Por que seus anúncios no Google Adwords não vendem


 O Modelo A.I.D.A descreve uma sequência de passos em que qualquer consumidor, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica atravessa desde o momento em que começa a procurar por uma solução de um problema até a efetiva realização de uma compra de um produto ou serviço.

Para ilustrar vamos usar um exemplo real. Imagine que uma pessoa deseja viajar nas suas férias para um lugar agradável onde possa ter momentos relaxantes com sua família.

O primeiro passo que essa pessoa faz é ir até a internet e possivelmente usando o Google começar a procurar por lugares agradáveis para visitar. Você pode buscar por termos genéricos como "Praia" ou "Hotel Fazenda" e aos poucos ir refinando sua busca com termos mais específicos como "Praias do nordeste" ou "Hotel fazenda em Minas Gerais".

 Nesse momento é fundamental que sua empresa apareça para essa pessoa como alguém que ofereça informações uteis e que respondam as perguntas do potencial cliente. Continuando com essa analogia, se sua empresa é uma agência de turismo poderia escrever um artigo com o chamativo título de "As 10 melhores praias do Nordeste" ou "5 hotéis fazenda imperdíveis". Esse artigo deve ser postado no seu site e divulgado via redes sociais e mecanismos de busca como o Google Adwords.

  Note bem, estamos na camada de "Atenção" da matriz A.I.D.A, ou seja, o que a empresa de turismo procura aqui não é fazer uma venda direta mas atrair a atenção do possível cliente ofertando uma resposta direta á dúvida da pesquisa executada no Google.

   Bem, se seu anúncio foi realizado da forma correta ele vai atrair muitos visitantes para o seu site. Esses visitantes vão entrar no seu site e ler o artigo. Nessa mesma página do seu site deve haver uma oferta de um conteúdo a mais, uma oferta ou isca digital como dizemos que agregue ainda mais informações para o seu potencial clientes. Seguindo a mesma linha você poderia sugerir que o visitante baixasse um e-book chamado "Os 5 melhores resorts do nordeste". Em troca você vai pedir o email do visitante.

   Todos aqueles visitantes que baixaram seu e-book cruzaram a segunda fronteira da matriz A.I.D.A. Você despertou o interesse do visitante e ele baixou o e-book lhe deixando uma preciosa recompensa: Seu email.

  De posse desse email sua empresa, ou no caso do exemplo, a agência de viagens deve disparar uma sequência de emails que visem provocar no cliente a sua "intenção" de compra. A periodicidade do envio da sequência de email e a qualidade do material a serem enviados devem ser minuciosamente estudados pelo consultor de marketing digital em conjunto com o cliente.

  A medida que os leads recebem os emails da agência o filtro dos realmente interessados vai se afunilando tal qual na figura acima. Ou seja, muitas pessoas que informaram o email lá trás no momento que baixaram o seu e-book não permaneceram na lista, pedindo para sair ou simplesmente ignorando a sua sequência de emails.

  Com as ferramentas certa é possível determinar quem abriu sua sequência de emails, quem clicou em determinado link e com isso ao final da campanha estaremos de posse de um subconjunto de emails de pessoas que seguiram cada email que foi enviado demonstrando genuíno interesse pelos seus textos.

  Serão esses prospects ou leads que devem receber uma abordagem comercial que dependendo do caso pode ser um email como uma oferta especial, como por exemplo, no caso da agência de viagens, um pacote "inesquecível de 5 dias all inclusive para o nordeste", ou então uma abordagem direta via telefone convidando-o a vir a loja para receber uma oferta especial.

  O assunto claro é muito mais complexo e repleto de nuances de forma que somente uma agência de marketing profissional poderá responder, porém fica claro que:

Se você somente faz divulgação no Google ou Facebook, esta trabalhando somente na primeira camada da matriz A.I.D.A, ou seja na atração, o que como vimos esta longe de fazer algum cliente comprar.
O planejamento, estudo e detalhamento do material, bem como do fluxo de captura de visitantes e transformação deles em clientes pode ser curto ou lento, dependendo do ciclo de compra de cada negócio. Ou seja, o ciclo de compra de um fogão via loja online é mais curto do que a compra de um carro e bem mais curto ainda do que a contratação de um serviço especializado de consultoria.

Esperamos que com esse artigo fique claro para você empresário porque seus anúncios no Google Adwords não trazem o resultado que você espera.

Sr. Site
Empresa de marketing em Belo Horizonte