Preparando sua loja virtual para o dias das mães

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  Dia das mães é um evento anual extremamente aguardado pelos varejistas, sejam eles virtuais ou do mundo de pedra e tijolos. Agora que a pascoa passou é hora de pensar no dia das mães.

  Claro, muito antes de abrir as portas da sua loja (on ou offline) e começar a vender nos dias das mães é preciso investir em preparativos para que essa grande data seja um sucesso e contribua para a saúde financeira da sua empresa. Afinal, o dia das mães é segunda melhor data do varejo nacional em termos de vendas. Então, vamos lá, arregace as mangas e prepara-se:

1 - Reforço na estrutura

  Tem uma loja física? Seus vendedores são em número e capacidade suficientes? Eles conhecem seus produtos, sabem vender? Estão bem treinados? E a política de comissionamento é atraente? Os vendedores estão conscientes da importância dessa data para sua loja? 

   Tem uma loja virtual? Como esta a infra de suporte a loja? Ela é robusta suficiente? Seu provedor de serviços estará a postos para te apoiar em qualquer eventualidade? Existem procedimentos de backup aprovados? O painel de administração da loja permite mudanças simples e rápidas? 

2 - Atrair os clientes

Então você selecionou os fornecedores, preparou o estoque, organizou a logística. Agora é hora de mostrar quem você é e o que tem de bom para seu público alvo.

Um bom plano de marketing deve conter uma descrição suscita de quem você quer atingir, qual a mensagem que deverá ser enviada, quais os canais devem ser usados para levar sua mensagem e qual o retorno esperado. Isso é o mínimo. Criar indicadores e um cronograma de execução são boas práticas muito conhecidas mas frequentemente esquecidas.

  Definir claramente a verba a ser investida no marketing é uma ciência e uma arte. Dados históricos e uma boa pitada de intuição ajudam bastante nessa hora.

3 - Vendeu tem que entregar

  Não basta preparar o banquete, tem matar a fome dos seus clientes! Ou seja, de que vale anunciar no Google, no Facebook, na televisão ou qualquer outra mídia, seus clientes comparecem mas você não entregar o prometido? Todo o esforço será perdido. Prepare a logística da sua loja para uma estimativa bem superior das vendas normais. Não queime o filme com o seu futuro ou atual cliente prometendo aquilo que não possa cumprir. Lembre-se, hoje o cliente tem uma série de meios a seu favor para espalhar uma mensagem positiva ou negativa a respeito da sua empresa. Faça de tudo ao seu alcance para que o cliente tenha uma experiência satisfatória ao comprar de você.

4 - Fidelizar

Depois da venda é que realmente começa o relacionamento. Sua empresa não deve cair na vala comum de tornar seus clientes números. Seja como o pequeno empreendedor que conhece sua clientela, mantêm anotações sobre suas compras e categoriza seus clientes em perfis de compra. Invista no relacionamento com eles e fidelize-os. Faça com que boa parte deles não precise ser conquistado novamente na próxima data comemorativa do calendário comercial anual. A receita: Atendimento de excelência.

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