Por que o dentista deve zelar pelo seu cadastro de clientes

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  Todo mundo quer clientes / pacientes. Essa afirmação óbvia vai na contramão do que acontece no dia a dia dos consultórios e clínicas odontológicas que eu conheço. A grande maioria simplesmente não cuida do seu maior ativo: seu cadastro de pacientes atuais.

  Por que cuidar do seu cadastro de pacientes? Simples. Quem já conhece sua marca, já teve uma (boa) experiência com o seu atendimento será muito mais receptivo a uma nova abordagem sua e da sua equipe.

 Por isso, você que tem uma clínica odontológica deve seguir os 3 passos abaixo para cuidar do seu cadastro de clientes e fazer dele uma fonte renovável de geração de fluxo de caixa para seu consultório ou clínica. Vamos lá:

1 - Higienização da base

  Limpar a base. Isso mesmo. De nada adianta ter 5.000 pessoas cadastradas com dados como telefone em branco ou desafado.

  Um base de clientes para ter valor, tem que em primeiro lugar ser integra. Isso significa que todos os dados realmente uteis dos seus clientes estejam disponíveis para uso em ações comerciais e de marketing. Email, telefone celular e WhatsApp quando aplicável são imprescindíveis atualmente.

  Com esses dados e algumas ferramentas baratas e outras até gratuitas é possível fazer várias ações e marketing direto que além de baratas, são efetivas, pois podem ser altamente customizadas. Você pode imaginar que uma mensagem de oferta de clareamento para alguém que acaba de fazer um longo tratamento de ortodontia pode ter bastante efeito se for colocada nos termos corretos (veja mais abaixo).

  Enfim, coloque sua secretária ou contrate um estagiário por alguns meses para limpar e completar os dados da sua base de dados. Veja esse tempo e dinheiro não como gasta mas como investimento que vai retornar em forma de novas receitas para sua clínica.

2 - Segmente os clientes

 Nem todo mundo na sua base é igual. Tem cliente que é de convênio, cliente particular que só fez uma limpeza e outros clientes que fizeram implantes de milhares de reais.

  Agrupe seus clientes por critérios que façam sentido para fins de marketing. Alguns exemplos de critérios de agrupamento:

  •  Geográficos - Todo mundo do bairro de Moema em São Paulo.
  •  Psicográficos - Homens acima de 35 anos.
  •  Por tipo de tratamento - Homens e mulheres clientes de implante.
  •  Ativos e inativos - Quem esta em tratamento e quem já terminou.


 Veja que qualquer software odontológico de mercado (Dental Office, Easy Dental, etc, etc) permite esse tipo de segmentação, desde é claro que você tenha entrado com os dados corretamente. Lembre-se, todo sistema de informação é tão bom e útil quanto a qualidade do dado que esta lá dentro.

3 - Prepare campanhas

 Usando email marketing que é uma ferramenta que você contrata online e permite o disparo de mensagens em massa para a sua base de dados de forma personalizada, com relatórios e filtros com alto grau de personalização é possível montar campanhas extremamente segmentadas usando os filtros que você criou acima no passo 2.

  Claro, nenhuma propaganda direta hoje dia fazendo muito sentido. Portanto é importante criar o que chamamos de campanha de ativação de lista. De uma forma muito resumida, entenda que uma campanha de ativação é como um funil, começa apresentando dicas uteis, vídeos, informações interessantes para cada um dos segmentos acima e depois de uma certa sequência acontece uma oferta.

  O legal dessa estratégia é que ela não se confunde com SPAM, ou seja, aquele email chato e indesejado que via de regra cai na caixa de lixo do seu cliente. Além disso, a efetividade aumenta muito pois você esta trabalhando o marketing de relacionamento com o seu paciente e gerando personalização na sua oferta.

Conclusão

 Parece complicado? Bom, exige algum conhecimento sim em ligar todas as peças, mas o resultado para quem investe tempo e dedicação é certo. 

  Se você precisar de ajuda para montar sua estratégia de marketing odontológico, entre em contato conosco e converse com um dos nossos consultores de marketing para dentistas.

Sênior Marketing