Todo consultório ou clínica odontológica existe em função dos seus pacientes. Consideremos que o paciente ocupa dentro da clínica um lugar central e que ele representa para a sua clínica duas figuras distintas:
A - Paciente
Aquela pessoa que busca por solução de uma dor, aqui no sentido mais amplo, não de dor física, mas também para uma angústia, uma ansiedade ou um incômodo que precisa resolver com tratamento odontológico.
B - Cliente
Todo paciente é um cliente, mas nem todo cliente é um paciente? Não entendeu? Vamos dar um exemplo: Uma criança de oito anos pode ser seu paciente de tratamento ortodôntico mas o cliente é seu pai que paga pelo tratamento.
Dessa forma, podemos entender que o cliente é aquela pessoa com recursos financeiros e autoridade para contratar e pagar um tratamento odontológico, seja para sim ou outrem.
Um dos grandes dilemas da odontologia, seja ela praticada em um pequeno consultório individual ou em clínicas de alta demanda é o absenteísmo. Isso acontece também em outras modalidades de atendimento a saúde, como consultórios médicos, profissionais de psicologia e fisioterapia.
Pratica recorrente no mercado de saúde que não leva a lugar nenhum e não diminui o absenteísmo é a confirmação da agenda por uma secretária ou profissional de telemarketing um dia antes da consulta marcada.
Vamos fazer uma reflexão. Atualmente uma pessoa média que vive na área urbana das cidades brasileiras passa por uma rotina intensa de atividades. As pessoas trabalham, estudam , se divertem, namoram, cuidam dos filhos, fazem trabalhos domésticos, etc. Por outro lado, somos bombardeados diariamente por uma série de requisições que usem nosso tempo e atenção.
Vivemos a era da "economia da atenção". Se um paciente, digamos, que faz um tratamento ortodôntico, onde em média o período entre uma consulta e outra é de 30 dias somente receber um lembrete por SMS ou uma ligação na tarde anterior ao seu retorno ao consultório terá muita probabilidade de se ausentar.
Isso acontece porque sua marca, sua presença foi nula durante um intervalo de quase 30 dias na vida desse paciente / cliente. Enquanto isso muitas outras coisas demandaram a atenção do seu paciente/cliente fazendo-o se dispersar do seu tratamento e mostrando a ele que talvez, não seja preciso cumprir o compromisso acertado com sua clínica/consultório.
Qual a solução para diminuir a taxa de absenteísmo de pacientes? Mantenha-se conectado no dia a dia do seu paciente. Como? Use a automação de marketing para criar um relacionamento profundo, cotidiano e forte com seus pacientes/clientes.
Na nossa consultoria de marketing para dentistas e na consultoria de marketing para médicos orientamos nossos clientes a montar um plano de comunicação permanente com o seu paciente, não somente para lembra-ló do seu compromisso a cada x dias mas para, principalmente, motiva-ló e engaja-ló com sua clínica ou consultório.
Usando ferramentas digitais baratas e práticas como o SMS e o Email Marketing, dentro de uma estratégia bem planejada, nos fazemos com que o paciente conviva dentro de uma "comunidade" junto com os demais pacientes da clínica mantendo-o educado, motivado e inspirado a continuar seu tratamento reduzindo quase a zero a absenteísmo.
Concluindo, pode-se afirmar com muita certeza que clínicas e consultórios que mantêm um programa estruturado de comunicação com seus clientes/pacientes educando-os e comunicando-se com eles de forma permanente fornecendo conteúdo (textos,artigos, vídeos, etc) que os motive a continuar o tratamento tem taxas reduzidas de faltas as consultas.
Se você tem interesse em saber mais sobre como fazer que seu paciente não falte a sua consulta entre em contato conosco e descubra mais sobre nossa consultoria de marketing para médicos e nossa consultoria de marketing para dentistas.
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