Planeje o marketing para 2016


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 Fim de ano chegando, arrumação na loja ou na empresa para tentar recuperar o prejuízo. O fato é que a maioria dos empreendedores não tem tempo para parar e pensar como vai ser 2016.

Apesar de ser verdade que a vida do pequeno e médio empreendedor é uma loucura, é verdade também que sem planejamento as empresas ficam como um navio navegando em um mar bravio...ao sabor das ondas!

 Sua empresa não pode entrar 2016 sem um planejamento de marketing, por isso estamos compartilhando com vocês algumas ações que precisam ser feitas ainda em 2015 para que 2016 seja mais previsível:

1 - Olhe o passado

 É importante analisar os números da empresa sobre alguns aspectos no final do ano. Quantos clientes novos nos adiquirimos nos últimos 12 meses? Teve um mês que se sobressaiu mais? Por que? Que campanhas nos fizemos que tiveram mais sucesso? Quantos clientes saíram da nossa carteira? E o faturamento, como foi? Estável? Cresceu? Diminui? Quanto?
 Olhe para o passado com olhos atentos de um bom aluno. Aprender com o passado, principalmente com os erros é muito importante para não ter o mesmo tipo de problema em 2016, para fazer ajustes e correções.

2 - Onde você quer chegar em 2016?

 Faça um exercício de imaginação e visualize sua empresa em dezembro de 2016. Como ela vai estar nesse momento em relações a vários aspectos? Financeiramente, vai crescer mais? Vai ficar estável? Vamos fechar filiais? Qual o tamanho da equipe que pretendo ter nessa data? Que tipo de cliente vou estar atendendo? Estarei vendendo os mesmos produtos e serviços em dezembro de 2016?
  Projetar um cenário futuro é fundamental para nos ajudar a visualizar quais são os caminhos que devemos seguir para chegar até o cenário desejado.

3 - Defina metas realistas

2016 possivelmente vai ser um ano difícil. Digo possivelmente pois não conheço o seu mercado. Mesmo na crise existem mercados em crescimento. Posto isso, imaginando que sua empresa esta inserida em um mercado de queda nas vendas em virtude do desaquecimento da economia, vale a pena definir metas realistas.

  Metas precisam de números e datas para acontecer. Metas sem números são apenas desejos. As metas precisam mover as pessoas para frente, motiva-lás a conseguir atingir o cenário desejado, mas para isso não podem ser irreais ou utópicas. Falar que a meta é crescer 150% até o final de 2016 parece loucura para a grande maioria das empresas atualmente.

Enfim, o marketing é um processo gerencial muito importante para ser deixado de lado. Seja qual for o mercado da sua empresa, uma coisa é certa: Defina agora no final do ano o seu plano de marketing para 2016.

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