Vários autores que escrevem sobre vendas dizem que o pós-vendas é o início da próxima venda. E é a mais pura verdade.
Pense bem, em odontologia, até uma cliente se tornar um paciente houve uma longa jornada. Ele teve que tomar conhecimento da existência do seu consultório, seja através de um conhecido, ou impactado pela sua propaganda, ligou para seu consultório, fez uma avaliação, recebeu um diagnóstico, um plano de tratamento, uma negociação comercial e finalmente a venda.
Esse paciente não pode simplesmente cair em um "limbo". Ele é um ativo precioso do seu consultório e se você cuidar bem dele poderá criar um relacionamento benefício e duradouro para ambas as partes.
3 maneiras de fazer pós-vendas na odontologia
Na nossa consultoria de marketing para dentistas nos ensinamos 15 estratégias de marketing de fidelização de pacientes. Vamos compartilhar 3 maneiras de fazer pós-vendas que você pode implementar a partir de hoje no seu consultório ou clínica e passar a fidelizar seus pacientes e obter lucro a partir desse relacionamento:
1 - Peça indicações
Não estamos falando daquele tapinha nas costas no final da consulta dizendo "olha me indica para seus amigos ta bom?". Isso não funciona direito. No final do atendimento, apresente um ficha para seu paciente e com toda humildade peça o nome e telefone de um ou dois amigos, parentes ou conhecidos do paciente para que ele possa ligar e convidar para vir a clínica. Em troca, ofereça algum benefício real, como por exemplo um desconto ou isenção para cada paciente que fechar o tratamento. Mas seja honesto, não vá prometer e não cumprir.
2 - Crie um banco de dados
Com o banco de dados é possível interagir com os clientes e saber das suas necessidades. É possível fazer uma curva ABC, ou seja, segmentar aqueles clientes que em determinado horizonte de tempo gastaram mais dinheiro na clínica, ou seja, os que foram mais rentáveis e criar promoções especiais para eles, como por exemplo, um clube exclusivo ou V.I.P. que somente eles vão participar e que dão direitos exclusivos, como por exemplo,atendimento preferencial na marcação de consultas.Use a criatividade. A questão é premiar (e ser recompensado por isso com mais vendas) os melhores clientes.
3 - Ligue para os clientes
Clientes gostam de ser mimados. Reserve 1 hora do seu dia para ligar para aqueles top 10 clientes (os que pagaram mais) para saber como estão se recuperando, se tem alguma dúvida, se estão se sentido bem, etc, etc.
Fizemos isso com um cliente da nossa consultoria de marketing para dentistas em Goiânia que separou os seus 10 clientes de implante que fizeram as cirurgias mais importantes (em termos de valores investidos) e ligou pessoalmente para eles conforme roteiro acima. O resultado foi de que dos 10, 9 indicarão novos pacientes igualmente rentáveis.
O ser humano é uma criatura muito interessante. Um dos gatilhos mentais mais fortes é o da reciprocidade. Se faço algo por uma pessoa, essa pessoa automaticamente se sente impelida a fazer algo por mim também. Funciona mesmo. Faça o teste na sua clínica!
Conclusão
É importante que você implemente o pós-venda como um processo dentro da sua clínica ou consultório. O que é um processo? É algo que vai ser repetido de forma padronizada e continua dentro da sua estrutura.
Especialmente em tempos em que os clientes sumiram, o banco de dados de clientes atuais e passados é ainda mais importante. Cuide de cada paciente com carinho extremado. Dê toda sua atenção em cada consulta. Ainda que sua agenda esteja lotada e que seu atendimento seja de 30 minutos, que seja os melhores 30 minutos da vida daquele paciente na frente do dentista. O retorno será garantido!
Se você precisa de ajuda para aperfeiçoar seus processos de pós-vendas dentro da sua clínica e cuidar da retenção e fidelização dos seus pacientes, entre em contato conosco e vamos conversar.
Sênior Marketing | Sr. Site