O marketing na medicina é formado por pequenas e sábias escolhas


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Muito tem-se falado sobre marketing na medicina. Alguns profissionais passaram a olhar mais atentamente o tema, talvez porque "os tempos mudaram", mas principalmente porque o paciente mudou.

  O estilo de vida moderno trouxe uma série de avanços que foram por um lado benéficos para a sociedade, mas que em contrapartida, exigiram novas posturas de todos nós, como cidadãos, profissionais e seres humanos.

  Acontece que algumas profissões mais "tradicionais" como a medicina não ficaram imunes a essas mudanças, mas alguns médicos ainda insistem em trilhar um caminho que não existe mais. O resultado: frustração com a carreira que abraçarão e que tanto tempo e amor dedicaram.


  Fazendo as escolhas certas

  Acontece que paradigmas estão ai para serem quebrados, conceitos evoluem e mudanças acontecem o tempo todo.

  É preciso avaliar o que é correto e separar o joio do trigo. Certamente, em meio a um mundo de informações, surgem muitos "gurus" que mais confundem que ajudam, plantando mais desconfiança na cabeça dos profissionais de saúde que já não gostam muito do termo marketing.

  Mas como sempre, cabe ao profissional escolher quem vai ajuda-ló a descobrir como o marketing medico pode ajudar no seu crescimento profissional.

  Boa parte do marketing se apoia em princípios cientificamente estudados e boas práticas que são universalmente aceitas nesse campo de estudo.

  Esses princípios tem a ver com escolhas. Escolhas estas que devem ser tomadas pelo profissional de saúde de forma planejada e nunca empírica, de preferência embasada por pesquisas e com ajuda de uma empresa de marketing médico profissional para não correr o risco de ferir os princípios do código de ética médica.

  Esses princípios do marketing nada mais são do que escolhas que o médico deve fazer e que o ajudarão a ter uma carreira de maior sucesso, ficando a critério de cada um a definição própria de sucesso.

  São escolhas fundamentais do marketing médico:

O público alvo

  O cardiologista não deve acreditar que todas as pessoas são seus pacientes em potencial. É preciso que ele foque em um nicho específico e que se torne o MELHOR nesse nicho. Assim, um cardiologista que se especializa em pediatria, hipoteticamente falando, tem  mais chances de se destacar no horizonte de milhares de outros cardiologistas.

O posicionamento

  Não basta ser o melhor na sua especialidade. É preciso que as pessoas que compõem o horizonte do seu público alvo saibam que você existe. É preciso ter um POSICIONAMENTO na mente dos seus potenciais e atuais pacientes. Assim, quando alguém precisar de um cardiologista pediátrico, como no nosso exemplo hipotético, lembrará facilmente do Dr. X, referência nessa área dentro da sua região de atuação.

A mensagem

  Artigos, textos, vídeos, e-books e qualquer material que seja educativo e responda as dúvidas dos atuais e potenciais pacientes tornam o médico uma AUTORIDADE perante sua comunidade no seu nicho de trabalho.

  Voltando ao exemplo do cardiologista pediátrico, manter um Blog e um canal no Youtube com vídeos e artigos totalmente educativos que respondam as principais e mais comuns duvidas das pessoas que tem ou estão relacionadas aos problemas de cardiologia infantil é a melhor maneira,  a mais ética de captar pacientes que realmente precisam e estão dispostos a contratar o seu serviço médico.

O atendimento

  Você se especializou, tornou-se uma referência e se posicionou na mente dos seus atuais e potenciais pacientes como autoridade no assunto.

  Naturalmente o próximo passo e que sua agenda comece a ser ocupada por consultas de pacientes que desejam pagar pelo seu conhecimento.

  O grande momento da verdade acontece quando o paciente vai até seu consultório. Nesse momento, desde a chegada do paciente, já na marcação da consulta, passando pela recepcionista, a sala de atendimento e culminando com o seu atendimento médico, tudo deve ser condizente com todo o posicionamento e expectativa que foi criada até agora.

  Assim, seu atendimento deve ser impecável, pois o cliente que chegou até você tem uma alta expectativa. Esta na hora de vender valor ao cliente, entregando ao paciente tudo aquilo que ele veio buscar. Ele não veio buscar uma cura, o que muitas vezes é impossível, mas sim a sua firmeza, seu conhecimento, sua seriedade, ou o que for o conjunto de competências que o trouxe ate você. Portanto, capriche.

Conclusão

  Logicamente, que o marketing médico vai além dessas fases e escolhas, mas o interesse aqui é chamar a atenção do profissional de saúde para a importância de enxergar o marketing médico como um conjunto de pequenos atos que juntos farão a diferença entre uma agenda com paciente pagantes ou a eterna dependência de convênios.

  Se você gostou desse artigo e quer conhecer nossa consultoria de marketing médico, entre em contato conosco.

Sênior Marketing