Essa é sem sombra de dúvidas a pergunta que mais ouvimos em nossa consultoria de marketing e vendas de serviços.
Vendas são para empresas que visam os lucros o processo empresarial mais importante e fundamental. Sem vendas não existe negócio, simples assim. São as vendas que remuneram o capital do investir, que pagam os fornecedores, que geram investimentos, empregos e renda.
Em tempos de demanda em baixa, desemprego em alta e alto grau de incerteza econômica como aumentar as vendas. Em uma palavra: criatividade.
Incentivo a vendas
Várias empresas estão investindo em programas de incentivos a vendas para suas equipes de vendas. Vendedores que tem desempenho acima da média, mais do que nunca, devem ser premiados e reconhecidos. E não estamos falando da simples comissão.
É preciso entender quais são os tipos de incentivos que podem motivar os vendedores a se esforçarem mais como um bonus anual suplementar por desempenho adicional ou brindes mensais baseados em metas adicionais.
Apenas tome cuidado para não incentivar a venda a qualquer custo. Tudo que você não quer nesse momento é vender qualquer coisa para qualquer cliente. Estabeleça um conjunto mínimo de critérios que garanta que os clientes que sejam trazidos a bordo tenham um tempo de vida mínimo que seja vantajoso para a empresa.
Marketing e Vendas Afinados
Mais do que nunca é hora de afinar o perfil do seu cliente ideal. Prospectar custa caro. Fazer ligações, visitas e reuniões custa dinheiro.
Não perca o tempo da sua equipe comercial com clientes errados que não tem o perfil do seu cliente ideal. Não invista tempo e dinheiro em clientes que não podem comprar.
É hora de afinar o discurso entre marketing e vendas aumentando o diálogo entre as equipes bem afinados.
Marketing deve definir o avatar ou persona do seu cliente de forma a maximizar a comunicação da empresa para atrair os leads que compõem o tipo do seu cliente ideal apoiando o time comercial e encaminhando a esse os clientes que realmente já estejam em um estágio mais avançado do ciclo de compra, diminuindo o ciclo total de venda e o custo de venda.
Valorização do cliente
Olhe para sua carteira de clientes com atenção. Não é hora de perder clientes. Valorize os bons clientes.
aplique a regra de pareto. Veja quem são aqueles seus top 20% de clientes que são responsáveis por 80% da sua lucratividade.
Se sua carteira for muito pulverizada e essa regra não se aplicar tente agrupar clientes por categorias de compras ou perfis de compra sempre tentando visualizar aqueles mais rentáveis.
Dê um tratamento diferenciado para clientes fiéis, para aqueles que fazem compras constantes. Clientes diferentes merecem um tratamento diferenciado. É um erro que encontramos em nossa consultoria de marketing e vendas quando empresas tratam todos clientes de forma homogênea.
Conclusão
Para aumentar as vendas é preciso uma análise constante e cotidiana da sua empresa, dos seus processo. Igualmente importante é olhar para seu mercado, para seus concorrentes e para seus clientes.
Se você precisa de ajuda para aumentar as vendas da sua empresa nesse momento de crise entre em contato conosco e conheça nossa consultoria de marketing e vendas.
Sênior Marketing | Sr. Site