Como conseguir seguidores de qualidade nas redes sociais para sua clínica odontológica ou médica



Vamos combinar que like não paga conta nenhuma. Entretanto, estar nas redes sociais parece que se tornou uma obrigação para a maioria das clínicas odontológicas. Será?

  Claro, com mais de 100 milhões de brasileiros conectados as diversas redes sociais, com predominância no Brasil do Facebook, Twitter e Linkedin é meio que suicídio deixar de lado esses canais na sua estratégia de comunicação com o mercado.

  Mas é ai que as coisas começam a pegar...estratégia de comunicação com o mercado. Sua clínica tem uma? Ou você somente tem contas em redes sociais e faz postagens "bem legais" quando da tempo?

  É bom frisar. Redes sociais são um canal de mídia, assim como a televisão, o rádio, o jornal e o bom e velho carro de som que ainda anda nas ruas dos bairros populares das grandes cidades e de cidades do interior do nosso país continente. Sem estratégia nada feito!

  Estratégia é a base da obtenção de seguidores de qualidade nas redes sociais. Mas espera ai. O que afinal são seguidores de qualidade nas redes sociais?

Seguidores de qualidade são aqueles que participam de uma comunidade online ativamente, que compartilham, que recomendam, que prescrevem, que advogam e que principalmente consomem os serviços e produtos de uma marca.

Agora que a ideia ficou clara espero que você dono de uma clínica odontológica ou de um consultório entenda que não basta ter uma conta no Facebook e mandar sua secretária ou mesmo você dentista "que entende" de internet cuidar das postagens.

  Postar conteúdo a esmo sem um objetivo, sem um mapa da chegada é perda de tempo e dinheiro. Gaste seu tempo com outra coisa mas não invista nas redes sociais somente porque aquele "consultor" disse que você tem que estar nas redes sociais de qualquer jeito

Construindo uma lista de clientes em potencial

  Legal, você já entendeu que não adianta ter uma página no Facebook e postar fotos sensacionais do seu maravilhoso consultório novo ou daquele equipamento incrível que "só você tem", não  é mesmo.

  O objetivo de estar redes sociais é um só: captar e manter clientes fiéis que façam planos de tratamento na sua clínica. Qualquer outra coisa que vierem a ter falar é consequência, efeito colateral.

  O que você quer é pacientes, faturamento, reconhecimento, satisfação. Ponto final. Se você esta alinhado com esses objetivos faça o seguinte:

1 - Defina claramente que você quer captar

  O Joãozinho e Mariazinha são muito legais curtem todos os seus posts, falam super bem de você, mas nunca, NUNCA fizeram nem uma limpeza de R$ 120,00 na sua clínica. Sinceramente, eles não te interessam, porque o Joãozinho e a Mariazinha quando curtem seus posts dão visibilidade da sua publicação para outras pessoas com o mesmo perfil deles. É o que costumamos chamar aqui de "comedores de coxinhas virtuais" em referência aquele pessoal que costuma ir a TODOS os eventos que tem um cofee-break gratuito, aplaudem de pé o palestrante, comem bastante e saem do evento sem comprar nada. Fuja desse pessoal.

  Segmente, segmente, segmente e quando achar que descobriu quem é seu target, seu público alvo ideal, segmento mais um pouco. As redes sociais são ótimas para isso, permitem que você defina exatamente, no impulsionamento dos seus posts (pagos) quem vai exatamente ver o que você publicou.

  Querer agradar a todo mundo é como ter uma festa com  open bar sem cobrar consumação mínima. Vai vir gente de todo tipo e o resultado vai ser prejuízo certo.

2 - O conteúdo é o rei

 Ok, você já ouviu falar isso. E tem muita gente produzindo conteúdo na internet. Alguns de alto nível, outros nem tanto.

  O problema? Eles param na produção do conteúdo. Não tem uma liga que direcione o fã que curtiu um conteúdo de qualidade a uma ação direcionada a leva-ló até sentar na sua cadeira e virar um paciente.

  E sabe por que isso acontece? Por que 99% das pessoas que trabalham com marketing digital não sabem como fazer isso. Acontece que marketing digital não é vendas. Já batemos nessa tecla em nossos posts aqui no blog.

  É preciso entender de vendas para levar alguém que clicou em um post na sua fan page a tomar uma ação de entrar em contato com sua clínica e agendar uma consulta. Isso precisa de estratégia, de ferramentas e de conhecimento. A boa notícia? Existem várias empresas de marketing odontológico sérias que sabem fazer essa ligação.
   
  O conceito passa por definir o que o artigo ou post deve produzir de interesse no público alvo que foi segmentado no passo 1 (lembram-se?) e move-ló para uma página de captura que faça com que ele tome uma ação imediata baseada em gatilhos mentais (escassez, urgência, relevância, etc). 

  Agora me diz: você acredita mesmo que seu sobrinho ou aquele carinha da informática sabe mesmo implementar uma estratégia de marketing odontológico que renda pacientes para você como a que descrevemos acima? 

3 - Defina a conversão deseja e gerencie os resultados

  Marketing não é para amadores. Assim como fazer tratamentos odontológicos também não. 

  Quando se faz deseja captar fãs que vão realmente se transformar em pacientes é necessário definir uma espécie de funil pelo qual uma pessoa que esta navegando em uma rede social passe até se tornar seu paciente. Esse funil tem mais ou menos a seguinte aparência:


Foto: mestreadwords


O que esse funil mostra? Simples (nem tanto):

Para ter sucesso em redes sociais sua estrategia deve levar visitantes da sua página a ser tornarem pacientes e para isso eles precisam passar pelos estágios:

Atrair - Sua página na rede social tem que ser boa o suficiente para se destacar dos seus concorrentes e mostrar para o seu público alvo, ou seja, para o cliente que pode e vai pagar pelos seus serviços que vale a pena visita-lá e conhecer seu trabalho.

Capturar - Ok, uma vez que o seu potencial cliente chegou até sua página na rede social, não basta ele curti-lá. Isso ele já faz com mais 200 páginas por dia. É grátis e isso não significa nada. Você tem que de alguma forma capturar informações que lhe permitam manter o dialogo ativo com esse potencial cliente. Uma das formas mais comuns, mas não a única é trocar o email do cliente por um ativo digital, como um e-book que resolva uma problema do potencial cliente.

Nutrir - Se você tem uma base de emails de potenciais pacientes terá que nutri-lós com mais informações uteis que resolvam as dores desses pacientes. Isso é feito de forma interativa, onde a cada interação você aprende mais sobre o potencial cliente, até o momento em que ele possa ser abordado para uma oferta. Isso envolve metodologia e ferramentas especializadas.

Converter - O que é a conversão? É o gol! É quando finalmente o paciente marcou a consulta com você. Agora é sua vez de executar o encantamento. Mas uma consultoria de marketing odontológico como a Sênior Marketing tem um programa de treinamento de dentistas que torna quase impossível você perder o orçamento. 

Conclusão

  Tenho certeza de que se você chegou até aqui conseguiu perceber que para ter realmente resultados de valor com suas contas em redes sociais não basta fazer investimentos em posts patrocinados ou ter conteúdo bacaninha, certo?

  Se você achou interessante esse conteúdo, compartilhe com seus colegas de profissão. Se acredita que vale a pena investir em marketing profissional odontológico, estaremos aqui para atende-ló. Entre em contato e vamos conversar!

Sênior Marketing