5 passos para investir em anúncios nas redes sociais


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Existem mais de 90 milhões de brasileiros conectados ao Facebook. Seja qual for o seu tipo de negócio muito provavelmente o seu público alvo estará de uma forma de outra acessando essa grande rede social.

 Mas ao contrário do que muita gente pensa, sair vendendo seu serviço ou produto em uma abordagem agressiva de vendas dentro dessa plataforma é um tiro no pé. De fato, seja no Facebook, ou em qualquer outra rede social, as pessoas estão ali para descontrair, se relacionar e buscar informações.

  De qualquer forma, existe uma maneira de atingir seu público alvo no Facebook e em outras redes sociais de forma a fortalecer sua marca, passar uma mensagem impactante, captar clientes e aumentar sua visibilidade sem ter uma abordagem de vendas agressiva.

  Na nossa consultoria de marketing nos ensinamos 10 passos efetivos de uma estratégia de marketing em redes sociais que trazem resultados de vendas e captação de clientes. Aqui vamos nos ater nos 5 principais pontos que são a base fundamental de qualquer estratégia de anúncios nas redes sociais:

1 - Segmentação correta da audiência

  O Facebook assim como outras redes sociais permite que seu anúncio seja direcionado para um público bastante específico.

  Assim, se você tem uma persona muito definida, ou seja, se esta bem claro, qual o perfil do seu cliente ideal, existe uma série de possibilidade de direcionamento do seus anúncios no Facebook para pessoas que se aproximem bastante desse perfil, aumentando a eficiência dos seus anúncios, afinal sua mensagem será levada diretamente ao feed de notícias das pessoas que compõem o público que pode se beneficiar pelo tipo de produto ou serviço que você oferece.

  Isso é muito útil especialmente para negócios locais, como clínicas odontológicas, por exemplo. Imagine que sua clínica oferece tratamentos ortodônticos para adolescentes da zona sul de São Paulo. É possível, dentro da ferramenta de anúncios do Facebook, segmentar o público alvo dos seus anúncios para pessoas na faixa etária entre 12 e 19 anos, que morem em São Paulo apenas.

2 - Planejamento é essencial

  Planejar uma campanha no Facebook ou qualquer outra rede social deve seguir os mesmos preceitos de um planejamento de uma campanha de comunicação. 

  Você não faria a divulgação da sua empresa ou do seu serviço sem antes fazer algumas perguntas básicas:

  •   O que quero divulgar (a empresa, um produto ou um serviço?)
  •   Para quem? Um grupo de pessoas? Para outras empresas? Em uma região?
  •   Por quanto tempo?
  •   Qual o meu orçamento?
  •   Qual a mensagem? Vou destacar a qualidade? O preço? A localização? Qual diferencial?
  •   Qual o tom? Bem humorado? Sério e profissional? Credibilidade?
  •   Qual o objetivo? Aumentar as vendas? Tornar a marca conhecida? Aumentar a participação de mercado?


Da mesma forma, essas perguntas tem que ser respondidas antes de iniciar o investimento em divulgação nas redes sociais. 

3 - Conteúdo no lugar de propaganda

  A melhor estratégia de captura de novos clientes na internet é divulgar conteúdo e não propaganda. Se você é um médico, por exemplo, não pode lançar mão das ferramentas de apelo promocional, mas pode usar anúncios no Facebook para promover conteúdo educacional. 

  Uma boa estratégia nesse caso seria divulgar um e-book com dicas de saúde e alimentação, no caso de um nutrólogo, ou sobre hábitos saudáveis para uma boa visão, no caso de um oftalmologista, que direcionariam o visitante a uma página onde o mesmo forneceria um email para ter acesso ao e-book. A partir desse email é que se inicia um fluxo de nutrição automatizado que levará o visitante até o objetivo definido no planejamento, que pode ser nesse caso, por exemplo, a marcação de uma consulta com o médico.

4 - Medir para melhorar

  É preciso lá no planejamento definir quais os indicadores que são importantes acompanhar. Likes e compartilhamentos não pagam contas.

  O que importam são as conversões. Se a conversão desejada é o preenchimento de uma inscrição para um curso online, por exemplo, essa é a métrica principal.

  Se a conversão é o agendamento online de uma consulta com um dentista, essa é a métrica de conversão desejada e que deve ser acompanhada. Tudo que for feito para chegar a conversão, deve ser acompanhado para que possa serem feitos os devidos ajustes, mas o mais importante é a decisão de qual o objetivo de conversão a alcançar e qual a métrica usada para medi-ló.

5 - Calibrar as expectativas

  Existe um adágio popular para quem trabalha com investimento que diz que "o retorno é proporcional ao investimento". 

  Muitos empresários tem a falsa ilusão de que investindo R$ 500,00 mensais no Facebook ou outra rede social terão um retorno de milhares de reais em conversão. Pode até acontecer, mas por obra do acaso e não fruto de um investimento robusto.

  Tenha sempre em mente que o retorno será proporcional ao seu investimento e que casos que são noticiados com grande alarde na mídia como espetaculares, onde pequenos investimentos geraram grandes retornos são raros e por isso mesmo são alardeados pelos fornecedores.

Conclusão

  Investir em redes sociais não é mais uma decisão a ser considerada, mas uma obrigação das empresas que querem participar do jogo comercial atual.

  A questão é procurar uma empresa de marketing que possa assessorar sua empresa e criar uma estratégia de marketing nas redes sociais que torne sua empresa capaz de obter resultados reais investindo em marketing nas redes sociais. Se quiser saber mais sobre nossa consultoria de marketing, entre em contato conosco e vamos conversar.

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