Não se preocupe, esse não é um artigo de auto-ajuda. Essa não é minha formação. Eu sou consultor, no máximo um coach.
Baseado na nossa experiência atuando com gestão empresarial há mais de 20 anos e com profissionais de saúde há cerca de 7 anos, percebemos que existem certas características que atuam positivamente predispõem uma pessoa a ter uma postura mais positiva diante da vida e com isso aumentar sua performance nas mais diversas esferas de atuação em que todos nos como seres humanos atuamos.
A boa notícia é que essas diversas facetas da nossa personalidade podem e devem ser trabalhadas a nosso favor. Costumamos chamar de mindset o conjunto de valores ou paradigmas que regem a nossa percepção ou visão do mundo.
Muitas vezes, por condicionamento desde a nossa mais tenra infância somos levados a acreditar em um conjunto de valores que já nos foram uteis até certo ponto de nossas vidas, mas que agora estão nos limitando. São as chamadas crenças limitantes.
As crenças limitantes dos profissionais de saúde
No contato diário com profissionais de saúde fica fácil perceber que as pessoas que procuram essa área de atuação tem na sua imensa maioria um perfil de alta inteligência, são estudiosos, éticos e socialmente responsáveis. São geralmente pessoas que valorizam bastante a formação técnica e gostam muito de aprender.
Por outro lado, essas pessoas tem certa aversão a negociação, a discussões que fujam do seu campo de conhecimento e certa dificuldade em perceber que existem outros aspectos além dos técnicos-científicos no processo de tomada de decisão por parte do paciente no momento da contratação ou não de um serviço de saúde.
Frequentemente os profissionais de saúde tendem a entender o processo de negociação como algo danoso, penoso e desnecessário sendo a negativa do paciente a contratação do tratamento entendida como uma negativa a sua pessoa, quando na verdade não é.
Esse cenário leva a comentários frequentes em nossas consultorias que escutamos quase diariamente:
- "O paciente não entende o que eu digo."'
- "Não adianta o paciente sempre busca preço.
- "Não abro mão da qualidade, se não quer fazer do meu jeito que procure outro profissional"
- "Saúde não é um negócio ou um produto que eu possa vender"
- "É falta de ética tentar vender algo para o paciente"
Nos comentários acima fica bem claro que existem paradigmas ou crenças que "barram" ou travam o desenvolvimento profissional de quem pensa ou pratica da forma exposta acima.
As chamadas crenças limitantes baseiam-se em aspectos que são "geralmente aceitos" dentro de um universo específico.
Tome-se por exemplo os cirurgiões-dentistas. Em nossa consultoria de marketing odontológico, de cada 10 profissionais que assessoramos 8 tem dificuldades de vender seus planos de tratamento. Eles se esforçam por vender características e acabam sempre dando desconto para fechar a venda do serviço simplesmente porque não sabem construir valor na mente do seu paciente.
Como sua mentalidade afeta seu consultório?
Como vimos, uma mente que seja afetada por crenças limitantes fica bloqueada diante de qualquer objeção levantada durante o processo de negociação com o cliente.
Faz parte da negociação que existam objeções. A objeção por parte do cliente quer dizer é um forma do seu futuro paciente dizer: "ei ainda entendi porque vale a pena contratar o tratamento com você pelo preço que esta me cobrando, explique-me mais".
Se você não entender isso seu consultório acumulará perdas financeiras constantes no seu consultório.
É a sua incapacidade de combater as suas crenças limitantes que faz seu consultório não captar mais pacientes. Não é culpa do governo, da crise econômica, da concorrência. A culpa é sua, da sua inabilidade. É preciso corrigir isso. A boa notícia é que é possível.
Construindo uma mentalidade vencedora
Depende de você reverter uma mentalidade limitante para uma mentalidade que te leve a outro patamar, uma mentalidade de abundância, que ajude seu consultório a prosperar.
Para cultivar uma mentalidade que afete positivamente os resultados financeiros do seu consultório é preciso criar alguns hábitos, tais como:
1 - Conhecimento
Quem conhece profundamente sua área de atuação passa segurança para o seu cliente e quebra de forma imediata toda e qualquer dúvida em relação ao que esta falando. Você já foi a uma consulta com um médico que transmitia segurança no que estava falando? Teve dúvidas em fazer a cirurgia ou tratamento com ele? Claro que não. Seja um profundo conhecedor da sua especialidade.
2 - Concentração
Evite a dispersão. Quando estiver atendendo seu paciente faça com que ele se sinta único. Mesmo que a recepção esteja cheia de gente esperando para ser atendida. Concentre-se no caso dele. Dê o melhor de você. Explique com calma, faça o paciente vivenciar o seu interesse por ele.
3 - Disposição
É a capacidade de fazer algo mais. Quanto mais você gosta do que faz menos pesado se torna o seu trabalho. As horas passam rapidamente e seus pacientes vão perceber isso. Você fará mais por cada um deles que seus concorrentes farão. Isso se propagará de forma gratuita por meio dos seus próprios pacientes revertendo-se positivamente para você.
4 - Método
Tenha um método de trabalho. É certo que cada paciente é único, mas ter um roteiro de trabalho bem estabelecido, uma fórmula, um processo que pode ser seguido, não rigidamente, mas adaptado de acordo com as circunstâncias garante previsibilidade para o seu cliente e cria na sua mente uma forma de operar que fortalece seu mindset.
5 - Persistência
Não desistir facilmente é uma característica inata das pessoas que tem uma mentalidade vencedora. Isso não significa ser teimoso. Os persistentes abandonam meios de se chegar a um objetivo que não estão funcionando e buscam novos meios. Mas eles nunca abandonam seus objetivos.
Conclusão
Esse breve artigo quer chamar a atenção de você profissional de saúde para as armadilhas que sua própria mente, por condicionamento, muitas vezes pode estar impedindo o seu sucesso profissional e pior ainda, afetando os resultados do seu consultório.
Já foi dito uma vez que "loucura é fazer todos os dias as coisas de uma mesma forma e querer resultados diferentes". Mude seu mindset para uma nova mentalidade e veja seus resultados mudarem também.
Conte com nossa consultoria de marketing e gestão odontológica e nossa consultoria de marketing médico para ajudar seu consultório a crescer.
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