Conteúdo como estratégia de marketing


  Cresce o interesse das empresas pelo tema marketing de conteúdo por parte das empresas dos mais variados segmentos e portes.

  O conteúdo de qualidade endereçado a pessoa certa impulsiona as vendas e gera confiança para a marca, empresa ou produto. 

Contexto do marketing de conteúdo?

 A forma como as pessoas consomem mudou radicalmente nos últimos 10, 15 anos. Todas as técnicas de propaganda, publicidade e marketing usadas nas últimas décadas, tornaram-se obsoletas diante do novo cenário de consumo profundamente modificado pelas telecomunicações, internet e principalmente pelas mídias sociais.

Com o advento dos blog, das redes sociais, todos nos passamos de consumidores de informação para produtores de informação. Seja postando um artigo em um blog ou comentando sobre um produto, um serviço ou empresa no Facebook ou fórum de discussão estamos contribuindo para a geração de conteúdo.

Acontece que a forma "tradicional" de se fazer propaganda e publicidade envolvia alocar grandes somas de dinheiro em mídias offline na expectativa de atingir uma parcela de consumidores que estivesse naquele momento a procura de um bem ou serviço como o que a empresa produzia. De fato, essa abordagem tinha vários problemas: 


  • Rigidez da mensagem - Uma vez impresso um panfleto, disparado uma mala direta pelos correios ou publicado um anúncio em um jornal, a mensagem não podia ser mudada. Pelo menos não sem um custo considerável associado a mudança.


  • Tentativa e erro - De fato, por mais que um anunciante divulga-se sua empresa em uma publicação dirigida ao seu público alvo (revistas setoriais, jornais locais, etc) atingir o público que realmente estava pronto para comprar era algo muito, muito complexo. 
  • Gritando para a multidão - Anunciar um produto ou serviço sem um claro direcionamento se assemelha muito ao vendedor de porta de loja, comum de ser encontrado nas áreas comerciais dos grandes centros urbanos, que fica tentando atrair entre a multidão aqueles que possam se interessar em entrar na sua loja. A efetividade é bem baixa como pode-se imaginar, mesmo no comércio popular. E vai diminuindo cada vez mais a medida que o produto ou serviço vai ficando mais complexo ou de maior valor agregado.


Consumidor bem informado

Por anos as empresas investiram em propaganda tentando provar para todo mundo o quanto seus produtos eram bons, o quanto as suas empresas eram integras, experientes e que poderiam resolver os seus problemas. 

  Com o surgimento da internet a lógica se inverteu, Agora é o consumidor que vai até sua empresa. No momento que ele quer, no tempo que ele deseja e no lugar que ele se encontra. Na internet encontra-se praticamente de tudo: Quer comprar um determinado modelo de carro? Vai encontrar blogs, fóruns de discussão e reportagens de blogueiros independentes dando detalhes sobre o veículo de formas as vezes não conhecidas nem mesmo pelo próprio fabricante.

   Esse fenômeno social foi rapidamente incrementado com a chegada das redes sociais. O chamado "depoimento social" passa a ter muito mais valor para os consumidores do que a propaganda paga realizada pelas empresas simplesmente porque a informação virá carimbada com o selo da legitimidade de alguém que já é consumidor.

Conteúdo como estratégia de marketing

 A breve contextualização acima nos leva a pergunta:  O que fazer? Longe de existir uma resposta pronta pois cada caso é um caso, existe uma certeza que não pode ser esquecida por nenhum empreendedor: É preciso utilizar o marketing de conteúdo a favor da sua empresa.

  Mas antes que você saia correndo abrindo contas em todas as redes sociais que encontrar, precisa levantar claramente alguns pontos relevantes. Responda as seguintes perguntas:


  • Minha empresa detêm conhecido real sobre o nosso segmento de mercado?
  • Temos clareza de qual é o tipo de informação que nossos potenciais clientes procuram na internet?
  • O que é valor para nosso público alvo?
  • Como podemos nos tornar uma referência para esse potencial cliente?


São perguntas básicas mas que devem ser respondidas ANTES de qualquer ação de marketing de conteúdo. A partir das respostas vai ser possível identificar qual a melhor abordagem para a introdução da estratégia de marketing de conteúdo na empresa. Será alocado alguém da empresa para trabalhar a estratégia? Ou será necessário buscar reforço e know-how externo via uma agência ou profissional de consultoria?

  Perceba que as ferramentas são somente o braço final de uma estratégia e elas são várias: Linkedin, Facebook, Blogs, Pinterest, Youtube, Feeds de notícias, etc, etc, etc. A lista é longa mas o caminho para o erro é logo ali,  na afobação e na falta de planejamento.

  Gerar conteúdo relevante, de qualidade e exclusivo não é tarefa para qualquer um, mas aqueles que detêm esses elementos passam a ter de fato um diferencial difícil de imitar: A reputação.

A reputação de uma empresa, de um profissional ou de um produto é construído na internet atraves da credibilidade adquirida com a vasta distribuição de conhecimento condensado sobre um tema ou assunto qualquer.

Concluindo-se pode-se dizer que o marketing de conteúdo é a nova (nem tão nova assim) fronteira do marketing. Dominar essa linguagem é e será cada vez mais fundamental para as empresas competirem nesse complexo cenário econômico em que nos encontramos.

Sr. Site
Marketing Digital