Vamos combinar que like não paga conta
nenhuma. Entretanto, estar nas redes sociais parece que se tornou uma obrigação
para a maioria das clínicas odontológicas. Será?
Claro, com mais de 100 milhões
de brasileiros conectados as diversas redes sociais, com predominância no Brasil
do Facebook, Twitter e Linkedin é meio que suicídio deixar de lado esses canais
na sua estratégia de comunicação com o mercado.
Mas é ai que as coisas começam a
pegar...estratégia de comunicação com o mercado. Sua clínica tem uma? Ou você
somente tem contas em redes sociais e faz postagens "bem legais"
quando da tempo?
É bom frisar. Redes sociais são
um canal de mídia, assim como a televisão, o rádio, o jornal e o
bom e velho carro de som que ainda anda nas ruas dos bairros populares das
grandes cidades e de cidades do interior do nosso país continente. Sem
estratégia nada feito!
Estratégia é a base da obtenção
de seguidores de qualidade nas redes sociais. Mas espera ai. O que afinal são
seguidores de qualidade nas redes sociais?
Seguidores de qualidade são aqueles que
participam de uma comunidade online ativamente, que compartilham, que
recomendam, que prescrevem, que advogam e que principalmente consomem os
serviços e produtos de uma marca.
Agora que a ideia ficou clara espero
que você dono de uma clínica odontológica ou de um consultório entenda que não
basta ter uma conta no Facebook e mandar sua secretária ou mesmo você dentista
"que entende" de internet cuidar das postagens.
Postar conteúdo a esmo sem um
objetivo, sem um mapa da chegada é perda de tempo e dinheiro. Gaste seu tempo
com outra coisa mas não invista nas redes sociais somente porque aquele
"consultor" disse que você tem que estar nas redes sociais de
qualquer jeito.
Construindo uma lista de clientes em
potencial
Legal, você já entendeu que não
adianta ter uma página no Facebook e postar fotos sensacionais do seu
maravilhoso consultório novo ou daquele equipamento incrível que "só você
tem", não é mesmo.
O objetivo de estar redes
sociais é um só: captar e manter clientes fiéis que façam planos de tratamento
na sua clínica. Qualquer outra coisa que vierem a ter falar é consequência,
efeito colateral.
O que você quer é pacientes,
faturamento, reconhecimento, satisfação. Ponto final. Se você esta alinhado com
esses objetivos faça o seguinte:
1 - Defina claramente que você quer
captar
O Joãozinho e Mariazinha são
muito legais curtem todos os seus posts, falam super bem de você, mas nunca,
NUNCA fizeram nem uma limpeza de R$ 120,00 na sua clínica. Sinceramente, eles
não te interessam, porque o Joãozinho e a Mariazinha quando curtem seus posts
dão visibilidade da sua publicação para outras pessoas com o mesmo perfil
deles. É o que costumamos chamar aqui de "comedores de coxinhas
virtuais" em referência aquele pessoal que costuma ir a TODOS os eventos
que tem um cofee-break gratuito, aplaudem de pé o palestrante, comem bastante e
saem do evento sem comprar nada. Fuja desse pessoal.
Segmente, segmente, segmente e quando
achar que descobriu quem é seu target, seu público alvo ideal, segmento mais um
pouco. As redes sociais são ótimas para isso, permitem que você defina
exatamente, no impulsionamento dos seus posts (pagos) quem vai exatamente ver o
que você publicou.
Querer agradar a todo mundo é
como ter uma festa com open bar sem cobrar consumação mínima. Vai vir
gente de todo tipo e o resultado vai ser prejuízo certo.
2 - O conteúdo é o rei
Ok, você já ouviu falar isso. E
tem muita gente produzindo conteúdo na internet. Alguns de alto nível, outros
nem tanto.
O problema? Eles param na
produção do conteúdo. Não tem uma liga que direcione o fã que curtiu um
conteúdo de qualidade a uma ação direcionada a leva-ló até sentar na sua
cadeira e virar um paciente.
E sabe por que isso acontece?
Por que 99% das pessoas que trabalham com marketing digital não sabem como
fazer isso. Acontece que marketing digital não é vendas. Já batemos nessa tecla
em nossos posts aqui no blog.
É preciso entender de vendas
para levar alguém que clicou em um post na sua fan page a tomar uma ação de
entrar em contato com sua clínica e agendar uma consulta. Isso precisa de
estratégia, de ferramentas e de conhecimento. A boa notícia? Existem várias
empresas de marketing odontológico sérias que
sabem fazer essa ligação.
O conceito passa por definir o
que o artigo ou post deve produzir de interesse no público alvo que foi
segmentado no passo 1 (lembram-se?) e move-ló para uma página de captura que
faça com que ele tome uma ação imediata baseada em gatilhos mentais (escassez,
urgência, relevância, etc).
Agora me diz: você acredita
mesmo que seu sobrinho ou aquele carinha da informática sabe mesmo implementar
uma estratégia de marketing odontológico que renda pacientes
para você como a que descrevemos acima?
3 - Defina a conversão deseja e
gerencie os resultados
Marketing não é para amadores.
Assim como fazer tratamentos odontológicos também não.
Quando se faz deseja captar fãs
que vão realmente se transformar em pacientes é necessário definir uma espécie
de funil pelo qual uma pessoa que esta navegando em uma rede social passe até
se tornar seu paciente. Esse funil tem mais ou menos a seguinte aparência:
Foto: mestreadwords
O que esse funil mostra? Simples (nem
tanto):
Para ter sucesso em redes sociais sua
estrategia deve levar visitantes da sua página a ser tornarem pacientes e para
isso eles precisam passar pelos estágios:
Atrair - Sua página na
rede social tem que ser boa o suficiente para se destacar dos seus concorrentes
e mostrar para o seu público alvo, ou seja, para o cliente que pode e vai pagar
pelos seus serviços que vale a pena visita-lá e conhecer seu trabalho.
Capturar - Ok, uma vez que o
seu potencial cliente chegou até sua página na rede social, não basta ele
curti-lá. Isso ele já faz com mais 200 páginas por dia. É grátis e isso não
significa nada. Você tem que de alguma forma capturar informações que lhe
permitam manter o dialogo ativo com esse potencial cliente. Uma das formas mais
comuns, mas não a única é trocar o email do cliente por um ativo digital, como
um e-book que resolva uma problema do potencial cliente.
Nutrir - Se você tem
uma base de emails de potenciais pacientes terá que nutri-lós com mais
informações uteis que resolvam as dores desses pacientes. Isso é feito de forma
interativa, onde a cada interação você aprende mais sobre o potencial cliente,
até o momento em que ele possa ser abordado para uma oferta. Isso envolve
metodologia e ferramentas especializadas.
Converter - O que é a
conversão? É o gol! É quando finalmente o paciente marcou a consulta com você.
Agora é sua vez de executar o encantamento. Mas uma consultoria de marketing
odontológico como a Sênior Marketing tem um programa de treinamento de
dentistas que torna quase impossível você perder o orçamento.
Conclusão
Tenho certeza de que se você
chegou até aqui conseguiu perceber que para ter realmente resultados de valor
com suas contas em redes sociais não basta fazer investimentos em posts
patrocinados ou ter conteúdo bacaninha, certo?
Se você achou interessante esse
conteúdo, compartilhe com seus colegas de profissão. Se acredita que vale a
pena investir em marketing profissional odontológico, estaremos aqui para
atende-ló. Entre em contato e vamos conversar!
Sênior Marketing