3 táticas para aumentar as vendas sem baixar os preços

dicas para aumentar as vendas

  A economia começa a dar pequenos sinais de que pode sim ressurgir das cinzas já em 2017. Se sua empresa não esta sentindo esta "energia" pode utilizar algumas técnicas para melhorar suas vendas. E o melhor: sem baixar os preços. Veja algumas dicas que ensinamos em nossa consultoria de marketing:

 1 - Apele para os desejos não para as necessidades

  Pergunta que não quer calar: por que o iPhone 7 lançado no meio da recessão no Brasil bateu recorde de vendas? Isso para um aparelho que custa no mínimo R$ 3.200,00 na sua configuração mais simples.

  Penso que a resposta passa por uma simples palavra: desejo. As pessoas, mesmo em tempos de crise, buscam satisfação dos seus desejos.

  Descubra quais os desejos que seus serviços ou produtos podem satisfazer e direcione toda sua comunicação para enfatizar esse aspecto. Algumas pessoas desejam ficar mais bonitas, outras desejam melhorar de vida, algumas desejam o status. Qual desejo o seu produto / serviço proporciona?

2 - Crie uma política de preços mais por menos

  Em tempos de crise econômica as pessoas ficam muito restritivas e criteriosas na hora de gastar o seu suado dinheiro.

  Elas fazem comparações, analisam sobre vários ângulos e racionalizam mais o processo de compra. Adaptar sua linha de serviços ou produtos para a realidade da economia atual é uma obrigação e não um ponto a se considerar.

  Nesse aspecto, sai na frente a empresa que proporciona a sensação para o cliente de que ele esta pagando menos e levando mais. Isso acontece em todos os setores. Uma garantia estendida na compra de um bem ou serviço, um pacote de serviços agregados a compra de um equipamento, ou oferta de um item adicional na compra por determinado volume.

  A ideia aqui é que o cliente tenha a clara percepção (real) de ganho ao fazer negócios com você e sua empresa. Claro que para aplicar essa estratégia é preciso além da criatividade, um profundo conhecimento sua matriz de custos. Saber até onde pode "cortar" sem perder lucratividade é um exercício que deve ser realizado criteriosamente em cada empresa.

3 - Mostre o retorno do investimento para seu cliente

 Para quem vende um equipamento ou bem que é utilizado diretamente na linha de produção de outro cliente é possível fazer simulações diretas do retorno do investimento que o seu produto pode proporcionar.

  Ainda que em serviços essa metrificação seja mais difícil é possível sim, quantificar o retorno do investimento do cliente com parâmetros que costumo chamar de "métricas da felicidade". Se você é um dentista, advogado ou médico, exercite com seu cliente o quanto vale para ele livrar-se de um problema ou incômodo, seja estético, psicológico ou de ordem prática na sua vida pessoal.

  Esse tipo de métrica funciona muito com clientes que são pessoas físicas, onde o componente emocional da compra esta mais presente que nas compras corporativas.

Conclusão

  Crise não é desculpa para imobilismo. Mesmo quando o PIB esta negativo as pessoas continuam comprando. Cabe a você como dono da sua empresa estabelecer o tom da sua equipe e fazer com que parte desse dinheiro que circula no mercado entre no seu caixa.

  Se você sente dificuldades com a gestão da sua empresa e precisa de ajuda de uma empresa de consultoria de marketing e gestão de serviços, entre em contato conosco.

Sênior Marketing