Como escolher sua loja virtual alugada

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  Para pequenos e médios empresários que tem poucos recursos para investir na compra de uma loja virtual, alugar uma loja virtual pode ser uma boa saída.

Mas o que significa alugar uma loja virtual? Fazendo uma analogia com o mundo "real" podemos comparar o aluguel de uma loja virtual com o aluguel de uma loja de verdade. Ou seja, você paga um valor mensal em troca do direito de uso daquela estrutura da loja.

  No caso de uma loja virtual alugada, o empresário não precisa se preocupar com nada. Basta assinar o serviço de aluguel de loja virtual e fazer o cadastramento dos seus dados empresariais, cadastrar suas categorias e produtos, configurar o visual da loja e pronto! 

   Entretanto, alugar uma loja virtual exige atenção e alguns cuidados para não cair numa verdadeira cilada:

1 - Origem da Loja Virtual 

Verifique se a plataforma da loja virtual é de propriedade do fornecedor. Existem centenas de pequenas empresas de fundo de quintal que baixam um script gratuito na internet e instalam em uma máquina capenga dentro de suas casas sem a menor estrutura. Hospedar sua loja online ali é correr o risco de ficar com a loja fora do ar a maior parte do tempo ou extremamente lenta.

2 - Meios de Pagamento 

Verifique os meios de pagamento disponibilizados pela loja virtual. De fato, hoje em dia não vale mais a pena fazer um contrato direto com uma operadora de cartão de crédito para habilitar essa modalidade de venda na sua loja virtual. Afinal, um pequeno empresário tem pouca capacidade de negociação com uma Visa ou Credicard. O melhor é contratar um portal de pagamentos seguros que intermedie a venda na sua loja via cartão de crédito ou boleto bancário, por exemplo. Existem centenas mas no Brasil os mais conhecidos são o Paypal e o Pagseguro.

3 - Integração com ERP 

Verifique se é possível integrar sua loja virtual com um sistema de ERP. Ou seja, você já pode ter ou vai contratar no futuro um sistema para controlar o caixa, o estoque e o faturamento de sua loja virtual. Nesse momento você pode ter a desagradável surpresa de que sua loja virtual é uma ilha.

4 - Preço não é tudo

  Infelizmente, muitos empreendedores ainda tomam decisão baseados somente no preço. Cuidado, o barato pode sair caro. Manter uma estrutura de loja virtual não é barato e o preço deve ser um item a ser considerado sim, mas não o primordial. Ter uma estrutura de atendimento sempre presente e uma plataforma que evolua com o tempo são bem mais importantes.

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