Muitos dentistas nos perguntam em nossa consultoria de marketing para dentistas se devem fazer ações de marketing direto ou não. Nossa reposta sempre é que sim, você deve fazer ações de marketing direto, pois elas são além de mais baratas, muito efetivas.
O marketing direto serve para estreitar o relacionamento da sua clínica ou consultório com sua base de clientes ou com uma base de clientes em potencial que tem real interesse nos serviços que sua clínica oferece.
O marketing direto tem crescido na preferência das clínicas que já tem um departamento de marketing odontológico estruturado ou que contam com a ajuda de uma agência de marketing odontológico especializada, pois ações de marketing direto canalizam os recursos (financeiros, tempo, humanos, etc) nas pessoas que tem real potencial de comprar os seus serviços.
Mas para ser efetivo é preciso seguir certos passos. É exatamente para facilitar a vida de quem não conta com a ajuda de uma agência de marketing para dentistas que listo abaixo 7 passos de marketing direto para clínicas odontológicas:
1 - Selecione o público alvo
Nada de comprar bases de dados dessas que são vendidas na internet. Aqui menos é mais. A quantidade de clientes em potencial para os quais você vai fazer a ação de marketing direto tem menos importância do que a qualidade dessa base.
Dê atenção especial aquelas pessoas que já conhecem a sua clínica. Quem alguma vez já consumiu algum dos seus serviços será muito mais susceptível de voltar a comprar, desde que a mensagem enviada seja oportuna, chegue no tempo certo e com o conteúdo correto.
2 - Determine a finalidade da ação
Qual o objetivo da sua ação de marketing direto. Pense de trás para frente. Sua ação de marketing direto deve despertar qual atitude no seu cliente final?
- Uma chamada telefônica?
- O agendamento de uma consulta pela internet?
- Baixar um cupon?
- Fazer uma inscriação?
Tenha claro qual o objetivo da sua ação de marketing direto e canaliza toda sua mensagem para que o cliente realize a ação desejada.
3 - Faça um pré-teste
Se você tem 5.000 pessoas na sua base de dados, não dispare a mesma ação de marketing direto para todos eles. Selecione cerca de 5% desse pessoal e dispare uma mensagem. Monte uma mensagem ou campanha paralela e dispare para outros 5%. Dessa forma você saberá se fez a segmentação correta do público alvo. Se o resultado obtido for abaixo do esperado reveja sua segmentação.
4 - Dê tempo ao tempo
Em uma ação de marketing direto você terá 5% das pessoas que responderão ativamente a ação em menos de 24 horas. O restante pode variar bastante no tempo de resposta. Não dispare outra ação até que os resultados da ação em curso possam realmente ser mensurados quanto ao resultado.
Sempre vale a pena estabelecer na sua mensagem um tempo de validade para a campanha de marketing direto. Se você esta dando um incentivo para um tratamento específico para quem já é paciente, defina um prazo máximo de x dias para que a pessoa se manifeste (preenchendo o cadastro, fazendo a inscrição, ligando, etc) antes que a ação perca a validade.
5 - Incentivos sempre ajudam
Ações de marketing direto visam privilegiar pessoas que você já teve algum relacionamento com algum incentivo com a finalidade de faze-lás voltar ao seu consultório ou clínica.
É muito importante que o incentivo tenha valor do ponto de vista do cliente. Oferecer uma "limpeza de cortesia" para pessoas que fizeram procedimentos de ticket elevado (acima de R$ 10.000,00) pode ser até mesmo ofensivo e sem valor algum.
Lembre-se: o incentivo deve ajudar o cliente a tomar a atitude que você deseje com sua campanha de marketing direto.
6 - Defina o canal de comunicação
Hoje com a tecnologia muitas clínicas optam por mandar email marketing ou até mesmo mensagens via WhatsApp para seus pacientes em campanhas de incentivo.
Tudo ok desde que seu público alvo e sua oferta sejam adequadas ao padrão de expectativas que esse público mantêm. Pessoas de classe e poder aquisitivo alto podem ficar mais impactadas com campanhas onde recebem fisicamente cartões de fidelidade do tipo "Gold" ou "Premium" em que passam a ter vantagens de um "clube seleto" de benefícios.
7 - Constância
Por fim, lembre-se que marketing direto é mais uma ferramenta debaixo do guarda-chuva das ações de marketing que sua clínica pode e deve fazer.
Mas não cai no equivoco de entender que caso uma campanha não traga os resultados esperados deva ser um sinal para abandonar a estratégia.
Marketing direto deve ser um prática constante e períodica nas clínicas odontológicas, Nossos clientes de consultoria de marketing odontológico que implementaram essas práticas tem obtido ótimos resultados e a prática os permitem aperfeiçoar o processo. Prática essa que veio com o tempo, persistência e constância.
Conclusão
Se você acredita que o marketing de resultados pode ser empregado na sua clínica, se você tem uma base de clientes e não faz ações de marketing direto, entre em contato conosco e converse com um especialista em marketing para dentistas. Nos podemos te ajudar.
Sênior Marketing