Imagem: Ciclo do inbound marketing | Fonte: socialyze.ca
O marketing digital evolui a passos largos e ferramentas como redes sociais, blogs e email marketing já fazem parte do conjunto de ferramentas do departamento de marketing de muitas empresas.
Acontece que o puro domínio das ferramentas não garante nenhuma vantagem competitiva para nenhuma empresa. É preciso uma metodologia de trabalho que integre o arsenal de ferramentas de marketing digital a um plano elaborado que contemple desde a atração de visitantes para um site ou página de destino até o momento em que executa a compra e indo mais além na fidelização e encantamento do cliente.
O Inbound Marketing é uma metodologia que procurar aliar o comportamento típico de compras de um consumidor na internet as ferramentas de marketing digital, criando uma sinergia e uma estratégia que leva potenciais consumidores até a conversão.
O Inbound Marketing parte do princípio de que é mais eficaz, barato e eficiente atrair potenciais consumidores de produtos e serviços valendo-se de uma estratégia de gestão de conteúdo que atraia visitantes para um site e a partir do seu interesse por determinado conteúdo iniciar e manter um relacionamento que tem por objetivo primordial leva-ló a desejada conversão e fidelização.
Assim sendo, temos 4 grandes fases dentro do Inbound Marketing que se interligam e se auto-alimentam, a saber:
Atrair
Mais do que buscar tráfego para o seu site, o que todo mundo deseja é atrair o tráfego certo. Ter um fluxo crescente e constante de potenciais consumidores do seu produto ou serviço é a meta de toda empresa. O chamado "tráfego qualificado" é aquele formado por personas que representem o nosso cliente ideal, ou seja, aquele que tem interesse, poder de compra e autoridades para decidir pela compra do produto ou serviço que sua empresa vende.
Na fase de atração existem algumas ferramentas digitais muito úteis para captar a atenção do potencial cliente:
Blog - Um blog conteúdo conteúdo rico e que responde sobre questionamentos, dúvidas e problemas do seu público alvo é uma ótima forma de atrair tráfego qualificado. Perceba que é fundamental que o conteúdo seja adequado e otimizado para o perfil do seu cliente ideal ou persona.
Redes sociais - Uma ótima forma de ampliar o alcance dos posts do seu blog é o compartilhamento destes em redes socais que são universo onde os seus clientes típicos se encontram.
Otimização de website - Ter um website bem construído do ponto de vista de otimização para os motores de busca aliado a um conteúdo de qualidade é uma ótima forma de atrair tráfego qualificado.
Converter
No momento em que o visitante do seu blog ou website assina um newsletter ou baixa algum tipo de material você colhe evidências de que ali esta um cliente em potencial. A partir do material baixado e dos dados que você colheu de quem baixou é possível inferir se o visitante tem as características necessárias que o identifiquem como um potencial cliente.
Nessa fase é fundamental que seu blog, site ou página nas redes sociais tenha "gatilhos" ou "iscas" que instiguem o visitante a trocar seus dados (email, telefone, etc) por um ativo digital valioso (na visão do visitante).
Os chamados Call To Action são os mecanismos que vão ser disponibilizados no seu site ou landing page que motivarão o visitante a gerar uma determinada ação, como preencher um cadastro ou clicar em um botão.
Fechar
Uma vez que o visitante acesse seu website ou landing page e faça o download de um ou mais materiais é possível startar uma série de emails automatizados que o "encaminhem" para o final do seu funil de vendas.
Mediante uma pontuação dada para um determinado visitante a partir do seu perfil de navegação, dos materiais baixados e do grau de interesse e prontidão ao material disponibilizado no seu site, blog ou landing page é possível transferir o lead (potencial cliente) para uma ação comercial mais efetiva.
Nessa fase são usadas algumas técnicas e ferramentas, sendo que se destacam: automação de emails, avaliação e potencial de compra do lead, relatórios e automação da transferência do lead entre marketing e vendas.
Encantar
Uma vez que o potencial cliente tenha se tornado um cliente efetuando uma compra de um produto ou serviço, da-se início a uma rotina de procedimentos que visão tornar o cliente recém convertido em um potencial defensor da sua marca.
Nesse momento são usados mecanismos como email marketing, promoções em redes sociais direcionados para clientes estabelecidos, políticas de descontos progressivos e ações de retenção e fidelização.
Como se vê o inbound marketing propõe uma nova abordagem no processo de captação, conversão e encantamento de clientes, partindo da premissa de que a melhor forma de se efetuar vendas é sendo encontrado pelos seus potenciais clientes no momento em que estes procuram por soluções de problemas que sua empresa esta apta a resolver. Não se trata, entretanto, de uma metodologia de solução fácil de problemas mas sim um caminho estruturado de montagem de uma abordagem de vendas que pode ajudar muito a diversos tipos de empresas, especialmente aquelas que trabalham com vendas consultivas ou de produtos e serviços de maior valor agregado.