3 ações para aumentar o ticket médio da sua loja virtual

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  As lojas virtuais vem se tornando a vedete do varejo, especialmente em momentos de crise. Para aqueles que investiram na criação de uma loja virtual, seja como um novo canal de vendas para quem já tem um ponto físico ou para aqueles cuja a venda online é a forma básica de vendas, preparamos algumas dicas que vão permitir que sua loja virtual tenha um número de vendas mais elevado e que principalmente incrementem o valor do ticket médio de seus clientes.

Definindo ticket médio

Ticket médio é o valor que cada cliente gasta, em média, nas compras em sua loja virtual. Para calcula-ló é preciso dividir o valor total de vendas em um período (mês por exemplo) pela quantidade de pedidos no mesmo período.

Exemplificando: Uma loja que vendeu um valor total de R$ 120.000,00 em 1 mês e que teve uma quantidade total de pedidos nesse período de 6.000 pedidos tem um ticket médio de R$ 20,00.

1 - Começando - Metas

A primeira coisa a se fazer para aumentar o ticket médio é definir uma meta. Sim, se nos não sabemos onde queremos chegar não vai existir plano de ação que dê resultado. Então, o primeiro passo é definir claramente qual sua meta.

Exemplos:


  • Aumentar o ticket médio em 20% no prazo de 6 meses.
  • Elevar o ticket médio para R$ 200,00 no setor de eletroeletrônicos em 3 meses.


Metas devem ser claras e apontar um direcionamento em números do que se pretende atingir

2 - Determinar as ações

Definidas as metas para o ticket médio é preciso analisar quais as ações que vão contribuir para o atingimento da meta. Pode ser necessário aumentar a exposição da marca, seja através de links patrocinados ou divulgação offline.

É importante que o plano de ações contemple a descrição das ações a serem realizadas, o responsável por cada ação, a sua duração e o custo.

Uma ação típica poderia ser:

Ação:Investir em link patrocinados do Google
Responsável: Agência tercerizada
Duração: 6 meses
Custo Total: R$ 10.000,00

Observe que para obter resultados concretos é fundamental que o plano de ação se baseie em números do histório da empresa. Por exemplo: Informações sobre a taxa de conversão são fundamentais. Assim, o investimento a ser feito em publicidade tem que ter uma base solida. Se para cada 30 cliques é realizada uma venda, qual será o investimento necessário em divulgação para que a meta esperada seja atingida.

  Não é possível determinar valores aqui, pois é necessário que o planejamento seja feito caso a caso.

3 - Acompanhamento

Metas sem medição e sem acompanhamento não tem valor algum. É fundamental que o responsável pelo plano de ação acompanhe a efetividade das ações dia a dia e faça as devidas correções para avaliar se o resultado esperado esta sendo concretizado.

  Para um bom acompanhamento é necessário que na fase de planejamento sejam definidos quais são os indicadores que serão acompanhados pela equipe da empresa. Esses indicadores funcionaram como termômetros que transmitiram a realidade da campanha em relação ao previsto. Alguns indicadores interessantes são: Quantidade de cliques, quantidade de conversões, valor médio de cada conversão, valor médio por conversão (Custo de aquisição) e outros que devem ser analisados em conjunto com a equipe para refletirem o real sentido do investimento.

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