O e-commerce brasileiro cresce cada dia mais. No ano de 2014 o crescimento foi superior a 20% em relação ao mesmo período do ano anterior. Dados do e-bit mostram que cerca de 70% dos brasileiros ainda não fizeram nenhuma compra online. Então, imagine como ainda existe espaço nesse mercado para crescimento.
Se você pensa em entrar para o mundo online vai precisar em algum momento decidir sobre qual plataforma de e-commerce vai apoiar o seu projeto. Separamos 5 dicas para escolher sua loja virtual de forma que ela possa lhe acompanhar desde o primeiro momento até o futuro esperado crescimento do seu negócio.
1 - Escalabilidade
Você pode começar com uma ferramenta bem simples e mais barata, as vezes, até mesmo alugada e com o passar do tempo investir em algo mais parrudo quando sua loja virtual crescer.
2 - Teste a ferramenta
Nunca feche a contratação de uma loja virtual sem navegar por todos os recursos que a loja oferece, especialmente em relação ao painel de controle. Acredite, você vai passar boa parte do seu dia útil debruçado sobre o painel de administração da loja, checando os pedidos, lançamento produtos, fazendo promoções, etc. É necessário que a operação da loja seja fluída e que o painel não "engesse" o seu negócio.
3 - Posicionamento no Google
Hoje, cerca de 80% do tráfego de uma loja virtual vem do Google. Em alguns negócio esse percentual é até maior. Portanto, verifique se a loja virtual contratada tem os recursos necessários para permitir que o Google encontre e classifique a loja. Dessa forma, você vai conseguir um bom posicionamento nos resultados de busca e melhorar sua classificação geral.
4 - Integração com ERP
Se você já tem uma operação física e possui um software de gestão integrado, conhecido ERP, precisa verificar se a plataforma de loja virtual consegue se integrar com esse software. Isso é muito importante pois uma loja virtual tem todos os processos de uma loja física, tais como vendas, estoque, compras, contas a pagar e receber, etc. A integração com o ERP facilita, agiliza e da confiança ao empreendedor sobre os resultados operacionais do negócio.
5 - Pageviews
Muitos sistemas de loja virtual cobram por pageviews, ou visualizações da loja. Isso pode ser um tiro no pé no momento que sua loja cresce. Verifique com seu provedor se na sua plataforma o número de pageviews é liberado ou pelo menos setado num valor bem alto (acima de 20.000 pageviews/ mês por exemplo).
Sr. Site