3 dicas para seu consultório sobreviver a crise econômica

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 A crise econômica é um dos temas mais abordados atualmente. Seja na mídia de uma forma geral, nas rodas de amigos ou em encontros de empresários todos querem saber quando a crise vai acabar e o que fazer para supera-lá.

 A área da saúde não deixa de ser afetada, pois o nível de renda das famílias caiu com o nível de desemprego crescente, já que muitas famílias dependiam dos planos de saúde médico e odontológico para terem acesso a serviços de saúde privada.

 Se por um lado não existe uma fórmula mágica que resolva todos os problemas, existem sim atitudes que o empresário, dono de um consultório ou clínica deve adotar perante o cenário atual. Talvez a mais importante delas seja a mudança de atitude. 

  Assumir uma postura pró-ativa e encarar de frente o cenário turbulento é condição fundamental para quem esta a frente de qualquer empreendimento e não é diferente para donos de consultórios médicos e odontológicos.

 Afinal de contas, assumir a postura passiva de esperar um salvador, seja esse o governo ou a religião não é a melhor forma de dirigir um negócio. Na grande maioria das vezes o dono de um consultório médico ou odontológico sabe o que fazer, mas por medo ou preguiça fica paralisado, o que é a pior atitude possível.

  A seguir, veja 3 dicas de sobrevivência para seu consultório que temos colocado em prática para nossos alunos de consultoria de marketing e gestão em saúde:

1 - Análise o comportamento do seu mercado

 Mas do que em qualquer outra época é preciso que o profissional de saúde "saia do casulo". Se a agenda esta vazia não adianta ficar escondido dentro do consultório aguardando o telefone tocar, Não vai tocar. 

  Saia, converse com seus colegas de profissão, ande pela sua região, verifique como anda o comércio local, veja o número de empresas que fechou, se o movimento esta parado, avalie o concorrentes. Crie uma visão crítica do seu próprio consultório. Não tente dar desculpas. Em que ponto você esta falhando? Será que todos os concorrentes estão passando dificuldades como você ou o seu consultório esta passando por piores momentos? Não fique com inveja do concorrente. Se tem alguém melhor que você nesse momento de crise, não tente achar desculpas, aprenda com ele, tente descobrir os motivos e copie. Sim, não reinvente a roda, copie o que ele tem bom se possível aperfeiçoando cada atributo positivo.

2 - Trace mini metas 

  Qualquer planejamento maior que 3 meses em tempo de crise é fadado ao fracasso. As pessoas começam a semana sem saber se vão estar empregadas na próxima sexta-feira.

  Pode ser que seu paciente que tem uma consulta agendada na semana que vem tenha que cancelar por que não vai ter dinheiro para pagar.

 Crie metas factíveis de faturamento, de número de pacientes, de rentabilidade de acordo e em sintonia com o cenário do mês, da semana. Reajuste as velas de acordo com os ventos. Não fique bravo nem desapontado. Crises passam. não quebre o seu consultório por teimosia. 

   Acompanhe diariamente sua meta. Se por exemplo sua meta para 30 dias era atender 20 pacientes novos, não espere chegar no dia 25 para constatar que atendeu somente 10. Ai o "gato já esta pulando do telhado". Seja proativo. 

3 - Orientação para o mercado

  Não seja um bobo em acreditar que os seus diplomas, as suas especializações vão garantir que o seu público vão vir correndo para você.

  Nem entenda um não como algo pessoal. É interessante mas fico impressionado de ver com ainda existem profissionais de altíssimo gabarito com uma vaidade pessoal que os tornam verdadeiros míopes. 

  Acreditam que se o paciente não o contratou é porque é um "burro", um "ignorante" e que vá procurar então "o infeliz do incompetente do seu colega".

 Cuidado! O mercado mudou. Seus títulos, sua vaidade podem arruinar sua carreira. Seja acima de tudo humilde e saiba que o mercado esta saturado de gente que sabe que fazer, porém faltam pessoas que sabem vender suas competências, suas capacidades. 

  Crie uma orientação para o mercado. Se você gosta de vermelho mas o paciente esta atras de azul, vá se especializar em azul, ou então procure outra coisa para fazer. O exemplo é bobo mas acho que você entendeu, certo?

Conclusão

  A crise vai passar, a questão é saber se seu consultório vai estar de pé quando ela passar. Eu acredito que vai sobreviver a crise econômica aquele profissional de saúde que tiver orientação para o mercado, não for vaidoso a ponto de acreditar que não precisa se adaptar e que trace e acompanhe metas de curtíssimo prazo.

  Quer ajuda? Conte com nossa consultoria de gestão e marketing para saúde. Entre em contato conosco e vamos conversar!

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