3 estratégias de marketing médico que realmente funcionam

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 Na era atual, marketing e publicado tem ser tornado uma parte essencial do crescimento sustentável de qualquer profissional de medicina, seja trabalhando em um consultório de forma autônoma, seja em uma clínica com mais colegas ou em um grande hospital.

 A verdade é que mais e mais pessoas tem procurado na internet por informações relacionadas a saúde, doenças e tratamentos. Uma pesquisa do instituto e-bit que monitora a internet brasileira mostrou em 2013 que um dos 10 termos mais procurados na internet brasileira naquele ano foi "dicas de saúde". 

  Então caros doutores, estar na internet não é mais uma questão a ser pensada mas sim uma obrigação de todos os profissionais de medicina que sabem da importância do marketing para médicos.

 Durante nosso trabalho de consultoria de marketing para médicos ensinamos várias técnicas para nossos clientes que são estratégias de marketing médico que realmente funcionam. Abaixo vamos compartilhas 3 dessas técnicas:

1 - Websites e SEO

 O objetivo desse artigo não é entrar em detalhes técnicos já que ele foi criado visando a atender dúvidas de marketing na medicina para profissionais de saúde.

  Entenda que tudo em marketing atualmente gira de alguma forma em torno da internet. E a casa de qualquer empresa ou profissional na internet é o seu website. Isso mesmo. Ter presença no Facebook, Twitter ou outra rede social é interessante mas nenhuma delas é de fato do profissional de saúde.

  Entenda que quando você cria um website ele é seu e ninguém pode mexer nele nem altera-ló sem sua autorização. Isso já não acontece nas redes sociais. Quando você abre uma página do seu consultório no Facebook ele não é seu. 

 O Facebook "loca" aquele espaço de uso online de acordo com as suas próprias regras. E essas regras estão constantemente mudando. Veja, até pouco tempo atrás sempre que você postava alguma coisa no Facebook todos os seus contatos viam. Hoje em dia já não é assim. Apenas cerca de 15% da sua audiência vai ver seu post. Essas regras mudam e você tem que se adaptar. Então, entenda que a unidade primária de presença online do seu consultório/clínica é o seu website.

 Mas o que um site para médicos deve ter? Em primeiro lugar, pense no seu website como o local onde você vai construir a reputação da sua clínica, do seu consultório ou hospital. Em segundo lugar vai ser o local de captação de pacientes. E em terceiro lugar seu site médico vai ser o ponto de convergência de todas as suas atividades de marketing digital.

Um site ajuda os profissionais de medicina em dois sentidos:

1 - Aumenta a visibilidade do médico uma vez que ele passa a ser encontrado pelas pessoas que estão na internet procurando por um médico especialista.
2 - Aumentar a conversão, ou seja, o número de consultas ou tratamentos vendidos a pacientes particulares a partir do site. 

 Atente para o fato de que não basta ser encontrado (item 1) para que aja a conversão (ponto 2). É preciso que seja montada uma estratégia que leve visitantes do seu site a se tornarem pacientes. Nesse sentido, o SEO é um conjunto de técnicas que são aplicadas na redação do seu site e também fora dele que melhora dramaticamente a visibilidade de um site e aumenta o potencial de geração de marcação de consultas a partir do site.

2 - Marketing de Referência

 O velho boca a boca ou indicação ainda funcionam, mas com as redes sociais é possível maximizar o alcance desse trabalho.

 Pessoas confiam muito mais em outras pessoas do que em propaganda e publicidade. Os seus diplomas e títulos tem menos peso perante um leigo do que a referência de um amigo.

  O ser humano é um ser social e tem o interesse em ouvir e apreciar as avaliações que outras pessoas fazem a respeito de um produto ou de um serviço.

 Não perca a oportunidade de captar depoimentos de seus pacientes e disponibiliza-lós em seu site. Muitos profissionais acreditam que isso fere a ética médica segundo preceitos do CRM. Essa é uma discussão ampla e trataremos dela em outro artigo aqui no blog.

 Mas se você acredita que não deve colocar os depoimentos no seu site, permita que esses comentários aconteçam esporadicamente na sua fan page em uma rede social. Comentários espontâneos de pessoas satisfeitas com seu trabalho nas redes sociais valem ouro, assim como os negativos pesam como dinamite.

  Tenha consciência de que as redes sociais maximizam o que se passa no boca a boca tradicional. Pacientes contentes vão falar bem e pacientes descontentes vão falar mal. Tenha alguém responsável por cuidar da sua conta em redes sociais, de preferência uma empresa especializada em marketing médico que possa introduzir uma gestão profissional da sua conta.

 O fato é que referência vende. Todos nos já compramos um bem ou consumimos um serviço a partir da avaliação positiva de um colega ou mesmo de comentários de outras pessoas na internet. É importante entender que seus pacientes mais felizes vão se tornar "advogados" do seu consultório ou clínica. Apenas facilite isso para eles convidando-os a curtir sua página no Facebook ou a segui-ló em sua conta no Twitter. O efeito positivo virá gradativamente e de forma crescente.

3 - Implemente Uma Estratégia de Email Marketing

Todo visitante do seu site deveria sair deixando alguma coisa. O melhor seria que ele marca-se uma consulta via formulário do site ou ligando para seu consultório.

 Acontece que apenas uma pequena parcela dos visitantes do seu site vão ligar ou preencher um formulário marcando uma consulta.

 Isso acontece porque todos nos passamos por um processo chamado jornada do consumidor. Veja bem, quando alguém determina uma necessidade ou um desejo ela parte em busca de informações a respeito daquela necessidade, para posteriormente encontrar possíveis soluções, fazer sua avaliação final e ai sim contratar um serviço.

 Isso ocorre para processos simples como comprar uma borracha até processos bem mais elaborados como, por exemplo, marcar uma consulta com um cirurgião plástico. Perceba que esse caminho entre reconhecer que tem uma necessidade ou desejo e sua satisfação é repleta de desvios que fazem com que resumidamente, muitas pessoas possam visitar seu site e ainda não estarem prontas para marcar uma consulta.

  Mas o que 90% dos sites de profissionais de medicina no Brasil faz é deixar com que um visitante do seu webiste vá embora sem ao menos deixar uma informação fundamental: seu email.

 Pense comigo, você é uma cirurgião plástico e uma pessoa localiza seu site na internet e acessa-o, navega e vai embora. Existe grande possibilidade de essa pessoa ser um potencial paciente, ainda que no futuro.

 É preciso que seu site tenha uma estratégia clara de captura de emails e relacionamento com esse potencial paciente.

 Isso pode ser feito de várias formas, mas uma das mais populares e eficazes é ofertando algum tipo de material rico em informações que o visitante do site pode acessar em troca do seu email.

 O fato de alguém entrar no site e baixar, por exemplo, um e-book com o título "3 coisas que você precisa saber sobre rinoplastia" diz muito a respeito dessa pessoa.

 Uma estratégia completa de captura de visitantes e transformação desses em pacientes foge do contexto desse artigo e nos podemos lhe explicar melhor na nossa consultoria de marketing para médicos, mas o fundamental é que o médico entenda que o email é hoje em dia um poderoso ativo nas mãos de alguém com conhecimento em marketing.

 A boa notícia é que uma estratégia de email marketing para médicos pode trazer um fluxo constante de novos pacientes bem qualificados para seu consultório / clínica quando implementado corretamente.

 De fato, durante nosso trabalho de consultoria de marketing para médicos temos conseguido excelentes resultados para diversos profissionais quando trabalhamos os 3 pontos acima listados de forma integrada gerando resultados muitas vezes surpreendentes, aumentando a qualidade da captação de pacientes para o consultório, melhorando a qualidade de vida do profissional que trabalha com uma agenda com um número mais reduzido de pacientes, porém com mais qualidade, visto que são pacientes particulares.

 Se você médico acredita que o marketing pode fazer a diferença para sua clínica, se precisa melhorar a captação de pacientes para seu consultório, aumentar o seu faturamento e ter uma melhor qualidade vida, entre em contato conosco e vamos conversar.

Sr. Site | Sênior Marketing