Vale a pena investir em marketing em tempo de crise?

vale-apena-investir-em-marketing

  Momentos de crise costumam gerar certa paralisia nos empresários que devido as incertezas e as nuvens cinzentas no horizonte, restringem ao mínimo os gastos empresariais.

  Nesse tipo de cenário, o marketing, nas empresas que ainda não conseguem gerar resultados a partir de suas campanhas de marketing sofrem cortes que vão resultar em prejuízos muitas vezes irreversíveis para os negócios.

  O fato é que se suas ações de marketing não retornaram positivamente para sua companhia até o momento, o certo não é cortar a verba de marketing mas sim, aprender a investir em estratégias de marketing de resultados. Foi para isso que escrevemos esse artigo.

A importância no marketing na crise

 Existem alguns processos empresariais que são fundamentais em todo tipo de negócio e que contribuem direta ou indiretamente para a realização dos objetivos e metas de negócio.

  O marketing é sem sombra de dúvidas um desses macro processos. O marketing como disciplina e filosofia gerencial, visa colocar o cliente no centro de tudo que é feito na empresa. 

  Parte-se da premissa de uma visão do cliente para a empresa e não da empresa para o mercado, como tradicionalmente encontramos por aí.

 Durante nossas consultorias de marketing é normal encontramos CEOs e diretores de marketing frustados com seus investimentos de marketing que não trazem retorno para suas companhias e não é muito difícil saber porque. 

  Basta uma analise um pouco além da superfície para perceber que a grande maioria das empresas ainda adota a filosofia de olhar de dentro para fora. É mais ou menos assim: temos um produto excelente (na visão da empresa), um grande mercado consumidor (na visão da empresa) e agora somente precisamos divulga-ló corretamente. O resultado? baixa demanda e adesão do público.

  Tudo isso acontece porque o processo de investimento em marketing esta totalmente equivocado. Os resultados não acontecem não por culpa da crise ou da baixa demanda, mas sim, por uma falha do planejamento de marketing.

  É sempre assim, durante a crise, os orçamentos de marketing secam e os departamentos de marketing ficam sem o principal insumo para poderem fazer corretamente seu trabalho: a pesquisa de mercado.

  Sem sentir o "pulso" do mercado, sem saber quem é o cliente, o que ele pensa e o que deseja, qualquer campanha de marketing estará fadada ao fracasso.

  O marketing é simplesmente fundamental para qualquer empresa, especialmente em época de crise econômica, porque é justamente quando todo mundo esta desacelerando, quando os concorrentes diminuem sua exposição, quando a competição diminui que sua empresa pode ganhar mercado.

  Tenha uma boa estratégia

  Marketing é sinônimo de planejamento, de metas , de objetivos. A crise vai passar, assim como outras passarão. 

  As empresas que vão colher os resultados do seu planejamento já estão executando seu planejamento desde 2014 e estão olhando 10 anos a frente.

  É muito difícil ganhar dinheiro ou ter uma perspectiva de ganho em curto prazo em um cenário como o que vivemos hoje no Brasil. É preciso, mais do que nunca, que o marketing seja uma ferramenta estratégica das empresas que pretendem se perpetuar para além da crise.

   A melhor estratégia de marketing para a crise é trabalhar com objetivos claros, cronogramas de ações que sejam encadeadas e executadas em paralelo sempre visando um horizonte mais longo.

  É preciso manter a marca da sua empresa vívida na memória do seu público alvo, é preciso melhorar a comunicação com o mercado, a logística de distribuição, os aspectos de agregação de valor e a inovação. Tudo isso fazer parte do escopo dessa disciplina guarda-chuva chamada marketing.

 Se você quer montar uma estratégia de marketing para crise, conte com a assessoria de uma empresa de marketing que tem know-how e expertise de mais de 15 anos de mercado. Entre em contato conosco e vamos conversar.

Sênior Marketing | Sr. Site