O marketing digital é um assunto amplamente debatido e se você esta lendo esse artigo já deve estar convencido de que ele é realmente importante para o seu negócio.
Sua dúvida talvez seja sobre como fazer marketing digital que realmente transforme visitantes em clientes, em vendas, em receitas, certo?
Ok. O primeiro ponto que você deve saber é que é preciso trabalhar as 5 ações de marketing digital abaixo de forma integrada, dentro de um plano de marketing digital e de preferência com a assistência de uma empresa de marketing digital profissional, para que os resultados possam ser obtidos e seu dinheiro investido de forma correta.
Lembre-se, antes de pensar em ferramentas (Facebook, Google, email, etc) pense nos seguintes pontos que sempre devem fazer parte de qualquer campanha que vise promover sua empresa:
- O que estou promovendo?
- Para quem estou promovendo?
- Qual o orçamento?
- Qual o objetivo? O que é sucesso nessa campanha?
- Quais os indicadores de acompanhamento?
- Por quanto tempo
Isso para citar o mínimo. Colocados esses pontos vamos lá para o passo a passo, lembrando sempre que eles tem que ser trabalhos de forma integradas.
1 - Construa seu Site
Ok, você já tem um site. Tem mesmo? Ou tem um panfleto virtual. Se você digitar o produto ou serviço que você vende, em que posição seu site aparece no Google?
Qual a quantidade visitantes que o site tem nesse momento? Quanto tempo eles permanecem conectados a cada visita em média? Você recebe quantos pedidos de orçamentos, matrículas ou quer que seja a sua conversão através do site?
Você somente tem um site se ele trabalha para sua empresa, caso contrário, você tem um cartão de visitas online. Não serve para muita coisa, concorda?
Agora, se você não tem um site, comece do jeito correto. Construa o seu site a partir da visão dos problemas dos seus clientes. Pense como um cliente e não como um vendedor de serviços ou produtos. O que você gostaria de encontrar no site de um fornecedor seu?
Para isso você precisar literalmente "calçar os sapatos" do cliente e entender quais são suas principais "dores" ou problemas. O que ele procura? Que tipo de problema ele tenta solucionar? Que informações são vitais para o seu cliente que o farão mover-se e pegar o telefone e ligar para sua empresa?
Construa seu site em torno disso. Então vá para o passo 2.
2 - Distribua conteúdo de qualidade
As pessoas estão procurando de solução de problemas. Isso é um ponto que batemos muito forte na nossa consultoria de marketing.
Nos não queremos comprar um sapato, uma camisa, ou plano de tratamento odontológico. Nos queremos os benefícios que vem dessas compras. Queremos a solução dos problemas.
Então, uma das melhores formas de ajudar seus clientes e com isso vender é distribuir conteúdo que seja útil para eles, que respondam as suas dúvidas e que torne sua empresa um marca de referência noa mente dos seus clientes.
Lembre-se, o marketing é uma batalha de percepção. Hoje em dia a propaganda direta tem pouca efetividade porque as pessoas não estão acreditando mais no que as empresas falam sobre elas mesmas, já que existe muita informação disponível na internet a respeito de quase tudo, incluindo-se ai, das marcas, empresas, produtos e serviços.
Esse conteúdo pode ser em forma de artigos, e-books, pequenos vídeos ou mesmo infográficos.
3 - Envia campanhas de email marketing
Se sua empresa tem mais de um ano de vida com certeza ela já tem um base de clientes para os quais já efetuou vendas.
Todo mundo já ouviu falar de que é mais barato e efetivo vender para clientes que já compraram da sua empresa. E é verdade. Essas pessoas ou empresas já te conhecem e por isso mesmo estão mais abertas a ouvir sua mensagem e predispostas a comprar de você novamente.
Uma das melhores formas de conseguir atingir sua base de clientes é através da ferramenta de email marketing.
Mas atenção! Muita gente acredita que o email marketing não funciona porque acha que ele é um SPAM.
A fórmula de sucesso do email de marketing de sucesso é uma combinação de uma base de dados de clientes que autorizaram sua comunicação com eles, com uma oferta bem dirigida e segmentada.
Ex-Alunos de uma faculdade que formaram-se em um curso de graduação de administração terão grande aderência a uma campanha de email marketing para um curso de aperfeiçoamento em logística ou administração de materiais, por exemplo. Agora, tente mandar a mesma oferta para os formandos em biologia. Será um fiasco.
Ou seja, a culpa não é da ferramenta, mas de quem não sabe usa-lá de forma efetiva. Por isso é tão importante cultivar sua base dados, segmenta-lá, gravar informações detalhadas e agrupadas de forma a poder enviar ofertas bem alinhadas com cada grupo.
4 - Tenha uma estratégia de social mídia
As redes sociais são um sucesso. Sem dúvida alguma as pessoas aderiram as redes sociais. Basta olhar o Facebook, Twitter, Linkedin e vários outras.
Todas as redes sociais tem em comum um número gigantesco de seguidores que acessam seus perfis diariamente.
Mas eles não estão lá com a intenção direta de compra e sim de relacionamento. Entretanto, existem caminhos para fazer uma venda via mídias sociais. Esses caminhos sempre passam pelo relacionamento.
O relacionamento é alimentado pelo conteúdo que é gerado no item 2. Esse mesmo conteúdo é que deve ser distribuído nas redes sociais de forma a engajar o seu cliente, conectando-o com sua empresa, estendo sua relação com o mesmo para além do simples ato de consumo.
Quando uma empresa tem uma estratégia de social mídia ela vai além da simples publicação de posts. Cada postagem tem uma contribuição em uma estratégia maior, como em um quebra-cabeças em que cada peça forma uma grande figura maior que é a estratégia empresarial.
5 - Acompanhe e monitore
Toda ação de marketing digital precisa ser avaliada quanto a sua eficácia e eficiência. A eficácia determinada se a ação em questão foi correta e a eficiência o grau de efetividade da mesma.
É preciso que os indicadores definidos lá na fase de planejamento da sua campanha de marketing digital sejam monitorados como sinais vitais.
Cada indicador deve estar dentro de certos parâmetros esperados e confrontados periodicamente com os resultados esperados.
Quando os resultados estão fora da linha desejada é preciso tomar medidas corretivas ou mesmo mudar de estratégia.
Conclusão
O marketing digital tem várias facetas e precisa ser integrado para que os investimentos da sua empresa gerem retorno concreto em termos de participação de mercado, visibilidade e vendas.
Para que os resultados aconteçam é preciso investir em planejamento e integração. Se você quer montar um plano de marketing digital para sua empresa, entre em contato conosco e vamos conversar.
Sênior Marketing | Sr. Site