Como atrair pacientes como marketing de conteúdo

 como atrair pacientes com marketing de conteúdo

 Se você é um médico ou dentista provavelmente se depara com a necessidade constante de captar pacientes novos.

 Acontece que vivemos um cenário restritivo de crédito, onde as pessoas estão perdendo seus empregos e tendem a ser mais seletivas nas suas compras. 

  Contribui ainda negativamente o fato de médicos e dentistas estarem cada vez mais "reféns" de planos de saúde e convênios odontológicos que pagam valores aviltantes por consultas e procedimentos.

  Mas não se desespere, existem sim saídas para captar pacientes para seu consultório. Não são pilulas mágicas que geram resultados instantâneos como muitos tem prometido por ai, mas funcionam sim, no médio e longo prazo. 

  Vou tratar aqui do marketing de conteúdo, uma estratégia de marketing que tem sido cada vez mais utilizada por profissionais de saúde para ganhar autoridade perante seus atuais e futuros pacientes.

O que é o marketing de conteúdo

 Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing não intrusiva, ou seja, você não esta vendendo diretamente. Isso é ótimo, pois vai na direção do que prega os regulamentos de publicidade dos conselhos de classe das profissões ligadas à saúde e na direção oposta ao marketing tradicional, intrusivo, que tem cada vez menos efeito.

  No marketing de conteúdo, a peça chave é o conteúdo. Conteúdo é no final das contas informação. Mas não qualquer informação. Tem que ser uma informação útil a determinado segmento de pessoas.

  No caso de médicos e dentistas é interessante pensar nos tipos de problemas ou "dores" que seus pacientes tem e através de conteúdos específicos responder a essas dores, com o objetivo final de gerar marcações de consultas. 

  Claro, falando assim parece que é tudo muito simples. Basta escrever um artigo e pronto, o telefone vai tocar sem parar! Calma, não é tão simples assim, porque o marketing de conteúdo para funcionar exige uma estratégia que basicamente se ancora em 3 passos que vamos discutir agora:

1 - Primeiro passo: identifique as "dores" do paciente

  Se você é um ortodontista pode ser questionado todos os dias no seu consultório, seja nas consultas de avaliação, seja no dia a dia do atendimento de quem já é paciente sobre dúvidas e reclamações dos seus pacientes. 

  Pegue essas reclamações mais comuns e transforme-as em vídeos, artigos, e-books e torne-as públicas em canais onde o seu público esta: Facebook, WhatsApp, listas de email, etc. 

  Faça contato com seus colegas dentistas e se cada um tem um site, combinem de publicarem artigos um no site do outro. Essa estratégia fará com que os dois sejam beneficiados, nas suas respectivas áreas de atuação com o tráfego de clientes gerado.

  Mas não basta publicar o artigo e esperar a manifestação do seu paciente. Ele não vai ligar para seu consultório e marcar a consulta automaticamente porque deu um "like" no seu artigo postado no Facebook.

  É preciso que você ou alguém contratado por você faça a interação com as pessoas que curtirem seus artigos, que tiverem engajamento. Existem ferramentas automatizadas para fazer isso também. Prometo que escreverei outro artigo para falar mais sobre isso.

 O importante é saber que o conteúdo tem que ser superior em qualidade ao que você encontra facilmente na internet. Seu potencial paciente tem que perceber seu profundo conhecimento no tema, traduzido de forma simples para o leigo de forma a motiva-ló a contata-ló.


2 - Segundo passo: mantendo a conversa ativa

 O grande erro do marketing dos profissionais de saúde que se aventuraram a usar o marketing de conteúdo foi que eles costumam usar a estratégia somente na superfície.

  Costumo aplicar com meus clientes de consultoria de marketing médico e de consultoria de marketing odontológico que uma boa estratégia de marketing de conteúdo na saúde passa por 3 passos:

A - Produzir conteúdo - Aqui é o passo mais simples onde a grade maioria para. Fazer vídeos bacanas sobre temas do seu domínio, escrever artigos, etc.

B - Publicação - Trata-se de publicar o material produzido nos canais sobre sua responsabilidade: redes sociais, site do consultório, etc. Aqui as falhas começam a aparecer, pois geralmente uma vez que o conteúdo é publicado o autor "desaparece" não interagindo ativamente com quem se engajou com o conteúdo.

C - Propagação - É aqui que o conteúdo mostra sua força. Quando o conteúdo produzido é realmente bom ele toma "vida" e passa a ser compartilhado pelas pessoas, chegando a gerar até mesmo mídia espontânea para quem lhe produziu. Já tivemos casos de médicos que participaram da nossa consultoria de marketing médico que foram convidados para dar entrevista na televisão em virtude do conteúdo produzido por eles.

 Geralmente o marketing de conteúdo deve ser produzido seguindo o momento de compra de cada cliente. Simplificando o conceito, podemos dizer que existem pessoas que estão somente pesquisando sobre um problema médico ou odontológico e nem o melhor conteúdo do mundo vai faze-lás marcar uma consulta. 

  Por outro lado, existem pessoas que já estão prontas para marcar a consulta e iniciar o tratamento. Fazer parte da estratégia de marketing de conteúdo segmentar e escrever o conteúdo conforme essa jornada de compra do consumidor.


marketing para medicos

 Foto: Elévon

3 - Terceiro Passo - Seja consistente

  Nada mais frustante que a falta de consistência. Veja bem, se você quer resultados para o mês que vem é melhor tentar outra abordagem de marketing e vendas.

  O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que geralmente tem um custo mais baixo, onde o maior investimento é no tempo do produto do conteúdo (o médico ou dentista) mas que leva tempo para dar resultado. 

  É natural que seja assim, afinal a internet tem seu próprio tempo. Um artigo publicado no seu site pode levar até 3 meses para ser lido e indexado pelo motor de busca do Google, por exemplo. É claro que você sempre pode impulsionar as coisas colocando dinheiro em mídia paga, patrocinando seu conteúdo com anúncios pagos no Google e redes sociais, por exemplo. Mas não se trata disso que quero falar aqui.

   A consistência na produção do conteúdo de qualidade, na distribuição para as pessoas certas no momento certo são partes fundamentais de uma boa estratégia de marketing de conteúdo para saúde.

  Conclusão

  Se você tem um consultório médico ou odontológico e precisa captar pacientes e não tem muita verba para investir em marketing, a estratégia de marketing de conteúdo para médicos e dentistas é uma boa dica para você.

  Se você precisa de orientação sobre como usar o marketing de conteúdo na odontologia ou o marketing de conteúdo na medicina de forma efetiva e que gere marcações de consultas para seu consultório, entre em contato conosco e vamos conversar.

Sênior Marketing