Por que o médico precisa ter uma presença digital

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 Há exatos 23 anos eu me formei em ciência da computação 4 anos depois em administração  de marketing. Naquele tempo a internet ainda era um projeto embrionário do exército americano. 

  Muitos e muitos anos depois, várias pessoas se apropriaram da internet e falam dela como um "elevado grau de conhecimento", sem nem ao menos saber como ela funciona. Vejo isso acontecer diariamente lendo blogs de "profissionais" que querem transformar os médicos em "celebridades" ou "médicos de alto sucesso" utilizando a internet. Bobagem pura.

  A internet não transforma um mal profissional em uma estrela. O que transforma alguém em uma estrela ou um profissional de sucesso continua sendo o estudo aprofundado de um tema, o trabalho duro, o foco e a ética no desempenho do seu trabalho. O resto é pura maquiagem de alguém tentando vender algo que sinceramente desconhecem profundamente. Mas, bem acredito que isso vai acontecer em qualquer área onde exista um elemento chamado ser humano envolvido.

  Isso posto, quero tratar nesse artigo de um ponto em que todos devemos concordar: é preciso utilizar a internet de forma ética, séria e responsável a favor da prática médica.


 Presença digital do médico

 Há cerca de 20 anos atrás quando as páginas amarelas ainda eram o único meio de massa para divulgação realmente acessível as pequenas empresas e profissionais liberais, ter destaque na seção dedicada aos médicos era a grande sacada.

  Com o advento da internet e a popularização do acesso esse conceito mudou. Hoje em dia, todo mundo, incluindo pessoas de classes sociais mais baixas tem acesso à internet e fazem uso massivo dela para procurar por produtos e serviços, incluindo os de saúde.

  Nesse contexto, fica claro que estar na internet não é mais uma possibilidade a ser discutida mas sim uma questão, de como estar inserido nesse universo.

O Jeito certo e o jeito errado do médico estar na internet

  Existem várias formas de um médico ter presença digital. Vamos começar pelas formas que considero erradas, ou melhor dizendo, incompletas, que são aquelas onde ele se cadastra em grandes portais ou sites dedicados a cadastros de profissionais de medicina, como o Doctoralia, por exemplo.

  E por que é errado ou incompleto? Por que não existe uma diferenciação ali. Se você é uma neurologista e esta listado ao lado de mais 50 neurologistas, o único elemento que o cliente vai usar para escolher você ou outro profissional é se você aceita o plano de saúde dele e pronto. E acredito que se você esta lendo esse artigo é porque quer achar uma maneira, alternativa ou jeito de viver melhor com o conhecimento que tem e depender menos de convênios médicos, certo?

O jeito certo de estar na internet é criar uma presença digital que vá além de um simples anúncio ou panfleto virtual. Começa mais não termina por uma estratégia composta por várias pequenas partes que se ligam e que trabalham em conjunto para atingir um único objetivo: atrair mais pacientes pagantes para seu consultório ou clínica:


  1. Ter um site bem desenhado, claro e objetivo, que não seja uma mera cópia dos sites de seus concorrentes.
  2. Ter um bom conteúdo que seja informativo, atualizado e direcionado a solucionar e atrair a atenção dos seus pacientes em potencial;
  3. Montar uma estratégia de relacionamento e nutrição dos pacientes que acessam seu site (visitantes) até eles se tornarem realmente pacientes (quando marcam uma consulta);
  4. Automatizar o relacionamento pós-atendimento com os pacientes de forma a gerar um ciclo virtuoso em que o paciente passe a ser um cliente, ou seja, alguém que gerará renda recorrente e será fiel ao seu consultório por um longo período de tempo.


A ética em todo o processo

  A ética médica deve permear todo o processo de marketing médico e a presença digital do médico deve refletir esse comportamento ético. 

  Ao construir uma presença digital sólida baseada nos princípios expostos logo acima, fica claro que todos os preceitos de ética profissional estão sendo rigorosamente cumpridos e além do mais você esta superando as expectativas dos seus pacientes, pois estará:


  • Informando;
  • Educando;
  • Orientando;
  • Relacionando


Em momento nenhum estará fazendo propaganda, oferecendo descontos ou forçando uma venda. É por isso que dentro da estratégia de marketing médico, o médico precisa ter uma presença digital sólida.

  Para criar uma presença digital sólida o médico precisa de uma agência de marketing que entenda os fundamentos da propaganda médica, mas mais ainda precisa de alguém que tenha vivência em marketing, em gestão de empresas, em funcionamento e comportamento de mercados. Acredito que você não estudou isso na faculdade de medicina. Então desconfie, quando um "guru" que também é médico tentar vender isso para você!

  Se você precisa de ajuda para captar mais pacientes, montar uma presença digital sólida e alavancar sua carreira de medicina com a assessoria de uma empresa de marketing médico experiente, então entre em contato conosco e vamos conversar!

Sênior Marketing | Sr. Site