Clínicas multidisciplinares padecem de um mesmo mal: a falta de foco. E se existe uma doença que mata lentamente as empresas é a falta de foco.
Em nosso trabalho de consultoria de marketing para dentistas sempre vemos que lembramos que o foco é fundamental em qualquer atividade humana, pois quando focamos nossa energia e atenção, obtemos alguns benefícios claros:
- Menor dispêndio de energia;
- Mais produtividade com menos recursos (fazer mais com menos)
- Maior lucratividade;
- Ganho de escala;
E o que o foco tem a haver com a escolha dos procedimentos mais lucrativos para sua clínica? Exatamente tudo!
Pegue, por exemplo uma clínica odontológica com 3 cadeiras que atenda 5 especialidades que se revesam na utilização dos consultórios. Digamos que os procedimentos sejam: implantes, ortodontia, periodontia, odontopediatria, clínica geral.
Se eu perguntar para o dono da clínica qual o procedimento mais lucrativo, na maioria das vezes eles não sabe ou vai apontar o procedimento que gera o maior faturamento, o que é bem distinto de lucrativo. Veja bem, faturamento e lucratividade nem sempre andam juntos e ai começa a grande questão do foco.
Para saber qual foco sua clínica deve dar, ou seja, qual o enfoque sua clínica tem que ter em termos de tipo de tratamento oferecer, é preciso medir. Medir o que? A lucratividade? Para saber a lucratividade é preciso entender alguma métricas. Métricas são baseadas em números e é exatamente ai que a grande maioria dos profissionais de saúde se atrapalham. Então o que acontece? Vamos oferecer de tudo. Claro, fica mais fácil, não precisa fazer conta. Mas o resultado final pode ser que no médio a longo prazo você esta condenando sua clínica a falência!!!
Então, recapitulando:
1 - Nem todo procedimento é lucrativo, então você deveria oferecer todo tipo de procedimento, pois o argumento de que o paciente deseja fazer todos os procedimentos no mesmo lugar é falacioso, fosse isso uma verdade, redes de franquias com a Orthopride que tem mais de uma de centena de clínicas somente focada em ortodontia não existiriam. E ela vai muito bem, obrigado.
2 - Como sempre dizemos para nossos clientes de consultoria de marketing odontológico você precisa saber a lucratividade real que cada tipo de procedimento gera para sua clínica. Qual a margem de contribuição, o custo real de cada procedimento e qual a rentabilidade de cada hora clínica por tipo de procedimento para então definir se deve ou não continuar investindo naquele tipo de procedimento dentro da sua clínica;
3 - Confundir faturamento com rentabilidade é o princípio do fim. Taxitas faturam muito. Eles sempre tem dinheiro no bolso. Mas você conhece algum taxista rico? Faturamento sozinho é um número vazio. Um protocolo de implante de R$ 12.000,00 não quer dizer muita coisa se você vai comissionar um dentista em 50% e ainda pagar os impostos, o material usado no trabalho e disponibilizar a estrutura da clínica.
4 - Foco é a palavra-chave quando se quer ter uma clínica lucrativa. Lucro é o que vai permitir você gerar um trabalho de alto nível para seus pacientes. Lucro não é pecado. Mude seu mindset para mudar seus resultados.
Se você acredita que tudo isso soa muito acadêmico para você mas percebe que precisa imprimir uma gestão mais profissional na sua clínica e administra-lá de forma profissional, nós da Sênior Marketing podemos ajuda-ló. Entre em contrato conosco e converse com um consultor de marketing odontológico profissional.
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