Evitar que 100% dos seus pacientes falte é muito difícil porque a vida não é 100% previsível. Pense na sua própria vida. O quanto você esta no controle da situação? Muitas vezes você se planeja para comparecer a um evento e em cima da hora um parente adoece, o carro estraga no meio do caminho, a sua empregada falta e você não com quem deixar seus filhos.
Pois é, isso acontece com seus pacientes também. Mas vamos combinar, isso é a exceção e não a regra. A regra é que a maior parte dos seus pacientes compareça a consulta na data e hora marcada. Se você tem um percentual de faltas superior a 10%¨ , pode ter certeza que esta fazendo alguma coisa errada.
Percorrendo a internet é fácil encontrar artigos com títulos chamativos do tipo:
- "4 formas de diminuir as faltas no seu consultório"
- "3 maneiras de evitar que seu paciente falte a consulta"
- "5 dicas para diminuir as faltas dos pacientes"
Será que existe mesmo uma receita de bolo? Convivendo com centenas de profissionais de saúde nos últimos 10 anos e com a nossa experiência com planejamento, gestão e consultoria de marketing para clínicas e consultórios posso afirmar com certeza que somente existe uma maneira de diminuir as faltas dos pacientes no consultório:
Seja relevante para seu paciente
Vamos aprofundar um pouco nossa conversa. Todos nos estamos inseridos em uma rotina diária lotada de compromissos. Mesmos as pessoas da chamada terceira idade tem uma rotina diária muito mais agitada do que há 50 anos atrás. Eles frequentam academias, vão a fisioterapia, clubes de leitura, igreja, etc.
Os mais jovens então, nem se fala. Faculdade, trabalho, namoro ou para quem é casado a rotina diária de cuidar da família.
Além disso somos bombardeados todos os dias por milhares de mensagens que buscam captar nossa atenção.
Se no meio desse turbilhão você usar aquelas técnicas básicas e batidas que encontra em todos os artigos que tratam sobre como diminuir as faltas dos pacientes no consultório, tais como:
- Estabeleça uma política para faltas;
- Confirme a agenda com antecedência;
- Etc, etc, etc.
Sabe o que vai acontecer? Seu paciente vai faltar, por que ele não esta conseguindo ver VALOR suficiente na visita marcada. Assim, qualquer outro compromisso que concorra pela sua atenção vai ser "desculpa" para que ele falte.
Relacionamento tem que ser diário
Pense bem, o relacionamento com seu paciente não pode acontecer somente no momento da sua visita ao seu consultório e em alguns dias antes quando sua secretaria liga avisando que tem um retorno programado. Isso não funciona mais, por causa do contexto apresentado mais acima.
Você deve gerar valor para seu paciente. Deve se inserir na sua vida diária, de forma que ele lembre do seu consultório / clínica TODOS OS DIAS e não somente nos dias de consulta.
Nos montamos um plano estratégico de marketing para nossos clientes onde de acordo com o tipo de serviço prestado pelo consultório / clínica e o perfil dos pacientes são executadas ações periódicas que envolvem o paciente e que geram RELACIONAMENTO com ele.
É preciso acabar com o hiato que existe entre o momento de uma consulta e outra. E quanto maior for esse hiato maior será a probabilidade de que seu paciente falte na próxima consulta causando perdas financeiras para seu consultório / clínica e prejuízos para seu próprio tratamento.
Logicamente que a tecnologia deve ser utilizada para automatizar a comunicação e fidelização dos pacientes. Mas é preciso primeiro, personalizar a comunicação para somente depois automatiza-lá. Por isso é preciso conhecer, entender e aplicar marketing conforme os preceitos dos conselhos de ética que regem os organismos de classe adequados.
Conclusão
Não existem fórmulas mágicas que reduzam 100% das evasões e faltas nas consultas mas existe a MELHOR maneira de reduzir as faltas de pacientes no consultório e essa maneira é criando valor para os pacientes via relacionamento.
Se você deseja criar valor para os seus pacientes aumentando a fidelização dos pacientes no seu consultório, diminuindo as faltas no consultório, entre em contato conosco e vamos conversar. Temos ajudado vários profissionais de saúde com nossa consultoria de marketing médico e nossa consultoria de marketing odontológico.
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