5 dicas para aumentar a conversão na sua loja virtual


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 Assistimos diariamente fornecedores e agências de marketing digital tentando convencer seus clientes que a exposição de seus produtos é o segredo para aumentar as vendas. De fato, sem propaganda, sem visibilidade e sem as pessoas ou empresas conhecerem o seu negócio, dificilmente as vendas acontecerão.

  Mas é preciso separar muito bem as fases de atração, onde a promoção com suas armas de publicidade e propaganda funcionam muito bem, da fase da conversão, ou seja, aquele momento mágico e desejado por todo empreendedor onde a venda de fato acontece.

  Para a fase de atração temos um arsenal de ferramentas e técnicas que nos permitem atrair a atenção dos nossos potenciais compradores: Email marketing, links patrocinados no Google e Facebook, blogs, etc. Mas o que fazer para aumentar a taxa de conversão na sua loja virtual quando o potencial comprador já esta navegando no seu site? Vamos ver 5 práticas para aumentar a conversão na sua loja virtual:

1 - Estruturação

Uma loja física dispõe de prateleiras espalhadas por seus corredores onde os clientes podem passear, pegar, sentir e cheirar os produtos dispostos. Já uma loja virtual não tem esse conceito já que se trata de um mundo "virtual". Então é fundamental que o e-commerce tenha uma boa estrutura de navegação. Ou seja, é fundamental que uma boa divisão das categorias de produtos agrupados e subagrupados em unidades lógicas seja disponibilizado no layout da loja para que o internauta possa facilmente encontrar o que deseja. Uma boa regra é a de que a quantidade de níveis que um usuário navegando no site desde a página HOME até o produto desejado não passe de três.

2 - Tire os obstáculos da compra do caminho

É incrível mas existem centenas de lojas virtuais por ai onde o cliente navega pela loja e vai adicionando produtos ao seu carrinho virtual. Até ai tudo certo. O problema começa quando o cliente quer fazer o check-out. São exigidos cadastros longos e em interfaces pouco intuitivas que quase obrigam o cliente a abandonar o carrinho. Veja bem, solicite o mínimo de informações necessárias na fase de chek-out no seu carrinho virtual. Facilite as compras. Crie um "túnel" direto entre o botão de comprar e a tela de pagamento para que as taxas de conversão aumentem drasticamente.

3 - Layout

  Quando se fala em layout a grande maioria dos empreendedores acredita que o foco deve ser na beleza. Claro, ninguém deseja navegar em uma loja feira sem vida. Mas o foco principal deve ser na navegabilidade e na estrutura da informação. Dever existir uma motivo claro para cada elemento colocado na tela do seu e-commerce. É preciso que exista um direcionamento e encadeamento lógico entre os elementos do seu site. Um bom layout, limpo e objetivo, que carregue rapidamente vai ajudar a aumentar a taxa de conversão, simplesmente porque vai ser agradável, rápido e dinâmico navegar pelo seu e-commerce.

4 - Fotos

  Foi-se o tempo em que era necessário contratar um fotógrafo profissional para produzir as fotos do seu e-commerce. Claro, de jeito nenhum uma excelente câmera transforma alguém em um excelente fotógrafo, mas se o seu capital é baixo, faça um curso básico de fotografia, compre uma máquina fotográfica de qualidade e prepare um ambiente com iluminação suave para tirar algumas fotos em ângulos distintos dos seus produtos. É comprovado que as fotografias tem papel de destaque na taxa de conversão do e-commerce. 

5 - Chat online

  Disponha de vários canais de contato com o seu cliente: Emails, telefone e de preferência, um chat. Pessoas gostam de saber que existem outras pessoas para conversar e atender suas dúvidas caso elas surjam. Além disso, muitas pessoas desistem de fazer uma compra porque simplesmente esperar uma resposta por email de um SAC é em geral demorado no Brasil. Aumente as taxas de conversão do seu e-commerce colocando uma pessoa de plantão via chat online para responder as dúvidas dos seus potenciais clientes que estão navegando no site. Essa é uma importante medida para aumentar a taxa de conversão com um investimento relativamente baixo.


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