O Aumento Crescente Dos Custos Nas Campanhas Google Adwords

  

  Olá caros leitores, hoje quero tratar de um tema que tem afligido 10 em cada10 anunciantes no Google Adwords: A crescente inflação do custo das palavras chave nas campanhas do Google Adwords!

  Como toda produto ou serviço os preços são regidos por uma complexa trama de leis, processos e comportamentos que todos conhecemos vulgarmente como "mercado". Acontece que uma premissa básica de todos os mercados tem a ver com a famosa lei da oferta e da procura. E isso não é diferente no mercado digital.

  Vejamos, até há cerca de 3 anos atrás o Adwords era uma ferramenta de anúncios do Google que ainda era desconhecida de muita gente. E mesmo aqueles que lhe conheciam não colocavam muita fé. Acontece que os primeiros investidores começaram a colher frutos, a estória se espalhou e bem...hoje temos uma quantidade razoavelmente grande de empresas de todos os portes e segmentos anunciando no Google Adwords.

   Voltando um pouco atrás, dissemos que todos os produtos e serviços são regidos pela chamada lei da oferta e da procura. Basicamente se a procura ou demanda por um produto ou serviço é alta os preços, em condições de "temperatura e pressão" normais, tendem a crescer. E é exatamente isso que tem acontecido com o valor das palavras-chave no Google Adwords. 

   Somente contextualizando, as palavras-chave são o núcleo central do modelo de negócios do Google Adwords. Simplificando ao máximo, uma empresa de determinado segmento deve fazer um bom estudo sobre como as pessoas ou outras empresas do seu mercado alvo utilizam a internet para localizar produtos ou serviços como os que sua empresa comercializa. O próprio Google fornece o ferramental necessário para que um analista de marketing determine quais são os principais termos do seu negócio, qual o volume médio de pesquisa em determinado período de tempo e o nível da concorrência para aquele termo específico.

   O que temos notado, falando em termos generalizados é de que o custo médio das palavras-chaves na grande maioria dos segmentos pesquisados aumentou de forma brutal nos últimos dois anos. Não temos notícias de pesquisas localizados no Brasil, mas é sabido que no mercado norte-americano e também europeu de um forma geral esse mesmo comportamento "inflacionário" no custo das palavras-chave tem sido uma constante.

   De fato, o comportamento de certos setores contribui para esse movimento de encarecimento das campanhas. É o caso das grandes franquias de cursos de idiomas que "compram" certas palavras-chave inflacionando o seu custo médio, tornando inviável o seu acesso para campanhas de pequenos empresários ou professores particulares de inglês. Para se ter uma idéia o custo médio da palavra-chave "professor particular de inglês" na região de Belo Horizonte no mês de Setembro de 2014 era de R$ 8,00. Convenhamos, poucos professores particulares de inglês terão condições de bancar uma campanha de captação de alunos com um custo como esse.

   Enfim, esse parece ser um movimento sem volta, visto que, cada dia mais aumenta a participação das mídias sociais dentro dos canais de marketing utilizados pelas empresas de todos os portes e segmentos. Espera-se que com o tempo o mercado se auto-regule criando assim alguma racionalidade e tornando viável a utilização do Search Engine Marketing (SEM) pelos pequenos e médios empresários.

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