3 estratégias de marketing para cirurgiões plásticos


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 Para ser considerado um cirurgião plástico de sucesso é preciso mais do que conhecimento técnico, diplomas e reconhecimento dos seus colegas médicos. É preciso ter um bom fluxo de pacientes.

 Apesar disso não ser um segredo, como atrair, captar e reter esses clientes continua a ser um mistério para muitos profissionais. A verdade é que não existe uma resposta mágica ou uma bala de prata.

Existe sim, um conjunto de estratégias de marketing para cirurgiões plásticos que implementamos em nossa consultoria de marketing médico que trabalham em conjunto para atingir os resultados almejados. Aqui vamos compartilhar alguns insights e dicas práticas de marketing para cirurgiões plásticos:

1 - Compreenda o processo de decisão dos pacientes de cirurgia plástica

  Pacientes de cirurgia estética tem um comportamento diverso daqueles pacientes da medicina em geral. Eles precisam de diminuir a dissonância cognitiva que sempre existe entre o momento em que sentem uma necessidade ou desejo por melhorar algum aspecto da sua aparência física e a concretização da contratação do tratamento cirúrgico específico.

  O cirurgião plástico pode diminuir essa dúvida ou aumentar sua certeza apresentando provas que aumentem a confiança do paciente em sua decisão. Isso acontece através de exemplos de casos, mas também a partir da comprovação do conhecimento do profissional acerca da situação sobre a qual o paciente estar prestes a se submeter, a competência do profissional, sua postura e confiança ao esclarecer sobre o procedimento, na estrutura física e operacional da clínica, bem como na firmeza do esclarecimento das dúvidas e objeções que por certo vão surgir na mente do paciente.

2 - Defina a persona do seu paciente

  A perfeita segmentação do mercado onde o cirurgião pretende atuar favorece sobremaneira o seu marketing e também a taxa de fechamento de vendas das cirurgias estéticas.

   A segmentação tem a ver com a identificação da Persona. Persona é diferente de segmentação. Persona não é apenas a identificação do seu público alvo. Público alvo é quando o médico diz que quer atender mulheres na faixa entre 30 e 45 anos, casadas, com alto poder aquisitivo. Já a persona é a materialização de uma paciente real com características físicas, de personalizadas, renda e comportamento observáveis e repetíveis dentro do seu mercado alvo. Exemplo:

  • Ana Luiza
  • 35 anos
  • Casada com um executivo de uma multinacional
  • Dois filhos
  • Curso superior completo mas não exerce sua profissão dedicando-se a administração do lar e da família.
  • Faz pelo menos duas viagens internacionais por ano
  • Frequenta academia diariamente.
  • Faz tratamento estéticos e spa uma vez por semana.
  • Leitora de revistas como Vogue e Exclusive.
  • Acessa sites como Instagram e Facebook pelo menos uma vez por dia seguindo páginas de personal trainers e de blogueiros ligados a moda, beleza e fitness. 
  • Consumidora de produtos de maquiagem e beleza de gama classe alta.
  • Frequenta festas e eventos acompanhando o marido
  • Tem forte influência nas finanças da família tendo papel primordial na decisão de compra dos bens familiares.


Perceba que a persona realmente traz a tona um pessoa real que tem sentimentos, que exerce um papel na sociedade e que mostra um padrão de comportamento muito semelhante a várias outras mulheres que teriam interesse em seu trabalho como cirurgião plástico.

3 - Direcione seu marketing para sua persona ideal

 Uma vez que esteja claro o perfil da sua persona toda sua comunicação deve ser dirigida ao seu perfil de cliente ideal.

  No nosso caso hipotético acima, ficou claro que a nossa persona acessa canais na internet de blogueiros ligados a moda e a fitness. Uma boa conduta seria entrar em contato com esses blogueiros e conhecer seus mídia kits. Os blogueiros atuais, como todos sabem, são grandes formadores de opinião,sendo que alguns deles tem milhões de seguidores a cada post. 

   A grande sacada é não gastar dinheiro investindo nos canais onde a sua persona não esta. A ligação entre resultado de investimento em publicidade e propaganda é uma razão direta do grau de conhecimento da sua persona, ou seja do seu cliente ideal, do seu perfil, dos seus gostos, dos sites que ele acessa, de como ele se informa, de que tipo de conteúdo ele consome e então montar um plano de comunicação para estar presente no canal certo, no momento certo e com a mensagem certa.

Conclusão

  O marketing é uma ferramenta poderosa à disposição do cirurgião plástico. Não como algo que manipule ou engane o cliente mas como uma peça de uma engrenagem maior que é o composto de marketing que tem como objetivo primário a satisfação total do cliente.

  Se você é um cirurgião plástico e deseja conhecer mais sobre marketing para cirurgia plástica entre em contato conosco e descubra mais sobre nossa consultoria de marketing médico.

Sênior Marketing | Sr. Site