Existe um antigo ditado do marketing que diz "que você tem que gastar dinheiro para ganhar dinheiro". Recentemente a revista Entrepeneuar publicou um infógrafico com dicas de como atrair clientes sem gastar nenhum dinheiro.
Acho interessante repetir as ideias passadas no artigo aqui, uma vez que nesse blog já detalhamos em vários artigos as estratégias listadas no infógrafico:
1 - Tenha um produto ou serviço que realmente entregue valor para seus clientes. Claro, nenhuma estratégia, por melhor que seja, vai ser favorável a um produto ruim. Então, a premissa básica é que seu produto ou serviço devem realmente ser bons e favorecer de forma completa o seu cliente.
2 - Incentive a troca de informações dos seus clientes. Seu cliente comprou na sua loja e gostou? Fez a aquisição de um serviço e ficou encantado? Capitalize em cima disso fornecendo meios do seu cliente compartilhar essa satisfação com mais pessoas. Seja através de depoimentos no seu site, em vídeos ou gravações de voz, nas redes sociais. O que importa aqui é amplificar o velho e bom boca a boca. A tecnologia esta ai para alavancar essa comunicação.
3 - Crie um programa de afiliados. Essa é uma forma muito prática de ampliar a sua mensagem em outros canais pagando somente quando houver realmente um interesse claro pelo seu produto ou serviço. Um programa de afiliados bem feito que favoreça seus clientes e também sua empresa e os parceiros é uma ótima forma de conseguir novos clientes sem investir dinheiro a priori.
4 - Vendas pessoais. Participe de feiras, de eventos do seu segmento ou de áreas de interesse. Posicione-se como um participante desse mercado, conheça as pessoas, converse, interaja, troque cartões, faça parcerias. Essas são formas simples de se conseguir novos clientes dedicando a princípio somente seu tempo.
5 - Trabalhe de graça. Essa é uma estratégia polêmica, mas se sua empresa vislumbra um cliente em potencial que vai gerar credibilidade e visibilidade para sua empresa, vale a pena considerar de trabalhar em um projeto de forma gratuita. Claro, isso depende de como anda a saúde financeira da sua empresa. Apenas considere essa hipótese, meça a relação custo x benefício e se valer a pena siga em frente.
Sr. Site
Marketing Digital em São Paullo