Todo profissional de odontologia passa por parte da sua vida acadêmica estudando disciplinadas relacionadas à sua formação técnica. São horas e horas de estudo e dedicação para que finalmente esteja pronto para atuar profissionalmente.
O paradoxo se instala quando se constata que pouco ou nenhuma atenção é dada durante a universidade para que o profissional seja bem sucedido gerenciando o seu consultório ou clínica.
Claro, muito profissionais vão trabalhar em clínicas já estabelecidas e sendo remunerados por horar ou em cima de percentuais pactuados com o dono da clínica. Mas esse modelo de trabalho acaba por ser mostrar inviável ao longo do tempo, visto que, a realização pessoal e profissional tende a não aparecer.
Então, via de regra o profissional se junta a outros colegas e acaba abrindo um consultório multi-especialidades ou uma pequena clínica.
Os problemas não tardam a aparecer. E eles ocorrem, geralmente, em áreas onde o profissional não teve nenhum tipo de preparo prévio.
Claro, gerenciar uma clínica ou mesmo um consultório exige uma série de atividades que vão muito além ou são de outra natureza daquelas da formação de origem do profissional.
É preciso gerenciar, contratar, treinar, faturar, cobrar e ainda...executar.
Mas as coisas não precisam ser difíceis assim. Existe um caminho...
Os pilares de qualquer empresa.
É possível que um dentista se torne um profissional de alto desempenho? É possível gerenciar uma clínica e ter qualidade de vida? Como o dentista pode fazer a transição do trabalho técnico para o gerencial?
São perguntas que ouvimos diariamente durante nossa consultoria para dentistas. E a resposta é que sim, é possível se tornar um dentista de alto desempenho no gerenciamento de uma clínica ou consultório e vamos explicar como.
O primeiro passo que um dentista que esta se tornando um empresário precisa entender é que toda empresa possui alguns pilares básicos e uma clínica odontológica, claro também os tem. São eles:
Marketing
Toda empresa precisa fazer marketing. Mas o que é marketing? Marketing é o processo que sua clínica precisa ter para entender qual o seu mercado, quem é o seu paciente típico, o que ele procura, como é pode pagar, de forma ele paga, onde ele procura informações sobre o tipo de serviço que você presta e como comunicar que sua clínica/consultório pode ajuda-ló. Como se vê marketing não é somente propaganda, sendo esta uma tarefa importante dentro do composto de marketing.
Na sua clínica ou consultório pode ser que o responsável pelo marketing seja você, seu funcionário ou uma empresa de marketing contratada para auxilia-ló. Isso vai depender diretamente de quanto você estará disposto e preparado para assumir essa função e dedicar-se a ela.
Vendas
Uma vez que você saiba quem é seu cliente e onde ele esta, suas campanhas de marketing vão trazer o seu potencial cliente para dentro da sua clínica.
Nesse momento em que o cliente tem o primeiro contato com sua clínica a venda começa a acontecer; Diferente do que muitos dentistas pensam, a venda não acontece totalmente dentro do seu consultório.
A venda acontece de verdade por consequência de uma série de fatores que passa desde o início com o composto de marketing correto, com o atendimento, com as características físicas do seu estabelecimento e principalmente da forma como o paciente percebe tudo isso.
Sem vendas não existe consultório ou clínica. Simples assim!
Financeiro
Toda clínica precisa ter procedimentos de faturamento bem estabelecidos. Já fiz consultoria para dentistas que tinham um grande faturamento mensal mais fechavam as contas no vermelho todo mês.
É preciso ter claro como será feito a cobrança, quem fará a cobrança, quais os procedimentos para administração do fluxo de caixa que é o dinheiro que entra e sai da clínica/consultório todos os dias, etc.
Cabe ao financeiro que pode ser uma pessoa ou o próprio dono ter um controle preciso de quanto a empresa fatura e uma visão muito clara sobre o que é custo, despesa e receita. Se você não tem esses conceitos de forma clara, cuidado! Sua clínica /consultório estão em perigo.
Produção
Em uma clínica odontológica os processos de produção tem a ver com o atendimento propriamente dito.
Aqui entram em campo os dentistas que podem ser os sócios ou outros profissionais contratados. É preciso ter procedimentos claros de como cada atendimento deve ser feito. Não estamos falando aqui de padronizar o atendimento, até porque isso não é possível, mas sim de criar um certo "ritual" que vai desde o momento anterior ao paciente entrar no consultório até após sua saída dele.
Existe na odontologia um mito de que se o paciente saiu da cadeira e não fechou o tratamento ele não volta mais. Mentira!
O que existe é que muito paciente não esta pronto para comprar naquele momento ou não foi suficientemente encantado pela sua equipe e por você para fechar o plano de tratamento.
Nesse caso é preciso rever cada área, cada ponto de contato com o paciente e principalmente se sua clínica esta captando o paciente certo, o que é uma função do seu marketing.
Que fique claro que essa divisão departamental é lógica e não física, sendo possível que uma mesma pessoa desempenhe mais de uma função.
Se o dentista deseja ter qualidade de vida e um fluxo constante de pacientes precisa seguir uma receita bem objetiva:
- Estudar o mercado e definir o paciente ideal (Marketing).
- Vender os planos de tratamentos para os pacientes através de toda a equipe (Vendas).
- Faturar e receber pelos tratamentos prestados além de gerenciar os pagamentos de dentistas e funcionários de forma a gerar lucro para a clínica. (Financeiro).
- Atender aos pacientes com a melhor técnica e principalmente com o melhor atendimento (Produção).
Para gerenciar uma clínica odontológica é preciso mais que a formação técnica do dentista. É preciso que o mesmo desenvolva um perfil empreendedor e entenda quais são as macro-funções do seu consultório/clínica para que o mesmo possa retornar para ele em satisfação pessoal, retorno financeiro e qualidade de vida.
Se você deseja ter assessoria especializada de marketing e gestão para gerenciar sua clínica odontológica, entre em contato conosco e vamos conversar.
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