Profissionais de saúde tem uma rotina intensa. Geralmente são muitas horas dedicadas ao atendimento de pacientes, pedidos e conferencias de exames, deslocamento entre consultórios, etc.
Dentro da rotina de qualquer profissional de saúde deve ser alocado um tempo para o planejamento de marketing do seu consultório.
Dentro de um plano de marketing devem ser tratadas duas grandes vertentes:
A - O marketing externo
Conjunto de ações on e off line que visam atrair, captar e converter novos pacientes em um fluxo constante que permita ao consultório pagar suas contas e ao mesmo tempo aferir lucro.
B - Marketing interno
Também chamado de endomarketing, são todas as ações de relacionamento com os seus atuais pacientes/clientes que fortaleçam seu relacionamento com os mesmos de forma a gerar uma relação benéfica e duradoura entre as partes.
Todo mundo já ouviu falar que o custo de captar novos pacientes é muitas vezes superior ao custo de reter seus pacientes atuais. De fato, convencer desconhecidos de que seu consultório é o mais capaz de atender suas demandas tem se tornado, cada dia mais, uma tarefa muito difícil.
Na nossa prática em consultoria de marketing para médicos e na consultoria de marketing para dentistas já vimos casos em que o faturamento mensal da clínica ou consultório aumentou em até 40% colocando-se em prática ações de retenção e fidelização de pacientes.
Com a nossa experiência adquirida em consultoria de marketing para médicos e consultoria de marketing para dentistas, gostaríamos de passar 3 dicas de retenção de pacientes que são fáceis de colocar em prática e de resultado comprovado.
1 - Atualize seu cadastro
É incrível mas acontece muito mais que o normal. A quantidade de consultórios que não mantêm seu cadastro de pacientes atualizados é impressionante.
Com a facilidade que os pacientes encontram hoje em dia para trocar de número de celular fica evidente que os dados de contato do paciente devem ser conferidos toda vez que ele retorna ao consultório.
Certa vez fizemos uma consultoria de marketing para um clínica odontológica de alto giro no interior de São Paulo e constatamos que cerca de 40% do cadastro de pacientes tinham dados inconsistentes e desatualizados. 40%.
Então imagine. Você investe dinheiro na atração desse pacientes seja por banners online, mídia de rua, TV, jornal ou rádio, consegue trazer seu paciente até seu consultório, gasta seu tempo clínico para atende-ló, ele fecha o tratamento e...você não consegue mais falar com ele porque seu cadastro esta errado.
Treine sua recepcionista para atualizar o cadastro toda vez que o paciente voltar ao seu consultorio. Torne isso uma atividade dentro da ficha de serviços do cargo de recepcionista ou de outro profissional do seu consultório.
2 - Mantenha contato
Pacientes que fecham tratamentos que são recorrentes e pagam algum tipo de mensalidade (tratamentos dentários, fisioterapia, etc) devem ser permantemente lembrados do compromisso assumido.
Isso deve ser feito de forma sutil e não como uma cobrança que importune o paciente. Uma das melhores formas de se manter ativo na mente do seu paciente e criar o compromisso dele com seu tratamento é fornecer a ele informação que lhe seja útil e motivadora.
Certa vez, montamos um programa para uma clínica odontológica em Curitiba, onde os pacientes em tratamento ortodôntico recebiam 1 vez a cada 8 dias uma mensagem de SMS Marketing com textos motivacionais para a continuidade do tratamento. Eram mensagens do tipo: "Você esta indo muito bem! O seu sorriso esta mais bonito a cada dia. Continue seu tratamento na clínica XYZ"
Mensagens simples como as enviadas acima trabalham gatilhos mentais que fazem o seu paciente se lembrar tempo todo dos objetivos que ele esta perseguindo (um sorriso bonito) mantendo-o determinado a continuar. E o melhor é que um sms marketing custa perto de 5 centavos para ser enviado. Existem excelentes programas de disparo de SMS Marketing no mercado. Procure um que atenda sua demanda.
3 - Não deixe para última hora
Prática recorrente em 10 a cada 10 consultórios que já tivemos contato em nossa consultoria de marketing para dentistas e na nossa consultoria de marketing para médicos é a confirmação da agenda um dia antes da consulta do paciente.
Pense bem, todos nos temos milhares de compromissos todos os dias: trabalho, escola, faculdade, filhos, festas, eventos, compras, etc.
Com tanta coisa na cabeça pode ser que sua consulta pode ter sido esquecida. Lembrar o paciente um dia antes da consulta ajuda mas não resolve. A não ser que seja por um problema de saúde muito sério, ninguém vai cancelar a sua viagem ou o cinema do dia seguinte por conta da sua consulta que pode ser remarcada.
Monte um plano de confirmação de agenda. Essa é a grande sacada. Existem programas que automatizam o envio de mensagens por email e sms que uma vez programadas executam uma rotina de comunicação automatizada com seu paciente.
O ideal é conjugar a dica número 2 com a atual. Ou seja, aproveite o envio de um sms motivacional para junto com um email periódico lembrar o paciente da sua consulta.
Na nossa consultoria sugerimos sempre disparar um email de aviso faltando 10 dias para a consulta, um faltando 3 dias e no dia anterior 1 sms de alerta.
Clínicas e consultórios que seguiram nossa consultoria geralmente tem uma redução no absenteísmo variando entre 25% a 50%.
Veja bem, todas as dicas acima tem custo marginal para serem implantadas e somente precisam ser bem orientadas. Revise uma vez por mês os resultados que esta alcançado e conserte o que não esta funcionando direito, mas sempre lembre-se que reter pacientes é mais barato, vantajoso e rentável do quer ficar tentando trazer gente nova todos os dias.
Se você gostou dessa dica e quer saber mais sobre nossa consultoria de marketing para dentistas ou nossa consultória de marketing para médicos entre em contato conosco e fale com um consultor.
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