Todos os anos formam-se aproximadamente 12.000 novos profissionais de odontologia no Brasil. Eles vão se juntar aos mais de 220.000 profissionais em atuação dentro do país.
Cada profissional geralmente escolhe uma área da odontologia para se especializar e logo se vê de frente do mercado. Não demora muito para o jovem profissional de odontologia perceber que muita coisa sobre o seu mercado não foi abordado durante seu curso:
- Como captar pacientes para seu consultório/clínica?
- Como reter pacientes na clínica para que eles completem os tratamentos?
- Como cobrar um valor justo pelo trabalho do cirurgião-dentista?
Essas e outras perguntas acabam muitas vezes sem respostas e não raro, muitos profissionais desistem de exercer a profissão.
Então, de repente eles começam a receber propaganda de "gurus" de captação de pacientes. Quase como uns "milagreiros" esses "profissionais" prometem captar 200 a 300 pacientes em até 60 dias e lotar a agenda do dentista. Maravilha, não é mesmo? Não, não mesmo.
É nessa hora que o profissional de odontologia deve ficar atento para 3 mitos da captação de pacientes para dentistas mais comuns que já nos relataram os profissionais de odontologia que participaram da nossa consultoria de marketing para dentistas:
Mito 01 - Basta ter uma formação acadêmica de ponta
Na faculdade geralmente ensinam ao profissional que se você estudar bastante, tirar boas notas e for aprovado estará com o futuro profissional garantido.
Ok, muitas vezes não é disto dessa forma, mas a uma indução clara do profissional a ser um super especialistas, uma "referência" na sua área pois com isso, os pacientes virão. Não virão.
Acontece que ter um diferencial realmente de destaque do ponto de vista técnico já não é suficiente. Hoje em dia, em qualquer ramo de especialização da odontologia (ortodontia, implantodontia, etc) existem vários profissionais de grande competência e notório saber.
Colocar seus diplomas na parede da recepção é muito importante, mas não fará aumentar sua carteira de clientes, ou pacientes, como queira chamar de forma acelerado e em volume suficiente para gerar o lucro desejado.
Mito 02 - Tenha Tecnologia de Ponta
Claro, tecnologia de ponta é importante, pois equipamentos mais modernos garantem um melhor diagnóstico, mais conforto no tratamento do paciente e eficiência nos resultados, mas a tecnologia por si só não vai captar mais pacientes.
Acontece que as pessoas não estão preocupadas, a princípio, se seu consultório tenho o equipo topo de linha, a última milha em raio X ou qualquer outra tecnologia odontológica. As pessoas querem solução para seus problemas e aos olhos dos leigos fica muito difícil destacar em alto e bom som as vantagens de um equipamento A ou B.
Por outro lado, a tecnologia também se massificou e esta cada vez mais comum, mesmo em consultórios pequenos e situados em bairros modestos encontrarmos o que há de melhor em termos de tecnologia odontológica.
Entenda que, ao não ser, que o seu equipamento traga um resultado de pelo menos 50% de eficiência/benefício do que os tradicionais E seja o único no mercado, não fará diferença do ponto de vista qualitativo a tecnologia que você tem para a captação de pacientes.
Mito 03 - Confiar no boca a boca
Interessante como a tecnologia evoluiu, os currículos acadêmicos de odontologia evoluíram, mas as práticas de captação de pacientes continuam as mesmas.
Entenda que há cerca de 20 anos, o boca a boca era sim muito eficaz. A concorrência era bem menor e o custo de mudar de profissional era alto, do ponto de vista do paciente.
Não havia tecnologia suficente para localizar e apontar onde os profissionais estavam. Era preciso tomar uma decisão que fosse economicamente viável para o paciente e sem saber, muitas vezes ele acabava pagando mais caro por isso.
Esse tempo se foi. Hoje em dia com a quantidade de dentistas atuando no mercado, com a massificação dos tratamentos e com o acesso à informação pelos pacientes a sistemática de captação de pacientes mudou completamente.
É preciso sim que o profissional invista em novos canais de divulgação fugindo da dupla panfleto/cartão de visitas e explorando canais digitais como redes sociais, website, vídeos, email marketing e SMS Marketing.
Concluíndo, pode-se afirmar que engana-se que é fácil fazer captação de pacientes e talvez o maior mito de todos seja de que o dentista é o profissional mais preparado para fazer captação de pacientes. Definitivamente não é. É necessário a contratação de uma empresa de marketing profissional que vai dar mais visibilidade para seu consultório/clínica, gerando mais orçamentos e gradativamente expondo sua clínica a pacientes mais qualificados. Se você tem interesse e ter uma assessoria profissional de marketing, entre em contato conosco.
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