3 erros mortais na comunicação de uma clínica odontológica

plano de comunicacao para odontologia
Foto: TWC

 A comunicação empresarial é uma responsabilidade do empreendedor. Muitas pessoas acreditam que basta divulgar uma mensagem na internet, em um jornal, panfleto ou qualquer outra mídia e esperar as reações do público. Nada mais longe da verdade do que isso.

 Nesse artigo vou tratar dos 5 erros mortais na comunicação de uma clínica odontológica mais comuns que nos da Sênior Marketing encontramos em nossos clientes de consultoria de marketing odontológico espalhados pelo país.

  Fique atento e evite os erros a seguir, pois uma má comunicação pode destruir a reputação de uma empresa, desconstruir os atributos de uma marca e favorecer a atuação da concorrência. Então vamos lá:

Erro Mortal 1 - Comunicação unidirecional

  Grande parte das empresas de odontologia já perceberam a importância de estar nas redes sociais, de explorar o marketing digital e suas potencialidades. 

  Até ai tudo bem. O erro mortal acontece quando essa comunicação nos meios digital se torna um monólogo. É preciso entender que a mídia digital e seus canais (blogs, redes sociais, sites, etc) são TOTALMENTE diferentes dos canais offline (jornal, panfleto, outdoor, etc).

  A internet deu voz e vez ao consumidor final. Diz-se que ele foi "empodeirado" pela internet. Agora, o cliente quer conversar e dialogar com as empresas. Ele não aceita simplesmente uma mensagem padronizada "goela abaixo" dizendo que você e sua clínica são excelentes, que tem qualidade, que são especialistas, que tem formação, blá, blá, blá...

   É interessante, grande parte dos dentistas e profissionais de saúde adotaram os canais digitais mas continuam trabalhando a comunicação com seus clientes no sentido unidirecional. Ou seja, eles tem presença mas não tem engajamento. 

  Qual o resultado de uma comunicação unidirecional? Abandono! Sim, seus clientes vão buscar outros profissionais que realmente dialoguem com eles. 

  Então, sendo bem prático. Tem um site? La tem um chat onde uma atendente realmente capacitada consegue elucidar dúvidas, marcar consultas e matar as primeiras objeções dos futuros pacientes?

  O site tem conteúdo que interessa ao cliente? Ou só fala da sua formação, da sua estrutura e de como vocês são lindos e maravilhosos? Se for esse o caso, desculpe, mas seu lindo site vale ZERO na visão do cliente.

  Tem presença nas redes sociais. Esta lá porque "todo mundo está", ou tem um plano de comunicação empresarial nos canais digitais bem elaborado?

  Muita gente abre uma conta para o consultório ou clínica no Facebook ou Twitter porque "é de graça". De graça é a ferramenta. Nem a melhor ferramenta do mundo vai valer de nada se você e sua equipe não se comunicarem com seus clientes, os atuais e os futuros.

  Então, já sabe: monólogo com os clientes é uma doença grave e mata sua clínica aos pouquinhos!

Erro Mortal 2 - Falta de posicionamento claro

  É muito interessante como existe uma miopia de marketing na maioria das clínicas odontológicas brasileiras. E isso não e culpa dos dentistas e sim dos "gurus" de marketing que ensinam tudo errado para os crentes.

  Esses "gurus", geralmente outros dentistas que estudaram um pouquinho sobre publicidade e propaganda dizem que você deve se comunicar com seus pacientes, que deve estar atento ao seu mercado. 

 Se você puder responder as perguntas abaixo sem gaguejar pode criar seu plano de comunicação, caso contrário, sugiro que pare tudo e comece a refletir imediatamente pois você tem um problema sério de posicionamento:

1 - Quem é o meu cliente? Não vale respostas genéricas do tipo: homens e mulheres entre 18 e 55 anos, com renda familiar de X reais por mês, nível superior moradores de grandes cidades. Isso simplesmente não funciona. É genérico demais. Básico demais. Amplo demais.

2 - Qual o serviço que eu ofereço? Se você começou a falar: tratamento ortodôntico, implantodontia...desculpe você esta "frito". Chame correndo um profissional de marketing sério para te ajudar a resignificar o que você faz porque ninguém, preste atenção NINGUÉM compra ortodontia, implantes, etc. Leia outros artigos do nosso blog para entender o que quero dizer com isso.

3 - Qual a minha proposta única de valor (PUV)? O que torna você a escolha certa em detrimento aos outros milhares de dentistas que tem na sua região? Por que eu deveria comprar de você e não de outro profissional? Se sua resposta passar por coisas como: tenho qualidade superior, trabalhamos com material de primeira, etc....chame o profissional de marketing! Você está em perigo!!! Sua proposta única de valor é rasa e qualquer um pode copiar.

 Responder as 3 perguntas acima e principalmente, preencher os requisitos que ela cobra são a chave para o sucesso do seu negócio odontológico. Comunicar os 3 itens acima de forma correta é base para o sucesso. Sem isso, tudo esta perdido, faça quantos cursos você quiser.

Erro Mortal  3 - Orçamento insuficiente

 Na pior do que ter o público alvo bem definido, um serviço claro cheio de benefícios e vantagens e uma proposta única de valor extremamente vantajosa e atraente mas não ter a verba correta de marketing.

  Marketing é investimento, não despesa. Marketing é investimento não despesa. Marketing é investimento não despesa. Repetimos 3 vezes para que você grave isso no mais profundo da sua memória.

 Acontece que a grande maioria dos profissionais de saúde que investir "pouquinho" em marketing, ou porque não tiveram bons resultados com experiências passadas ou porque não entendem que par cada objetivo é necessário determinada alocação de verba.

 Olhe para qualquer segmento de negócio. Em qualquer empresa de qualquer setor que você veja alguém fazendo sucesso, tenha certeza de que existe uma verba alocada para ações mensais e anuais d marketing.

  O que acontece é que essa verba existe desde que a empresa nasceu e não depois que ela começou a fazer sucesso. Aquela de história de "gastando pouquinho" é possível obter "grandes resultados" pode até funcionar se você trabalha ou tem um produto / serviço disruptivo, algo único e que muda totalmente a visão de mundo de um segmento. Vamos combinar que na odontologia isso esta longe de ser trivial, certo?

  Quer resultados? Invista de acordo, caso contrario você já sabe os resultados que terá.

Conclusão

  Comunicação é algo sério e para profissionais. Aquele se sobrinho que "entende de internet" pode até ajudar na parte operacional da sua comunicação mas nunca deixe a imagem da sua empresa na mão de amadores. 

  O mercado mudou e a odontologia esta muito concorrida. Espalhe esse artigo para seus amigos e conhecidos. Se precisar de um nível mais profundo de ajuda conte com a nossa consultoria de marketing e gestão odontológica. Entre em contato conosco e converse com um consultor.

Sênior Marketing