Graças a minha profissão de consultor de marketing tenho a oportunidade de visitar clínicas odontológicas do Amazonas ao Rio Grande do Sul. Em capitais e em cidades de pequeno porte. Clínicas populares e de elevado padrão. Pequenos consultórios de uma cadeira a grandes redes de franquias, Em todas percebo uma unanimidade: o paciente / cliente não aceita mais um serviço ordinário.
Mas o que é um serviço ordinário? É aquele serviço comum, básico, sem sal... O mundo mudou, a tecnologia impulsionou as relações, as expectativas das pessoas mudaram, a forma de comunicação mudou (digital) mas parece que a grande maioria das clínicas odontológicas continua se comunicando da forma que aprenderam com seu professores na universidade. Resultado: muitos diplomas e poucos pacientes...
Ordinário é comoditty. Sem valor. Aquilo que qualquer um faz, ou que todo mundo faz sem diferenciação alguma.
Em qualquer faixa de renda vão exigir pessoas que estão a procura somente do preço, o mais baixo possível e também vão existir pessoas que buscam o melhor serviço. Para ambos os casos existe uma tendência: eles vão exigir o máximo do dinheiro que estão pagando.
Sinais de que o serviço que você esta entregando é ordinário:
- Sua secretaria atende o telefone como se estivesse sem vida!!
- Sua recepção é desarrumada, sem nenhum atrativo, revistas e jornais velhos (quando existem), sem água, café ou biscoitos para os pacientes;
- Não tem internet para os clientes;
- Não tem ar condicionado;
- Sua secretária não é multitarefa. Se esta falando no telefone não atende as pessoas que estão na recepção. Se atende as pessoas que estão na recepção o telefone toca até cair;
- Os dentistas que trabalham na clínica não tem visão de equipe. O clínico geral não indica pacientes para o ortodontista. O periodontista não avalia as necessidades de implante do paciente e encaminha para o colega. É cada um por sí e o paciente é que perde;
- Sua clínica não tem um site, ou no máximo tem um site institucional que não muda já fazem meses (anos);
- Sua participação em redes sociais é confusa. Ora você posta propaganda da clínica, ora fala de assuntos pessoais e até política;
- Não existem processos claros na clínica: limpeza, arquivo, esterilização, atendimento clínico, acompanhamento pós-consulta, etc.
- Sua clínica não oferece opções de pagamento para o paciente além do básico cheque, dinheiro e cartão;
- O atendimento é rápido e rasteiro sem empatia e a preocupação é com o tempo;
- Não existe um material explicativo de apoio na hora de apresentar o plano de tratamento para o paciente. A explicação é muito técnica e deslocada da realidade do paciente.
- O foco é dado nos tratamentos oferecidos, ou seja, nas características dos serviços e não no atendimento e na atenção do cliente;
Esses e outros "sintomas" demonstram que o serviço da clínico é ordinário, ou seja, comum. E como sempre repetimos para nossos clientes, o que é comum é barato, sem valor. Por isso, vemos tantas clínicas com excelentes dentistas sofrendo problemas de rentabilidade e falta de pacientes. Elas são vistas como ordinárias ou comuns na visão dos clientes.
Se você quer fugir do ordinário, se quer transformar sua clínica em um local extraordinário na visão de quem mais importa, seus clientes, entre em contato conosco e converse com um profissional de marketing para dentistas. Nos temos mais de 15 anos de experiências trabalhando com gestão e marketing para dentistas, criando diferenciação para seu negócio decolar.
Sênior Marketing