Como elaborar um plano de comunicação para sua empresa de serviços

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  A comunicação empresarial tem o objetivo de selecionar e implementar as melhores estratégias para alcançar os objetivos e metas definidas para uma empresa, seja ela um consultório, uma clínica ou mesmo um hospital.

 O plano de comunicação empresarial é quem vai posicionar sua empresa na mente dos seus atuais e potenciais clientes. É através do plano de comunicação que seu consultório ou clínica estabelece uma proposta de valor para o seu público-alvo  também como essa proposta será comunicada nos mais diversos canais de comunicação, sempre seguindo uma linha estratégica e um posicionamento de negócio.

Construindo um plano de comunicação

 O ato de planejamento de comunicação irá produzir um plano de de comunicação que é peça fundamental na estratégia de qualquer consultório ou clínica que pretende alcançar sucesso no seu ramo de atuação.

  Tome por base as franquias médicas e odontológicas. Todas elas tem um plano de comunicação claro que se reflete em todos os canais on e offline os quais elas utilizam para levar sua mensagem ao seu público-alvo.

  O primeiro ponto na construção de um plano de comunicação é a definição objetiva do seu Público Alvo. É um erro acreditar que qualquer pessoa pode e deve ser seu cliente ou paciente. É necessário estabelecer um nicho de mercado ou segmento dentro de um determinado universo de pessoas ou empresas para os quais você pretende prestar serviços.

  O plano de comunicação é construído a partir de e para o seu público-alvo. Dai a importância fundamental de uma segmentação clara de quem são seus clientes. Uma clínica odontológica, por exemplo, pode escolher como público alvo, pessoas de alto poder aquisitivo em grandes capitais brasileiras.

  A partir dessa definição tudo o que for feito em termos de comunicação, desde as instalações físicas, até a forma com os profissionais se vestem e comunicam com os pacientes precisam seguir uma linha coerente e lógica. Ou seja, é preciso haver uma "liga" entre o que se é e o que se fala.

Analisando a concorrência

  A concorrência é sempre um ponto a ser observado. Além de saber quem são os seus concorrentes é necessário que também saibam o que fazem, como fazem e qual a "experiência" que eles entregam as seus clientes. 

  Em nossa consultoria de marketing sempre usamos a figura do "cliente oculto" onde visitamos anonimamente as instalações dos nossos clientes e também dos concorrentes analisando pontos bem definidos quanto a atendimento, decoração, visibilidade, clareza da comunicação e outros pontos, no final apresentando um relatório de benchmarking ao nosso cliente com os pontos que podem e devem ser melhorados.

  Escolha os canais corretos de marketing

  Sabendo quem  é o seu público deve-se partir para uma pesquisa de como localiza-ló. Onde seu público esta? Que sites ele acessa? Que revistas ou jornais ele lê? Ele acessa redes sociais? Quais? A correta seleção das mídias faz parte do plano de comunicação. 

  É muito comum encontrarmos donos de clínicas e até mesmo hospitais frustados com seus resultados de comunicação corporativa. Numa análise rápida vemos que os canais de comunicação escolhidos estão totalmente desalinhados com a formação do público-alvo.

  Não é o tamanho do investimento em marketing que vai determinar o sucesso da sua comunicação empresarial, mas sim o correto casamento entre público-alvo e canais de comunicação.

Tenha metas e objetivos

   Sem metas qualquer resultados alcançado com sua comunicação pode ser considerado bom ou ruim. Se você investir R$ 1.000,00 em comunicação e tiver um retorno de R$ 1.000,01 teoricamente teve lucro, certo? Mas o resultado pode ser considerado bom? Acredito que ninguém vai dizer que sim.

   Alinhar com sua agência de marketing quais são as metas a alcançar são determinantes para o que vem a seguir. São as metas que determinam o investimento necessário. Se você tem um orçamento de marketing limitado e quer aumentar suas vendas m 300% em 2 meses você não tem uma meta, tem uma ilusão!

  Muitos empresários ainda confundem comunicação com vendas. A comunicação torna a sua empresa conhecida e estimula a demanda por produtos e serviços, mas ela não cria uma demanda onde ela não existe. Para ficar em um exemplo esdruxulo, nem com uma verba de 1 milhão de dólares vai ser possível vender milhares de geladeiras no Alasca em pleno inverno!

  Tenha metas claras e objetivos bem definidos antes de gastar (investir) um centavo qualquer na montagem do seu plano de comunicação. Não acredite nas promessas dos "gurus de marketing" das pseudo agências de marketing que lhe prometem "1.000 likes no Facebook por R$ 250,00". Afinal o que esse número se traduz em dados reais para sua empresa?

Monte seu orçamento

  Como vimos acima, não existe plano de comunicação sem orçamento. Resultados palpáveis exigem investimentos.

  Para ganhar você vai ter que investir. Existe muita promessa e ilusão na internet, com artigos de "profetas" e "gurus" ensinando como "divulgar sua empresa sem dinheiro". Pense bem, isso não existe.

  Existem ferramentas até certo ponto gratuitas, como Facebook e Twitter mas cujo alcance das postagens grátis são extremamente limitados e usados de forma isoladas sem um contexto e estratégia tem efeito quase zero.

  Portanto, monte um orçamento. Tenha certeza que uma agência de marketing vá trabalhar com números reais de resultados para sua empresa. Quando bem feito, o plano de comunicação ajuda sua empresa a aumentar as suas receitas e isso gera um retorno que deve ser parcialmente reinvestido na própria empresa gerando um ciclo virtuoso de maior ganho para todos.

Tenha um cronograma

  As atividades que vão ser detalhadas no plano de comunicação precisam ser executadas, em determinada ordem, por alguma pessoa, ou setor e com determinado custo. Por isso é fundamental que sua empresa tenha um cronograma de execução.

  Caso você não tenha estrutura interna para fazer esse trabalho pode sempre contar com a ajuda de uma empresa de marketing que vai cuidar da parte de planejamento e execução, sempre em conjunto com você cliente que é o maior responsável e beneficiário dos resultados de um bom plano de comunicação empresarial.

Conclusão

  A alta competição, a profissionalização dos mercados e a recessão não permitem mais que o marketing empresarial seja feito na base da tentativa e erro. É preciso que o marketing e a comunicação empresarial seja realizado por uma agência de marketing profissional.

  Se você tem uma empresa de serviços e quer ajuda para montar uma plano de comunicação empresarial que contribua de forma efetiva para ampliar sua visibilidade e gerar mais negócios, entre em contato conosco e vamos conversar!

Sênior Marketing | Sr. Site