Dicas para atrair mais clientes no e-commerce

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  Todo empresário tenta diariamente criar novas estratégias para atrair mais clientes, aumentar o valor médio do ticket de compras e fidelizar seus clientes. Muitos lançam mão de uma política de descontos. Entretanto, essa prática tem que ser muito bem pensada para que o cliente final da loja virtual tenha benefícios reais mas sem sacrificar ou por em risco a saúde financeira do negócio.

  Nesse artigo vamos lhe passar 3 dicas práticas de como conceder descontos em sua loja virtual. Vamos lá!


Emitindo Cupons de Desconto

  Praticamente toda plataforma de e-commerce atual permite a criação e o disparo de cupons de desconto. Os cupons podem ser emitidos para clientes que fazem compras recorrentes ou como forma de estimular o consumidor a aumentar a quantidade de produtos no seu carrinho de compras elevando assim o ticket médio das compras. É preciso que o empreendedor faça um cálculo sobre suas margens para saber a partir de qual momento é válido investir em descontos promocionais. É importante que o cálculo leve em conta não somente o valor mínimo da compra, mas também a sazonalidade, o perfil de compras do seu público alvo e a recorrência.

Promoções via redes sociais

   As redes sociais são um poderoso aliado do lojista virtual pois se tornam um canal de comunicação e interação com seu público consumidor. É possível criar promoções de produtos que tenham links específicos (ocultos) na loja virtual e que são acionados somente a partir de um click vindo de um anúncio no Facebook, por exemplo. É preciso ficar atento ao fato de que a grande maioria das redes sociais diminuiu muito o alcance dos posts orgânicos (não pagos) dentro de seus ambientes. O Facebook por exemplo permite que somente 5% a 15% dos seus fans vejam uma mensagem publicada na sua timeline. Sendo assim, o investimento em links patrocinados dentro desse grande rede se torna quase uma obrigação.

Email Marketing

   Muita gente acredita que o email marketing esta morto. De fato, o abuso por parte de certos comerciantes, muitas vezes de forma despreparada do uso dessa ferramenta tem diminuído a sua eficiência. Mas não se esqueça, para ter uma alta efetividade nos seus disparos de email marketing é preciso duas coisas: Uma base de dados segmentada com Opt-in (autorização para envio de mensagens) e um plano bem elaborado de disparo de emails com periodicidade, conteúdo e ofertas relevantes para sua lista de clientes.

Calendário de Eventos

   Todo lojista deve ficar atento ao calendário de datas especiais para o comércio. É preciso se antecipar e preparar-se adequadamente para os eventos mais importantes do comércio como dias das mães, dia das crianças, natal, carnaval, etc. É fundamental que a preparação envolva desde a compra de produtos sazonais considerando uma boa negociação com seus fornecedores, a correta divulgação na loja e também o visual da loja que deve refletir o motivo em questão.

Por fim é preciso considerar que promoções são eventos esporádicos e que devem ser muito bem planejados tendo data e hora para começar e acabar. Uma loja que esta em permanente estado promocional deixa de ser atrativa para os clientes finais que passam a visitar muito a loja mas convertem pouco, pois estão sempre esperando algum novo tipo de desconto para comprarem.

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