Conectar com consumidores quando eles estão em trânsito é mais que importante que nunca. Marketing via mensagem de textos, ou SMS Marketing pode ser uma técnica muito efetiva.
Mas a proliferação dos dispositivos móveis como celulares, smartphones e tablets não é uma garantia de sucesso nas suas campanhas de marketing. Se a sua mensagem não for atraente para os seus consumidores e não motiva-lós a agir, então seus esforços serão nulos.
Abaixo listo 5 dicas para escrever textos de marketing via SMS que estão prontos para produzir resultados:
1 - Seja breve e tenha foco
As suas mensagens de marketing via texto tem que ser diretas e sucintas. Não existe espaço para "florear" a mensagem no sms marketing. Saiba quem é a sua audiência e foque na mensagem que traga mais valor para eles. Mostre objetivamente como o seu potencial cliente pode tirar proveito da sua oferta.
2 - Evite texto em caixa alta, abreviações e gírias
Se a sua mensagem de texto se parecer com SPAM, os consumidores vão deleta-lá sem nem mesmo um breve olhar sobre ela. Evite palavras sensacionalistas e muito batidas, tais como: Oferta, grátis, imperdível, etc. Evite abreviações que podem tolher a percepção da mensagem por parte do consumidor, além de tornar a imagem da sua empresa pouco profissional.
3 - Ofereça algo que tenha valor imediato
As pessoas hoje em dia tem pouco tempo para tratar uma infinidade de assuntos, sejam pessoais ou profissionais. Envie algo de valor imediato para o seu cliente. Inclua ofertas em tempo real, do tipo: "5% off somente até as 12:00hs do dia x". Isso gera um senso de oportunidade e urgência no cliente. Destaque na mensagem a importância e o ganho que o cliente terá por agir de imediato.
4 - Identifique-se
Você já deve ter recebido um sms marketing onde era difícil e as vezes impossível identificar quem a enviou, certo? Geralmente você vê um telefone no final da mensagem que você não reconhece e que poderia se de qualquer empresa. Identifique-se claramente na mensagem, especialmente no final dela logo após a chamada para a ação, caso contrário sua mensagem pode ser entendida como SPAM.
5 - Faça o consumidor se sentir especial
Não mande para o seu cliente mensagens genéricas e que estejam pouco aderentes ao seu perfil. Com a segmentação das bases de dados é possível mandar uma mensagem muito pessoal com uma oferta altamente customizada para cada grupo de clientes. Assim, faz sentido uma rede de salões de beleza segmentar sua base por região geográfica e perfil das consumidoras. Isso é possível desde que a empresa faça o dever de casa e crie sua própria base de dados, que deve ser permanentemente atualizada toda vez que o cliente volta a ter contato com a marca. Ao contrario do que se pensa não é preciso gastar altas somas de dinheiro para criar e gerenciar uma boa base de dados para ações de SMS Marketing. Basta dedicação e vontade de querer fazer certo.