O ano de 2015 esta chegando ao final e com muitas dificuldades para a maioria das empresas que estão no mercado.
De fato, a grande maioria dos segmentos tem sentido os efeitos da recessão. Mas será que existe algum forma de mudar o cenário já no curto prazo?
Parece que do ponto de vista macro-econômico não existe muito o que fazer mas a verdade é que e ainda existe muito dinheiro no mercado. Pense bem, o PIB brasileiro é superior a 1 trilhão de reais! Parte desse dinheiro é seu, da sua empresa. Então, vamos listar 3 dicas de marketing para 2016 que vão ajudar sua empresa a ganhar visibilidade e ter bons resultados em 2016. Vamos la:
1 - Ganhar visibilidade
Em cenários recessivos é comum que os empresários fechem as torneiras para investimentos em marketing. Esse é um passo previsível e um erro gerencial que 9 em cada 10 empresários cometem.
Você pode aproveitar a falta de visão dos seus concorrentes e ganhar mercado exatamente na falha dos concorrentes. É exatamente quando todo mundo põe o pé no freio que fica melhor para investir em marketing.
Em uma análise utilizando o Google Trends, uma ferramenta de análise de tendências, baseadas em busca do Google, percebe-se que em 5 setores pesquisados (Alimentação, saúde, construção civil, consultoria e moda) os investimentos em divulgação caíram em média 25%. Acontece que no mesmo período de pesquisa o volume de buscas por esses segmentos no Google cresceu em média 40%! E o custo por clique caiu dramaticamente na grande maioria dos segmentos, fruto da relação típica entre demanda x procura. Ou seja, menos empresas comprando espaço de divulgação e mais gente pesquisando pelo assunto.
Um olhar mais atento sobre as informações acima demonstra claramente uma tendência das pessoas pesquisarem mais sobre um tema e fazerem sua seleção com mais critério quando o dinheiro esta escasso.
Por outro lado, anunciantes que se mantêm ativos ganham muito mais visibilidade e melhor, pagando menos por essa visibilidade exatamente porque os concorrentes se contraíram.
Conclusão óbvia, somente quem é visto é lembrado.
2 - Investir em networking
Networking pode se entendido com a "arte do relacionamento". É incrível como os empresários brasileiros, em sua grande maioria, mantêm um comportamento avesso a fazer networking.
Em momentos de crise econômica onde as pessoas e empresas apuram seu faro para investimentos muitas vendas acontecem por indicação e por isso é importante manter o relacionamento com seus parceiros, clientes e fornecedores.
Mas atenção o networking não deve ser encarado como um fim em sí mesmo. É preciso nutrir um desejo sincero de participar de uma comunidade empreendedora onde todos ganham.
3 - Reposicionamento de mercado
Talvez os resultados que sua empresa almeja não estejam sendo alcançados em virtude de uma falha no seu posicionamento de mercado.
É muito comum que empresas que tenham algum tempo de mercado precisem passar por um processo de reposicionamento de mercado.
Isso acontece não porque houve um erro de posicionamento, mas muitas vezes em virtude da evolução da empresa, do mercado ou de ambos.
É preciso, em bases periódicas, que o empresário faça uma reflexão e um questionamento se o mercado em que esta inserido ainda é lucrativo ou se seu posicionamento esta correto. Isso faz parte de uma filosofia de gestão voltada para o marketing onde o cliente (correto) e sua satisfação estão no centro das ações empresariais.
Sr. Site