As dicas a seguir são uma compilação da nossa experiência em implantações de projetos de e-commerce para pequenas e médias empresas e visam ajudar o empreendedor a obter melhores resultados em seus empreendimentos online. Desde já gostaria de avisar que o enfoque aqui é gerencial ou estratégico e não técnico. Para saber mais sobre como otimizar uma loja virtual do ponto de vista técnico é possível recorrer a vasto material impresso e online disponível na internet
Recentemente li um artigo de uma revista espanhola que critica incisivamente a evolução das redes sociais mostrando que a conversão vindas de marketing em redes sociais era muito baixa. Por outro lado, o artigo analisava que o crescimento e o investimento em e-commerce cresce a taxas de dois dígitos anualmente na maioria dos continentes, especialmente na América Latina.
A mim me parece claro que as companhias que utilizam as redes sociais como canal de informação e principalmente de relacionamento com seu público são as que tem os melhores resultados de conversão. Na contramão, aquelas empresas que tem um enfoque puramente de vendas nas redes sociais não obtêm resultados significativos de conversão a partir desses canais. O fato é que as pessoas estão nas redes sociais com o intuito principal de relacionamento e não para comprar.
É possível otimizar seus investimentos em uma loja virtual, partindo do básico:
1 - Conhecer muito bem o seu cliente
O enfoque que da resultados tem que ser aquele que parte do profundo conhecimento do cliente, das suas necessidades. Conhecer a "dor" do cliente e a partir dai mapear seu e-commerce e todos os seus processos financeiros, administrativos, marketing, publicidade e propaganda. O que infelizmente vemos na prática é o caminho inverso. Primeiro o empreendedor monta o e-commerce a partir de uma perspectiva ou visão sua que muitas vezes não se sustenta por pesquisas ou estudos mais aprofundados.
Observe que um erro leva a outro. A falta de percepção clara da necessidade do seu público alvo leva o lojista online a oferecer uma gama de produtos com amplitude e profundidade elevadas, gerando assim custos enormes de estruturação (compras, estoque, administração) que muitas vezes acabam inviabilizando o negócio.
É fato que querer vender de tudo para todos é a pior estratégia que existe, ainda mais em se tratando de pequenos e médios varejistas online.
2 - Montar uma base de email marketing
O email marketing é por ampla margem, um dos canais mais eficientes e rentáveis de marketing online para as empresas. Foi publicado no final do ano de 2014 um estudo da consultoria McKinsey & Company que sugeria que "o email marketing continua sendo o canal mais efetivo para adiquir clientes, muito superior a eficiência das redes sociais". O mesmo estudo concluiu que o email marketing tem quase 40 vezes a eficiência do Facebook e do Twitter combinados.
O problema é que 99.9% das empresas não sabem como construir uma lista de email marketing eficiente. E com certeza aquelas que possuem a lista não sabem muito bem o que fazer com ela, usando a mesma de uma forma equivoca fazendo suas ações de marketing parecem SPAM, uma prática condenada e batida ao extremo na internet.
Construir uma boa base de dados para email marketing, seja através de promoções, concursos ou conteúdos é uma das melhores formas de criar uma canal pessoal e individual com os clientes, o que geralmente aumenta as taxas de conversão. Novamente aqui é bom frisar, o email marketing realmente funciona, mas é preciso assistência profissional especializada para que ele seja usado de forma correta.
3 - Saiba usar a publicidade online
Se existe uma forma fácil de perder dinheiro é investir em publicidade paga para o público errado, com a oferta errada e resolvendo o problema errado! Posts patrocinados no Facebook, anúncios PPC no Google podem fazer seu dinheiro evaporar rapidamente se a analise citada lá no item 1 não foi realizada corretamente.
Publicidade online é um excelente aliado dos empresários online desde que seja usada com inteligência e paciência. Aqui, novamente pecam aqueles que acreditam que dominar o Facebook Ads ou o Google Adwords basta para investir em divulgação online. Confundem o domínio das ferramentas com o conhecimento do público alvo, da linguagem de comunicação digital e de como funciona a divulgação na internet.
É comum no nosso dia a dia vermos empresas investindo centenas ou milhares de reais em ações totalmente equivocadas, sem o mínimo estudo de mercado e no final reclamarem das ferramentas.
Na publicidade online é preciso começar devagar, fazer provas, testes e ajustes constantemente, avaliar os resultados de forma diária e ajustar o planejamento diante dos resultados obtidos. Alguém já disse por ai que antigamente em marketing, o que mandava era o tamanho da carteira do patrocinador, mas hoje em dia, os resultados veêm para quem detêm o conhecimento.
Como se vê, esse assunto é complexo e longo. A intenção aqui é fazer o empresário refletir junto com sua equipe de marketing ou agência externa sobre o que deve ser realizado, no âmbito administrativo e estratégico para otimizar sua loja virtual.
Sr. Site
Criação de lojas virtuais em São Paulo