido pelo seu cliente (Quem) como de valor, não existirá diferenciação.
5 formas de criar diferenciação na odontologia
Nas nossas consultorias de marketing odontológico nos entendemos profundamente em uma primeira fase denominada, diagnóstico de marketing odontológico, qual ou quais são os atributos que permitem a um determinado dentista, consultório ou clínica criar diferenciação, e então na sequência da nossa consultoria para dentistas, criamos uma P.U.V. (Proposta Ùnica de Valor), ou seja, um posicionamento tão forte que vai de forma "magnética" atrair o tipo de cliente ideal.
Como não existe a possibilidade de replicar essa fase da nossa consultoria de dentistas aqui, pois ela é personalizada e única, vamos dar, a título de exemplo, 5 formas de criar diferenciação no seu consultório odontológico:
1 - Diferenciação por preço
Se você vai se diferenciar por preço você pode ser o dentista de preço mais baixo no seu mercado, ou o dentista de preço premium da sua região.
2 - Diferenciação por nicho de mercado
Você pode escolher um nicho ou segmento de mercado que vai atuar fortemente de forma a dominar complemente. Por exemplo: idosos, evangélicos, comunidade árabe, crianças deficientes, etc, etc, etc.
3 - Diferenciação por inovação
Como você pode tornar a vida do seu público alvo mais fácil, de uma forma que os seus colegas ainda não fazem? Existe algum modo, processo ou técnica que você domina e implementa no seu consultório de forma magistral que melhora o atendimento, função, tempo de recuperação ou qualquer atributo operacional, clínico ou de processo de forma substancial em relação à concorrência?
4 - Diferenciação por conveniência
Você oferece algum tipo de facilidade que seus competidores diretos não podem imitar ou não pretendem copiar, ao menos de imediato. Atendimento à domicilio? Único com plantão 24 horas da região? Plano de assistência familiar?
5 - Diferenciação por serviço
As pessoas pagarão um valor premium por uma experiência diferenciada que não encontram paralelo no mercado. Exemplo: uma clínica odontológica que ofereça serviços complementares de cuidados estéticos com a saúde e beleza, por exemplo.
Conclusão
Seu ponto de diferenciação precisa ser forte o suficiente na visão de QUEM te interessa atender. Não para todo mundo.
Todos os profissionais de odontologia com quem já tive contato durante nossa consultoria de marketing para dentistas são apaixonados por sua profissão. Isso é ótimo por um lado. Por outro, essa visão, "para dentro" pode tornar difícil a avaliação isenta de pontos a melhorar e de oportunidades para diferenciação.
Se você deseja criar uma marca forte e líder no seu mercado regional, se precisa de orientação de marketing odontológico e acha que podemos ajudar, preencha o formulário abaixo e aguarde o contato de um consultor de marketing odontológico especializado.
Sênior Marketing