Que 2016 não esta sendo fácil todo mundo já sabe. Alias, isso todos nos que vivemos o Brasil em 2015 percebemos de cara.
A questão é: Você vai ficar reclamando do governo, das condições da economia, da retração da demanda ou vai se adaptar a situação atual e seguir em frente com sua empresa?
Não sei você mas todo empresário de sucesso que eu conheço já passou por uma crise e esta ai de pé. Todos eles tem uma característica em comum: Reconhecem que a crise existe, que é forte mas não se paralisam diante dela.
Pelo contrário, empresários de verdade são postos a prova exatamente agora. Mas muitas pessoas que empreendem ou que pensam em empreender caem no conto do vigário que diz que para empreender basta ter uma boa ideia. Mentira!
Para empreender, hoje, ontem e sempre são necessários alguns elementos, com maior ou menor intensidade:
Uma ideia de um negócio viável - Ou seja, algo que tenha público consumidor em volume suficiente para que possa ser explorado comercialmente.
Um planejamento - Sim é importante ter uma boa ideia mas é tão ou mais importante ainda saber como executa-lá.
Recursos - Não adianta ter uma boa ideia e uma boa execução se não excelentes se os recursos (capital, pessoas, equipamentos, etc) não estão disponíveis. Existem vários "gurus" por ai dizendo que você pode começar um negócio sem dinheiro. Ok, pode até ser possível mas nesse caso não espere milagres. Sempre é necessário algum tipo de investimento e o retorno é sempre proporcional ao risco e investimento realizado.
Agora que você já sabe quais são os elementos básicos que toda empresa de sucesso tem porque não por em prática o seu plano?
Ah, então você não tem um plano ainda? Ou o seu plano é executar e ver o que vai dar? Cuidado, quem não sabe para onde vai pode acabar chegando a lugares indesejados.
Para enfrentar a crise é preciso muita disposição, conhecimento profundo do seu mercado, entendimento correto do que seu cliente valoriza no cenário atual, um bom plano de marketing que envolva a correta definição do seu mix de marketing (produto, preço, praça e promoção) e muita garra e inteligência para continuar mesmo com tantas adversidades.
É interessante lembrar que essa crise foi anunciada e empresas que tem uma cultura de planejamento e acompanhamento de resultados estão conseguindo suportar melhor essa fase.
O registro de dados que fazem sentido para sua empresa deve ser diário, quando se vende muito e principalmente quando se vende pouco. Apesar de não ser uma ciência exata, administrar uma empresa na crise tem muito de análise e interpretação de dados. Olhando para o passado é possível detectar padrões e comportamentos que influenciaram o futuro.
O seu plano de combate a crise passa necessariamente por um dialógo com seus clientes. Feliz da empresa que tem um canal de comunicação franco e aberto com seus atuais clientes e com seu mercado.
As vezes os empresários querem complicar, mas no nosso trabalho como empresa de marketing sempre buscamos medidas simples que favoreçam nossos clientes.
Uma dessas medidas tem a ver com perguntar ao seu cliente o que ele esta valorizando nesse momento. Se o cliente sumiu é hora de ir atrás dele não com o velho discurso de vendas mas sim com uma humilde postura de dizer que esta pronto para adequar seu produto/serviço a necessidade dele.
Alias, faz parte de todo departamento de marketing entender e atender as necessidades do seu público alvo.
Se o tempo é curto ou o conhecimento necessário para montar um plano de combate a crise na sua empresa é insuficiente nos estamos aqui para ajudar. Como uma empresa de marketing queremos ser seu parceiro nesse momento de crise e também quando esse ciclo terminar.
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Sr. Site Marketing Digital | Sênior Marketing Planejamento Estratégico de Marketing