Como o médico pode aumentar o número de clientes particulares

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 A realidade da medicina mudou bastante nos últimos 20 anos. Os planos de saúde tomaram conta da agenda dos médicos e se olharmos no horizonte a tendência é que esse quadro se agrave cada vez mais.

 Entretanto, em meio a esse cenário nebuloso encontramos vários profissionais que não "se renderam" a essa máquina monstruosa e estão conseguindo captar pacientes particulares que mantêm uma agenda de boa qualidade sem atropelos e fazendo um atendimento mais qualitativo do que quantitativo.

  Mas afinal como conseguir aumentar o número de clientes particulares? A resposta necessariamente passa pela seguinte questão: você deseja / necessita de resultados imediatos ou pode / planeja alcançar resultados no médio / longo prazo? 

  A resposta a questão acima é fundamental. Essa é a pergunta cuja resposta pode definir a carreira de um jovem profissional que acaba de formar em medicina ou que pode dar uma verdadeira revolução em alguém que já esta na profissão há algum tempo mas não tem obtido os resultados que gostaria, ou seja, esta "empacado"!

  O fato é que, como gostamos de dizer durante nossa consultoria e coach de carreira para médicos se você tem pelo menos um ano para investir em marketing pessoal e profissional as chances são de que você consiga criar e colocar uma estratégia de captação de pacientes particulares que vai realmente mudar sua vida profissional. Mas esta estratégia leva um tempo para amadurecer e esta longe de ser mágica ou rápida, porém é solida e firme como uma rocha, pois é baseada no seguinte tripé:


  1. Atração de visibilidade
  2. Construção de reputação
  3. Captação passiva de pacientes 

 O fato é que essas partes funcionam em conjunto mas é preciso que uma boa parte da fase de atração tenha sido realizada para que a reputação comece a ser construída para somente depois a captação de pacientes passe a funcionar. A grande sacada é que uma vez que essa máquina seja colocada em andamento ela passa a se auto alimentar e a gerar de forma perpetua novos pacientes.


De forma resumida a estratégia poderia ser entendida assim:

1 - Atração de visibilidade

   Um médico para ser reconhecido primeiro precisa ser visto. E a melhor forma para ser visto e encontrado é produzido conteúdo de qualidade que resolva dúvidas e problemas que seus potenciais pacientes tem.

   A internet mudou a forma como as pessoas procuram por informações. Se eu tenho um dor no peito vou procurar informações sobre essa dor no Google. Cabe ao cardiologista tem artigos, vídeos e qualquer outro conteúdo que respondam a palavra-chave "dor no peito". 

  Se o seu conteúdo for de qualidade e escrito da forma certa (nos ensinamos isso na nossa consultoria de marketing médico) seu texto ou vídeo será encontrado. E o melhor, será encontrado por alguém que pode ser o seu paciente (alguém que possivelmente pode ter um problema de coração).

  Esse é o melhor dos mundos: você não esta fazendo propaganda, esta conversando e respondendo de forma imediata a uma dúvida de alguém que pode ter um problema e orientando-o no seu conteúdo a procurar um especialista, que por acaso, pode ser você mesmo!


2 - Construção de autoridade

  Cada artigo, cada vídeo, cada e-book que você publica nos mais diversos canais: blog, Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, etc se torna um ativo precioso na construção da sua autoridade perante a comunidade que mais lhe interessa, ou seja, os seus potenciais pacientes.

  A autoridade é medida da sua reputação em relação a um tema específico. Para o profissional de medicina que deseja construir uma carteira de clientes / pacientes particulares não interessa muito o quão respeitado ele é perante os seus pares, ainda que isso seja muito recomendável, mas o tanto que ele é admirado e respeitado perante aqueles vão lhe procurar e pagar por seu atendimento, ou seja, seus pacientes.

  A construção da autoridade do profissional de medicina via internet acontece a partir do trabalho realizado permanentemente no item 1, ou seja, será o nível do seu conteúdo, do tanto que será doado aos seus potenciais pacientes que retornará para você em termos de autoridade e respeito.

3 - Captação passiva de pacientes

  Na medida em que sua reputação cresce mais pessoas se interessarão por ter sua assistência médica. Todo mundo quer contratar o melhor serviço. Nem todos podem pagar pelo melhor. Mas todos querem o melhor. Isso acontece comigo, com você e como todo mundo.

  Os pacientes que assistem ou leêm um conteúdo de qualidade que lhe ajuda a entender o que esta acontecendo ou responde a uma de suas dúvidas vão naturalmente buscar marcar uma consulta ou atendimento com o profissional que lhes forneceu essa solução.

   Isso acontece porque eles perceberam valor na informação passada. Muitos pacientes mesmo tendo uma associação de um plano de saúde preferem pagar uma consulta particular com um profissional que já lhes mostrou que sabe o que esta falando a ter que se submeter a uma consulta com um profissional totalmente desconhecido que talvez não tenha o nível de conhecimento demonstrado pelo profissional em questão.

   O fato é que reputação vende. Isso acontece com as marcas e isso acontece com as pessoas. No fundo, o passo a passo listado aqui visa tornar o médico uma marca. Uma marca de confiança. Visa também dar personalidade, tangibilizar o intangível, tornar acessível o que geralmente é imaterial: o conhecimento.

Conclusão

  Na nossa experiência com consultoria de marketing para médicos nos percebemos que aqueles que conseguem captar mais clientes particulares são os que determinadamente procuram cumprir um cronograma que vai além da sua prática médica, geralmente com a ajuda de uma empresa especializada. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajuda-ló a aumentar sua clientela de pacientes particulares;

Sênior Marketing | Sr. Site